sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Entrevista exclusiva com Gustavo, autor da Logo JMJ Rio2013

A Logo da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 é de autoria de um brasileiro. O Jovem Gustavo Huguenin tem 25 anos e mora no Cantagalo, município da região serrana da cidade sede da JMJ, no Rio de Janeiro. Católico, atuante em pastorais, grupos de oração, comunicação e Renovação Carismática Católica da sua Paróquia Santíssimo Sacramento de Cantagalo, o jovem diz estar feliz e realizado com o reconhecimento do trabalho e da fé. Internauta do JMJCampinas, como declarou em entrevista, concedeu uma exclusiva sobre o trabalho de criação da Logo, expectativas para a JMJ e sobre família e fé. Confira:


JMJCampinas: Você já participou de alguma JMJ? Acompanhou a de Madrid? Conte como foi.
Gustavo Huguenin: Ainda não participei de uma JMJ, mas acompanhei a de Madri grande parte ao vivo pela internet.

JMJCampinas: Como foi o processo de criação da Logo JMJ?
Gustavo: O concurso foi lançado pouco tempo depois da Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madri, que acompanhei e me trouxe grande alegria. Assim que soube do concurso, logo no primeiro dia, senti que poderia participar e realizar este sonho.
A criação teve seu início na oração, pedi o auxílio do Espírito Santo, meditando a passagem bíblica origem do lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, do Evangelho de São Mateus, capítulo 28.

JMJCampinas: Como surgiu a idéia dos elementos que compõem a Logo?
Gustavo: Com base no trecho extraído do Evangelho de São Mateus, senti a necessidade de expressar uma referência direta a Jesus e ao discípulo. Neste episódio, Jesus se encontra com seus discípulos em uma montanha, assim como o monumento do Cristo Redentor, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro.
A simbologia da figura do coração é extremamente oportuna para esta ocasião. O coração tem seu sentido como o centro, assim como o Rio de Janeiro que acolherá todas as nações. Nosso povo possui um coração generoso e acolhedor, que tem sua essência na fé em Cristo.
A referência ao discípulo está presente na composição do coração com o Cristo, assim como os que possuem Jesus em seus corações.
A parte superior, em verde, inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo da cidade maravilhosa, e a cruz contida nela, reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz.

JMJCampinas: Qual o significado das cores da Logo JMJ Rio2013?
Gustavo: As cores são baseadas na bandeira nacional e transmitem o calor e alegria do Brasil. O verde remete às matas, como a associação ao Pão de Açúcar e a bela natureza do Rio. O azul representa o litoral, por onde também os peregrinos são recebidos e o amarelo do Cristo conclui essa brasilidade do logo.

JMJCampinas: A Logo JMJ representa o espírito acolhedor do povo brasileiro?
Gustavo: Sim. O Cristo Redentor, de braços abertos, já é um símbolo que acolhe, ultrapassa a figura do coração, como um abraço acolhedor de Deus aos peregrinos da JMJ.

JMJCampinas: Qual seu objetivo ao desenvolver o símbolo da Jornada no Brasil que circulará pelos quatro cantos do mundo?
Gustavo: Não poderia perder essa oportunidade de oferecer o que tenho para esta Jornada, através de meu trabalho e oração.

JMJCampinas: Como fica o coração ao saber que seu nome, seu trabalho, criatividade estará circulando pelo mundo em todas as línguas?
Gustavo: É um misto de emoções. É gratificando e recompensador saber que em todo mundo alguém está acompanhando e divulgando a JMJ utilizando o símbolo que criei. Tenho recebido muitas mensagens me parabenizando pelo trabalho, o que me deixa muito feliz pela resposta positiva e acolhedora da juventude.


JMJCampinas: Esperava ganhar o concurso?                   
Gustavo: Eu trazia em meu coração este grande sonho de ter o meu trabalho usado. O logo de Madrid me deixou encantado e me fez sonhar com esta possibilidade. A certeza eu já tinha, mas era preciso dedicação para criar esta marca e enviá-la conforme os critérios do concurso. Consegui enviar somente no último dia.

