sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Estudo indica que anticancerígeno reverte rapidamente Alzheimer em ratos

Um medicamento contra o câncer restaurou rapidamente as funções cerebrais normais de ratos de laboratório que sofriam de Alzheimer, um avanço que pode resultar no desenvolvimento de um tratamento para esta doença incurável e devastadora, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira.
Este anticancerígeno, o bexaroteno, fez desaparecer nos ratos até 75% das placas beta-amilóides, uma forma de proteína cujo acúmulo é uma das principais características patológicas do Alzheimer. Além disso, ele reverteu os sintomas desta doença, como a perda de memória.
Após 72 horas do início do tratamento com o bexaroteno, os ratos -geneticamente modificados para desenvolver o equivalente da doença de Alzheimer – começaram a exibir comportamentos normais, explicam os pesquisadores do estudo.
Estes animais também recuperaram a memória e o olfato, explicou à AFP Daniel Wesson, professor adjunto de Neurociência na faculdade de Medicina Case Western, em Cleveland (Ohio), principal co-autor do estudo publicado na revista americana Science.
Ele notou que a perda de olfato é, geralmente, o principal sinal de Alzheimer nos humanos.Este avanço "não tem precedentes", considerou Paige Cramer, um pesquisador da Case Western que contribuiu com a pesquisa:
"Até agora o melhor tratamento existente em ratos de laboratório demorava vários meses para eliminar as placas amilóides".
"Este medicamento é eficaz nos ratos e o nosso próximo objetivo é verificar se funciona da mesma maneira nos humanos", acrescentou Gary Landreth, professor de neurociência na mesma faculdade e principal autor do estudo.
"Estamos ainda nos primeiros estágios para transformar esta descoberta fundamental em um tratamento", disse o pesquisador.
Segundo o Wesson, a equipe "espera obter os primeiros resultados de um teste clínico preliminar até o ano que vem". Esta pesquisa foi baseada na descoberta, em 2008, de Landreth sobre o fato que o principal veículo do colesterol no cérebro, uma proteína chamada Apolipoproteína E (ApoE), também facilita a destruição das beta-amilóides. Um aumento dos níveis dessa proteína no cérebro acelera a "limpeza" das placas amilóides que se acumulam, explicam os cientistas.
O Alzheimer se desenvolve em grande parte quando o organismo, em processo de envelhecimento, perde a capacidade de eliminar a beta-amilóide que se forma naturalmente no cérebro. Aparentemente o bexaroteno reprograma as células imunocompetentes no cérebro para que elas possam "devorar" novamente os depósitos amilóides.
O bexaroteno, inicialmente desenvolvido pelo laboratório americano Ligand Pharmaceuticals com o nome de marca Targretin, foi aprovado pela Agência Americana de Medicamentos (FDA) em 1999. Ele trata um tipo raro de linfoma cutâneo de células T. O laboratório japonês Eisai comprou o direito internacional de comercializar o bexaroteno em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!