quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Entrevista com o criador do cartaz da CF 2012


Entrevista com o criador do cartaz da CF 2012

A Campanha da Fraternidade 2012 tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8). E, para a Arquidiocese de Campinas, uma alegria a mais para celebrar esta CF: o cartaz foi elaborado pelo publicitário Marcelo Jacyntho de Godoy, paroquiano da paróquia Frei Galvão, de Barão Geraldo.
Em um entrevista exclusiva ao Sala de Imprensa, Marcelo fala do processo de criação do cartaz da Campanha da Fraternidade, da elaboração e de como foi receber a notícia de que havia vencido o concurso da CNBB. Confira:
Sala de Imprensa: Como foi receber a notícia de vencer o concurso da CNBB para o cartaz da Campanha da Fraternidade 2012?
Marcelo Jacyntho de Godoy: Foi muita emoção. Já enviei oito trabalhos para a CNBB. Em 2009 fiquei em 3º lugar e esse ano Deus me abençoou com a notícia. Receber a notícia foi a realização que faltava na minha vida.
Sala de Imprensa: Como é saber que seu trabalho, o cartaz, estará em todo o Brasil contribuindo para a reflexão de um tema tão importante, a saúde?
Marcelo: Fico feliz em saber que minha ideia foi bem aceita e está ajudando toda nossa Igreja a meditar sobre o tema Saúde Pública.
Sala de Imprensa: Como receberam a notícia, também, a sua família e paróquia?
Marcelo: Minha família (pais, sogros, esposa e filho, irmãos) sempre me apoiaram, então para eles foram também uma vitória, pois torciam comigo. Minha paróquia está muito feliz, pois é a única paróquia, em todo o Brasil, que terá na procissão de entrada da missa de cinzas, o criador do cartaz e o médico (Adilson).
Sala de Imprensa: Porque você resolveu se inscrever no concurso?
Marcelo: Sempre quis ajudar a igreja em vários âmbitos e queria deixar minha contribuição para a igreja nacional. A primeira CF foi uma experiência de amadurecimento. A gente aprende com o tempo e com tudo o que vai acontecendo.
Sala de Imprensa: Como surgiu a ideia do cartaz? Como foi a criação, o objetivo?
Marcelo: Já atuei como Hospitalhaço em alguns hospitais de Campinas. Foi ali que vi como nosso povo sofre nas filas, esperando mais de 12 horas por um atendimento. Acredito que um bom atendimento faz com que o processo de cura seja mais rápido. Outro item foi a Bíblia. Me inspirei na passagem do Bom Samaritano para criar o cartaz. O Objetivo foi dizer que um bom acolhimento, estender a mão a quem precisa, ajuda na recuperação da doença.
Sala de Imprensa: O que representam os elementos que compõem o cartaz?
Marcelo: O médico representa o Bom Samaritano da Bíblia, que vê uma pessoa jogada às margens da sociedade e tem compaixão, ajuda-o e faz com ele se recupere. O senhor do cartaz representa essa pessoa jogada nas filas dos hospitais, no qual os profissionais da saúde são a representação do próprio Cristo que acolhe e cura. A cruz é o sinal da entrega, do amor ao próximo.
Sala de Imprensa: A imagem do cartaz também representa saudades, agora. Fica uma homenagem ao Seu Zé presente nesta foto?
Marcelo: Os amigos que me ajudaram no cartaz é o Adilson Séspedes (Médico) e Seu Zé (enfermo). Seu Zé estava confiante na nossa vitória. Sempre com o sorriso estampado em seu rosto, foi a pessoa que incentivou minha inspiração. Uma semana antes do anúncio pela CNBB, ele faleceu, mas deixou registrado a vontade de ver nosso trabalho em todo o país. Dedico sim essa homenagem a ele.
Sala de Imprensa: Você acredita nesta CF 2012? Quais suas expectativas?
Marcelo: Sim. Sempre acreditei. Minhas expectativas é que possamos amenizar a dor de tanta gente que sofre nos hospitais públicos.
Fonte: Entrevista Fabiano Fachini pelo Sala de Imprensa/Foto: Arquivo pessoal de Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!