quinta-feira, 7 de julho de 2011

CNBB lança tema da Campanha da Fraternidade na ExpoCatólica

A ExpoCatólica foi o evento escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para apresentar a Campanha da Fraternidade 2012. A CF 2012 discutirá questões sobre saúde, com o tema "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo. 38,8). O evento será realizado às 10 horas do dia 7 de julho (quinta-feira), durante a abertura da Feira, onde é esperada a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; entre outras autoridades governamentais e da Igreja Católica no Brasil.

Segundo Padre Luiz Carlos Dias, Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade – CNBB, o lançamento dos materiais da CF 2012 na ExpoCatólica é fruto da necessidade de disponibilizar esses subsídios, especialmente o texto-base, o mais cedo possível para as paróquias, escolas e obras católicas, de forma que os materiais sejam conhecidos e trabalhados com antecedência entre os multiplicadores. “Entendemos que a ExpoCatólica tem assumido um papel cada vez mais relevante na Igreja para divulgar fatos e materiais referentes à nossa vida eclesial. Queríamos estar presentes com algo que consideramos importante. E a Campanha da Fraternidade é, não só uma importante campanha social, mas um grande projeto de evangelização da Igreja no Brasil”, afirma ele.

Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, existe desde 1964 e a cada ano, propõe à sociedade um tema sobre o qual a Igreja Católica considera que é necessário refletir e agir. A CF é realizada durante a Quaresma – entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Ramos (o último domingo antes da Páscoa). Nesse período, nas comunidades e paróquias, escolas, obras sociais e diversos outros setores são feitas atividades de reflexão sobre o tema proposto e ações concretas, que vão desde o incentivo a trabalhos voluntários até a coleta de recursos que são destinados a entidades sociais que atuam sobre a questão em âmbito regional e nacional.

Desde os anos 1970, a CF se caracteriza pela escolha de temas sociais. Porém, a CNBB ressalta que a proposta é auxiliar os cristãos a viverem a Quaresma como tempo “de oração, de jejum e da prática da caridade”. Sendo assim a CF é também uma campanha de evangelização, que ajuda os cristãos a, vivenciando o real sentido da Quaresma, tomarem compromissos efetivos para a transformação da sociedade.

CF 2012 – Fraternidade e Saúde Pública
Em 2012, a CF será realizada entre os dias 22 de fevereiro e 1º de abril, com o objetivo de refletir sobre a realidade da saúde no Brasil, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e também no sentido de mobilizar por melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS). Como afirma o Padre Luiz Carlos Dias, o tema da CF brota de um dos anseios mais sentidos pelo povo brasileiro: “A Campanha vai ao encontro das pessoas que, uma vez adoecidas, precisam de uma assistência adequada, o que hoje, em termos de sistema público, se apresenta de forma muito deficiente, sobretudo em algumas regiões do Brasil. A proposta da CNBB é levar a sociedade a refletir sobre essa problemática no sentido de ações que contribuam para a melhoria do sistema público de saúde”.

Outro ponto destacado por Padre Luiz Carlos é o objetivo de levar as pessoas a tomarem consciência de que precisam cuidar da própria saúde. “A saúde é um dom de Deus, mas uma grande parcela da sociedade tem se mostrado negligente no cuidado da saúde. Um exemplo é o crescimento da obesidade em nossa população”, ressalta ele. Por fim, a CF 2012 pretende ser um momento de reflexão sobre a atividade daqueles que se dedicam à assistência aos enfermos, o que é uma tradição da Igreja Católica desde os seus primórdios. “Queremos lembrar também às pessoas que atuam nessa área, sejam profissionais ou membros da Pastoral da Saúde, que eles são chamados ali a serem o próprio Bom Pastor, Jesus, servindo aos enfermos e aos mais necessitados”.

Materiais da Campanha
A Campanha da Fraternidade é sempre subsidiada por uma série de materiais, dos quais um dos mais importantes é o Texto-base. O livro, que como o próprio nome diz, deve servir como base para as reflexões e ações da Igreja durante a CF, é escrito com a metodologia do “Ver, Julgar, Agir”. Na primeira parte do texto, o “Ver”, são mostrados dados e informações sobre a saúde pública no Brasil. Na segunda parte, o “Julgar”, o leitor é convidado a refletir sobre essas informações à luz do Evangelho. No “Agir”, são apresentadas as propostas para que se possa resolver ou ao menos minimizar os problemas relacionados à saúde pública no país.

“O grupo que colaborou este ano para a elaboração do Texto-base é formado por profissionais da área da saúde, sanitaristas, agentes da Pastoral da Saúde e da Pastoral da Criança, entre outros. Depois de redigido o material, ele foi passado para todos os bispos e assessores da CNBB, para que também pudessem contribuir. É um trabalho conjunto e colaborativo entre especialistas da área da saúde e a Igreja”, afirma Padre Valdeir dos Santos Goulart, Diretor-executivo das Edições CNBB.

Além do Texto-base, há vários outros materiais que são produzidos pela CNBB para a Campanha: o cartaz da CF; subsídios específicos destinados às crianças, aos alunos do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, aos jovens, aos grupos de reflexão nas famílias e aos círculos bíblicos ecumênicos; a Via-Sacra, adesivos, camisetas e bonés etc. Padre Valdeir ressalta que nesta Campanha, há um DVD de muito valor em seu conteúdo e produção. “É um material muito rico, com entrevistas e exposições feitas por especialistas. Um vídeo de informação e de formação mesmo, que será, com certeza, um importante instrumento nesta Campanha”. O DVD é disponibilizado gratuitamente como parte do Manual da CF 2012.

Serviço  EXPOCATÓLICA
De 07 a 10 de julho/2011
Pavilhão Verde – ExpoCenter Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333
Promotora: Promocat Marketing Integrado
(11) 2099-6688
e-mail:
promocat@promocat.com.br
Para a entrada é pedida a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal). O visitante pode conferir a programação oficial das missas e shows e imprimir com antecedência seu convite no site: www.expocatolica.com.br.
sandra@edgemidia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!