JMJCampinas: Você é um jovem católico, participa da Igreja? Conte-nos sua relação com a Igreja, sua Fé?
Gustavo: Tenho minha formação na Igreja Católica, faço parte da Paróquia Santíssimo Sacramento de Cantagalo, sou Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e participo do Grupo de Oração Bem Aventurados de Maria. Atualmente estou bastante envolvido com o ministério de comunicação da Renovação Carismática Católica.

JMJCampinas: Os símbolos da JMJ, A Cruz das Jornadas e o Ícone de Nossa Senhora, o que representam para você?
Gustavo: Para mim representam símbolos fortes de nossa fé. A cruz peregrina para mim também traz um sentimento de acolhida do Senhor, por ter se entregue à cruz por nós, e este símbolo da cruz durante esse período pré-jornada vai ao encontro dos jovens, assim como Deus nos espera. O ícone de Nossa Senhora para mim é um sinal de amor de Deus, pela graça de contar com a intercessão de Maria.

JMJCampinas: Como sua família recebeu esta notícia?
Gustavo: Minha família está muito emocionada. Estão todos muito felizes com a notícia.

JMJCampinas: Qual a expectativa para a JMJ Rio 2013? Será sua primeira jornada.
Gustavo: Já estou contando os dias para a JMJ Rio2013! Será um momento único em minha vida participar deste encontro com o Papa.

JMJCampinas: Haverá a possibilidade de você ficar próximo ao papa Bento XVI, para entregar a Logo? Muita expectativa se surgir este convite pelo COL do RJ?
Gustavo: Ainda não há programação confirmada, mas eu gostaria muito de ter este encontro com ele. O amor que sinto pela Santa Igreja é o amor que sinto pelo Papa e não há como ficar indiferente a esta possibilidade.

JMJCampinas: Como espera que sua criatividade na criação da Logo JMJ contribua com a Fé e testemunho dos jovens na JMJ, em 2013?
Gustavo: Eu espero que este símbolo deixe os corações dos jovens marcados pela alegria. Que seja instrumento para o convite da juventude de todo o mundo para estar no Rio em 2013. Hoje vejo uma juventude cada vez mais ativa, que entende o seu papel na Igreja. Deus nos concede dons e talentos que podemos oferecer para a obra de evangelização. Eu pude participar deste momento histórico oferecendo a Deus o que eu tenho e digo aos jovens que podem sim oferecer muito à Igreja!

JMJCampinas: Agora você virou uma celebridade da JMJ, como tem sido os últimos dias? Entrevistas, novas amizades, rede de relacionamento… conte pra gente.
Gustavo: (Risos) Celebridade não digo, mas um personagem da JMJ. Na cerimônia de lançamento do logo pude conhecer muita gente. Desde o anúncio na última terça-feira, não paro de receber mensagens de apoio por telefone, email, facebook e twitter. Já recebi centenas de solicitações de amizade e mensagens de apoio de diversos lugares do mundo como Jerusalém, Japão, Venezuela, Itália, Suíça, dentre outros. É incrível!

JMJCampinas: Um pouco mais sobre o jovem Gustavo: Universitário? Nome de seus pais, irmãos? Qual sua idade?
Gustavo: Sou formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense e hoje tenho um escritório de design próprio. Tenho 25 anos. Sou filho de Silnei e Rosimeri e irmão de Rodrigo e Ricardo.

JMJCampinas: Você nos contou que é internauta do JMJCampinas. Ficamos felizes com a notícia. Como chegou ao site? Curte? Indica aos amigos?
Gustavo: Curto muito! O JMJ Campinas foi uma grande fonte de informação para mim durante a JMJ Madri. É um site muito rico de informações, além de um visual agradável e fácil navegação. Vale a pena compartilhar!

JMJCampinas: Qual seu twitter e facebook. Onde os internautas podem entrar em contato com você?
Gustavo: O Facebook é www.facebook.com/gustavohuguenin e meu Twitter @gustavoguinin.




Autor: Fabiano Fachini
Fotos: Arquivo pessoal de Gutavo Huguenin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!