quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Namorar certo, para dar certo


A experiência prova que namorar certo dá certo. Mas como namorar certo? Talvez seja esta a principal questão para quem deseja viver um namoro cristão. A palavra de Deus diz em Eclesiástico 3 “…que há um tempo para cada coisa debaixo do Céu…” E acrescenta que não há nada melhor para o homem, do que viver bem cada coisa a seu tempo.
Acredito que está aqui, o segredo para um namoro certo, um noivado certo e um casamento certo. Ou seja: viver bem cada coisa a seu tempo. Até porque amor e tempo são mistérios que se completam. Quando são somados constroem fortalezas inabaláveis ou destroem castelos de aparências; portanto, são duas forças poderosas que merecem nossa atenção principalmente quando o assunto é namoro.
A fase do namoro é o tempo propicio para se conhecer. Entrar na história um do outro, descobrir os gostos, conhecer os sonhos, compreender as lutas, passear de mãos dadas, cultivar a amizade, abraçar, beijar, mas sem ir muito além disso. Uma vez que depois do namoro vem o noivado com aquilo que lhe é próprio. Por exemplo, é no noivado, que se vive envolvimento maior entre as famílias de ambos, os compromissos mais concretos quanto ao futuro do casal na preparação da casa e organização, do casamento em si, também fazem parte desta etapa. Depois sim, vem o tão sonhado dia do casamento com as suas características próprias e com ele a realização do nosso estado de vida. Abre-se um novo horizonte, onde a vida a dois nos trará a feliz descoberta do amor que se realiza na doação de um ao outro.
Tudo isso é lindo, mas é preciso viver cada coisa no seu tempo. Querer desfrutar de qualquer uma destas realidades fora do momento, certamente não trará bons resultados. Porque a sabedoria divina explica: “há um tempo certo para cada coisa” e precisamos ser coerentes com o Criador. Na natureza por exemplo, já sabemos que é preciso esperar o tempo oportuno para colher os melhores e mais saborosos frutos, se nos apressamos e colhemos uma laranja ainda verde por exemplo, estaremos a perder toda a doçura que ela no futuro poderia oferecer-nos. Na vida não é diferente e a responsabilidade é ainda maior.
Falando em namoro, digo-lhe por experiência, que vale a pena esperar cada instante mês ou anos para ver os desígnios de Deus realizarem-se na nossa vida através do matrimónio com a pessoa certa, e no momento certo.
Sou casada a pouco mais de um ano e quando conheci o meu esposo, já de início percebi que ele era o rapaz mais especial e encantador que os meus olhos já tinham visto.
Fomos apresentados e quanto mais íamos-nos conhecendo, mais íamos-nos encontrando nas partilhas, nos sonhos e em todos os sentidos. Era um sentimento reciproco, tínhamos tudo para ficarmos juntos em pouco tempo. Porém, como é próprio nos nossos relacionamentos aqui na Canção Nova, começamos a trilhar um caminho de amizade e espera. Um ano depois, demos os passos e iniciamos o namoro, depois o noivado e só depois de três anos é que chegou o momento do casamento. Valeu a pena esperar!
Hoje olho para a nossa história, e considero todas as etapas que vivemos importantes, inclusive o tempo inicial onde cultivamos a amizade. Pois ao meu ver, a amizade é fundamental para o bom relacionamento do casal. Meu esposo é o meu maior amigo, quando vivo alguma situação interessante, fico ansiosa para encontra-lo e partilhar tudo. Quero saber a sua opinião sobre as acontecimentos comuns do dia-a-dia, interesso-me pelos seus gostos e dou gargalhadas à toa com as suas brincadeiras, ou seja: vivemos o que é próprio de uma amizade, só que com o acréscimo daquilo que é próprio do casamento e é muito interessante. Aliás, quer um conselho? Seja amigo(a) da pessoa com quem pretende casar um dia. E não tenha pressa na conquista, o amor é provado também pelo tempo.
Digo sem medo, que vale a pena namorar certo, esperando o tempo de Deus para cada coisa.
E mesmo que hoje não esteja a namorar, espere confiante, pois Deus tem planos de felicidade para a sua vida. Procure fazer as pazes com o tempo, espere de boa vontade. E enquanto vive o tempo da espera vá descobrindo a beleza do caminho à sua volta. Abra-se às novidades que a vida oferece todos os dias e não fique de braços cruzados vendo a vida passar; a nossa espera precisa de ser confiante e activa. Investir na cura interior por exemplo é uma ótima dica para quem deseja namorar certo. Viajar, cultivar amizades, e abrir-se aos novos relacionamentos, também ajuda muito no processo. E não desanimar, não se deixar vencer pelo cançasso. Eu sei que esperar não é fácil, já esperei e continuo a esperar muitas coisas na minha vida, mas também sei que o amor é mais forte quando purificado pelo tempo e que a alegria da vitória compensa o esforço da busca.
Permita que na sua vida os mistérios de Deus se revelem no tempo Dele, que aliás é sempre diferente do nosso, e não tenha pressa. Quem espera em Deus, recebe como fruto a plenitude da sua vocação, que é a felicidade.
Estamos juntos!
Dijanira Silva
Missionária da Comunidade Canção Nova em Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!