terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Missa de despedida do representante do Papa no Brasil


Núncio na inauguração da Casa de Formação
(foto: assessoria)
Mundo - A Catedral Metropolitana de Brasília lotou na manhã deste domingo, dia 5, em ocasião da Missa em Ação de Graças pelos trabalhos realizados por dom Lorenzo Baldisseri à frente da Nunciatura Apostólica do Brasil. Dom Lorenzo foi o representante diplomático da Santa Sé em nosso país durante nove anos. Mas, no último dia 11, o religioso foi nomeado pelo Santo Padre, o papa Bento XVI, secretário da Congregação para os Bispos.

Durante a Celebração, diante de leigos, fiéis, embaixadores, autoridades políticas e religiosas de toda a parte do mundo, o Núncio demonstrou o apego ao país e, emocionado, agradeceu a Igreja e a nação Brasileira. "Nesta celebração, quero elevar louvores a Deus e a imensa gratidão pelos anos transcorridos no Brasil como Núncio Apostólico. Carregarei o Brasil em meu coração", assegurou o religioso.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, relatou sobre o desempenho, a dedicação e o papel de intermediário de comunicação entre a Santa Sé e o Governo do Brasil. "Esteve sempre à frente nas ocasiões em que se fazia necessária a presença do representante do Santo Padre, chefe do Estado da Cidade do Vaticano, junto ao governo brasileiro".

Em certo momento, dom Damasceno chegou a reproduzir a definição de Núncio Apostólico proferida pelo papa Bento XVI, durante discurso na Escola de Diplomata no Vaticano, comparando a semelhança com as atitudes do novo Secretário da Congregação para os Bispos: "O Núncio é um sacerdote, um bispo, um homem que escolheu viver a serviço de uma palavra que não é a sua. De fato, é um servo da palavra de Deus. Foi investido, como cada sacerdote, de uma missão que não pode ser desempenhada a meio termo, mas precisa que ela seja, como toda a sua vida, uma ressonância da mensagem que lhe esta confiada, a do Evangelho".

Além das funções diplomáticas, criações de dioceses, visitas às arquidioceses, presença nas reuniões e Assembleias do Episcopado Brasileiro, solicitude nas nomeações de bispos, pronunciamento em livros publicados, contribuição para a visita do papa Bento XVI e a escolha do Brasil como sede da Jornada Mundial da Juventude em 2013, e o emprenho a favor da unidade da Igreja foram algumas das atividades desempenhadas por dom Lorenzo, citadas por dom Sérgio.

Ao final da celebração, antes da benção final, dom Lorenzo voltou a declarar o seu amor à nação brasileira, garantiu que voltará a este país sempre que puder e se dispôs a ajudar sempre que preciso, mesmo de longe.
Dom Lorenzo deve viajar para Roma nos próximos dias para assumir o Dicastério Romano. Mas antes, ele visitará as diversas arquidioceses do Brasil para se despedir pessoalmente dos membros da Igreja no país.
Vale ressaltar que o Vaticano ainda não anunciou o sucessor de Dom Baldisseri.


Núncio na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

Nos dias 9 e 10 de outubro de 2004, a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão recebeu a visita oficial do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri. Acompanhado do Bispo Dom Agostinho José Sartori (hoje bispo emérito), o Núncio visitou Palmas, Pato Branco e Francisco Beltrão. Um dos momentos marcantes da presença do representante do Papa, à Diocese, foi a inauguração da Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão. Em coletiva à imprensa, disse Dom Lorenzo: "Esta Casa de Formação é uma demonstração da preocupação que a Diocese tem no aspecto da formação. Levo a impressão de que esta gente quer crescer e que a Igreja dá sua contribuição aos cidadãos cristãos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!