sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sofri sim, mas minha história vai ter final feliz

Cura interior: Uma oportunidade para ressurgir

Quantos de nós tivemos uma infância perfeita? Quantos de nós tivemos uma família perfeita? Quantos de nós tivemos pais perfeitos? E pra que ninguém se sinta excluído dessa lista de perguntas a última é… quantos de nós temos uma história perfeita onde tudo sempre deu certo? Cada vez mais tenho a convicção de que esse tipo de pessoa não existe; por isso se você teve ou tem problemas na sua história, se você tem traumas e feridas que parecem eternas porque não cicatrizam nunca e se você carrega dentro ou fora de si as lágrimas de um passado-presente que teimam em escorrer afogando esperanças e felicidade… então quero dizer que você não está sozinho e assim como você muitas pessoas passam por isso agora, e  que felizmente existe uma forma pra te fazer feliz mesmo que você tenha tido uma história tão difícil assim.
Se você tivesse a oportunidade de mudar alguma coisa na sua história, você mudaria? Com certeza mudaríamos muitas coisas… quem sabe que aquela pessoa não tivesse morrido? Que eu não tivesse sido rejeitado… violentado… queria ter recebido mais amor… enfim, você conhece bem melhor que eu as cenas tristes desse filme. Se observarmos um pouco melhor vamos ver que mesmo na vida de Jesus, aconteceram coisas que não foram assim muito boas; por exemplo; lembra o que José fez no primeiro instante quando soube que Maria estava grávida? “José, (…) resolveu rejeitá-la secretamente” (Mt 1,19). E Jesus que estava no ventre de sua mãe também foi rejeitado (mesmo que isso tenha passado logo no coração de José (Mt 1,20)), depois Jesus sofreu o perigo do “infanticídio” ou mesmo de um  ”aborto” (pois se Herodes soubesse que ele iria nascer e onde, certamente o mataria: Mt 2,3), e o nascimento… nem preciso comentar… viveu a pobreza tendo que fugir para o Egito (Mt 2,14) e depois de ter amado “os seus” sem reservas (Jo 13,1), foi abandonado mais uma vez… se a sua história não foi fácil saiba que a d’Ele também não foi.
Jesus viveu em tudo a condição humana (cf. Hb 4, 15), significa que Elesabe o que é sofrer, significa que Ele sabe o que você sente, e mais,história com final feliznas cenas mais assustadoras da sua história… se você observar um pouco melhor vai descobrir que não estava sozinho (a). É verdade que você não é responsável pelo que fizeram com você no seu passado, mas é responsável pelo que vai fazer com isso no seu presente e no seu futuro. Sabe do que mais?  A sua história possuí um Autor (com A maiúsculo); o autor é aquele que escreve e por isso determina como as coisas vão acontecer, como um filme, um teatro, uma novela, etc. Ainda que durante algum tempo “outros” tenha roubado o lugar do “Autor” e por isso essa história tenha começado de uma forma triste ou sombria, se você deixar o verdadeiro Autor tomar o lugar que é d’Ele, tenha certeza de uma coisa : essa história não vai terminar como começou… a sua história vai ter final feliz.
o filme triste que passava na sua cabeça das lembranças e pesadelos que você assistia com os olhos abertos precisam como vilões e os bandidos dos filmes que assistimos, serem presos e destruídos… colocados onde não possam mais te fazer mal. Por isso, denuncie para o verdadeiro Autor, quem são os vilões da sua história, entregue as feridas emocionais que ainda não foram cicatrizadas, entregue aquelas situações que estão roubando a cena da sua vida. Não permita que as coisas ruins, que as pessoas que te machucaram ou mesmo você, tomem o lugar do Autor, porque isso acabaria estragando a história que mesmo com calvário e cruz é chamada a ser história de ressurreição… apesar de todo sofrimento que Jesus viveu… Ele ressuscitou, exatamente porque o Pai (Deus-Pai), era e é o grande Autor da sua história; tenha certeza de que o mesmo Autor quer transformar de uma vez por todas sua história de terror em história de final feliz.
Deus abençoe
Pe. Sóstenes Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!