sexta-feira, 29 de julho de 2011
Renovação Carismática de Pernambuco tem Novo Coordenador
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Comunicado Importante
Maioria dos brasileiros é contra união civil de homossexuais
Bento XVI nomeia novos bispos para o Brasil
Monsenhor Gilson Andrade da Silva (na foto acima) e Dom Manoel dos Reis de Farias (abaixo) |
Realize seu sonho
sábado, 23 de julho de 2011
Exorcistas reúnem-se em Congresso na Polônia
Leonardo Meira
Da Redação, com AFp
O encontro acontece no Santuário Católico de Jasna Gora, lar do venerado ícone de Nossa Senhora Negra. O Congresso deste ano examina a moda atual do vampirismo na Europa e em todo o mundo, esquizofrenia e outras perturbações mentais, bem como o engano do diabo durante o exorcismo.
Também estão presentes "sacerdotes e leigos que trabalham com exorcistas ou que são eles próprios praticantes em casos que não envolvam a possessão, mas sim outras formas de assédio por espíritos malignos", explica o padre exorcista polonês Andrzej Grefkowicz.
Da Índia, o mundialmente renomado exorcista padre Rufus Pereira, bem como o líder dos exorcistas da Arquidiocese de Viena, Larry Hogan, estão entre os participantes. O Congresso acontece a cada dois anos.
Psicóloga x Cazuza!
Esta mensagem precisa ser retransmitida para todas as FAMÍLIAS!Uma psicóloga que escreveu, corajosamente algumas verdades.
Uma psicóloga que assistiu ao filme escreveu o seguinte texto:
'Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados..
Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?
Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.
Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.
No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos.. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.
São esses pais que devemos ter como exemplo?
Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora..
Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.
Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.
Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.
Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria? Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.
Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?
Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor .
Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar.. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos.
Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.'
Karla Christine (Psicóloga Clínica)
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Mulher invade igreja e quebra imagem de santa
A imagem tinha pouco mais de um metro de altura e havia sido trazida de Portugal. Além de quebrar a imagem, ela também destruiu um quadro de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro.
O barulho causado pela queda da imagem da santa chamou a atenção dos funcionários da igreja. Logo em seguida, a Polícia Militar foi chamada e encaminhou a mulher para a 18ª Subdivisão Policial (SDP) e responderá processo por danos.
Fonte hnews.com
Nooticias da igreja no Brasil...
CNBB premia produções que exaltam valores humanos e éticos
Kelen Galvan
Enviada especial ao Rio de Janeiro
Diversos profissionais da comunicação foram premiados pela CNBB, na noite desta quarta-feira, 20, num dos pontos altos do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). As premiações foram para quatro categorias: imprensa (Prêmio Dom Helder Câmara); TV (Clara de Assis); Cinema (Margarida de Prata) e Rádio (Prêmio Microfone de Prata).
A premiação reconhece o mérito dos profissionais e meios de comunicação sociais que contemplam em suas produções os valores humanos, cristãos e éticos, como também a linguagem artística e técnica.
Leia mais
.: Especial da Canção Nova sobre Irmã Dulce recebe prêmio da CNBB
.: CNBB divulga ganhadores dos Prêmios de Comunicação
"O prêmio é um reconhecimento da Igreja àqueles que trabalham na comunicação e colocaram seu talento a serviço do bem e é, também, um incentivo para que eles continuem a transmitir valores", afirmou o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa.
A TV Canção Nova recebeu o prêmio Clara de Assis com o documentário sobre Irmã Dulce, do repórter Pedro Luiz Monteiro Teixeira. "É o primeiro prêmio da minha vida, como jornalista, e é uma grande satisfação recebê-lo da CNBB", afirmou Pedro, que fez seu agradecimento a Deus, a sua família e a toda equipe que contribuiu para a realização do trabalho.
O repórter afirmou também que, "diante de um mundo que fala tanto da violência, pudemos passar uma mensagem positiva de dedicação e entrega de vida, porque Irmã Dulce representa tudo isso. Confesso que não conhecia sua história, mas cresci muito quando conheci.
Uma das participações especiais na premiação foi a do padre Fábio de Melo que entregou o troféu a alguns dos vencedores. O sacerdote afirmou que a premiação demonstra que "a Igreja está cada vez mais aberta para as diversas modalidades de comunicação" e, que essa valorização alcança até mesmo os profissionais das mídias não-católicas. "Nos meios seculares também temos pessoas de almas cristãs, comprometidas com os valores que queremos anunciar", complementou.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
20 de Julho - Dia do Amigo
sábado, 16 de julho de 2011
China nomeia terceiro bispo sem aval do papa
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Igrejas católicas e evangélicas são contra aumento no número de vereadores em Londrina
As Folhas que caem no chão!
Outono é um amanhacer saudoso que não se sabe de que, com tons de dourado calmos como se você acordasse um dia e percebesse que tudo na sua vida está velho.
É um tempo para calar e manter olhar profundo, é tempo de silencio, de por o coração em órdem, tempo de amadurecer, tempo de santidade, de deixar as velhas folhas cairem como lembranças sendo desapegadas da alma, é tempo de vendar os olhos e deixar o coração guiar, porque o íntimo do homem os olhos não podem mirar, é tempo de rever conceitos, adimitir erros, organizar a cabeça, descançar, resar com os olhos e não com a boca, olhar, contemplar e silênciar.
É tempo de olhar pra dentro e reconhecer a essência para encarar o mundo lá fora com verdade, honestidade, justiça e beleza!
É assim que estou meus amigos, que bom que vocês sabem que minha vida não pertence a mim, perdoem as auxências, pois eu não escolho mais os caminhos que vou seguir, quero aproveitar esses dias de férias e parar no tempo para me encontrar com o eterno, preciso estar sosinho, calado, superficial, dar uma olhada nas velharias que carrego no coração, em fim como já disse, deixar as velhas folhas cairem para que outras novas possam brotar!
Quero só sentir o vento da noite no meu rosto sem pensar em mais nada, admirando a criação!
terça-feira, 12 de julho de 2011
Vaticano: 50 mil novos seguidores após o primeiro «tweet» de um Papa
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Tudo muito estranho: QUATRO BISPOS CHINESES DESAPARECEM APÓS PRISÃO
Segundo a agência missionária AsiaNews, eles e outros quatro bispos foram obrigados pelas forças de ordem a participarem da ordenação episcopal de Huang Bingzhang que ocorrerá na cidade de Shantou, em 14 de julho, sem o reconhecimento da Santa Sé.
Fontes do veículo afirmaram que viram dom Liang Jiansen, da cidade de Jiangmen, ordenado em março de 2011, ser arrastado na noite de ontem por membros da polícia local. Outra fonte confirmou que dom Liao Hongqing, de Meizhou, e dom Su Yongda, de Zhanjiang também foram levados ontem. Dom Giuseppe Junqi, de Guangzhu, teria desaparecido há dias.
A agência também informou que dom Paul Pei Junmin, designado como o celebrador principal reconhecido pelo Vaticano, recebeu proteção na catedral de Shenyang para não ser obrigado a participar da ordenação não reconhecida pela autoridade papal. Em novembro de 2010, dom Pei foi constrangido a participar da ordenação ilícita de Chengde.
Há meses a Igreja Patriótica, a associação católica autorizada pelo governo da China a realizar trabalho pastoral em seu país, tem realizado diversas ordenações sem o consentimento da autoridade máxima da Igreja Católica, o papa Bento XVI.
Em 4 de julho, a Santa Sé excomungou o bispo Lei Shiyin após ele ser ordenado ilicitamente na China e emitiu uma advertência aos bispos que participaram da celebração.
Naquele dia, vários sites católicos no país divulgaram uma declaração da Igreja Patriótica e do conselho de bispos chineses que afirmava que "as relações entre a China e o Vaticano não estão normalizadas" e que "a Igreja na China deve fazer frente à necessidade urgente de evangelização". "É compreensível que as Igrejas locais escolham e ordenem bispos para preencher lugares vagos", acrescentou a nota.
Porém, para a agência missionária, "a retórica da evangelização" esconde "um projeto de controle sobre todas as ordenações episcopais".
Uma das provas, de acordo com o veículo, seria a ordenação que ocorrerá em Shantou, na qual o candidato Huang Bingzhang teria sido escolhido em uma sessão conduzida pela Igreja Patriótica, para uma diocese que já tinha um bispo, dom Zhuang Jianjian, "ordenado secretamente com a aprovação da Santa Sé em 2006" e que, por isso, seria impedido pela autoridade católica local de desenvolver seu trabalho pastoral.
As relações diplomáticas entre Pequim e Santa Sé estão rompidas desde 1951, dois anos após o governo chinês, então sob Mao Tsé Tung, realizou a Revolução Cultural e repudiou o que considerou uma ingerência da Igreja Católica no país. (ANSA)
Presidente da CNBB define o papel da Igreja
Dom Raymundo afirmou que, embora não tenha uma atuação política intensa como no passado, a Igreja Católica brasileira continua preocupada com o assunto. “Nós fazemos uma opção pelos pobres. E ela não é uma opção política, mas evangélica, porque está implícita na nossa fé”.
O religioso afirmou que muitos documentos vindos do exterior deverão revelar, no futuro, a ação dos religiosos contra a ditadura militar. “A igreja tomou uma posição muito clara na defesa da dignidade humana”.
Fiéis
Dom Raymundo admite que um dos principais problemas da Igreja Católica é a diminuição de fiéis, especialmente entre os jovens. E aponta relações entre a ascensão social como um dos fatores responsáveis. “Às vezes a pessoa procura a religião apenas pelas necessidades imediatas, especialmente de cunho material, ou saúde”.
No entanto, ela diz que a religião pode atender a todas as pessoas, de qualquer condição financeira. “Quando ela amadurece intelectualmente, vai usar religião para preencher anseios mais profundos da sua vida”.
O presidente da CNBB diz que há um número pequeno de padres no país – uma média de um sacerdote para cada dez mil habitantes. “É um dos nossos grandes desafios. O que a Igreja tem tentado é fazer um trabalho vocacional muito mais intenso com os jovens e adolescentes”.
Posições e doutrinas
Dom Raymundo Damasceno defendeu as posições da Igreja, que condena o sexo fora do casamento, a união entre homossexuais. “Para nós, o exercício da sexualidade deve ser uma expressão do amor, e responsável. Isso se dá dentro do casamento entre um homem e uma mulher”.
No entanto, ele disse que a Igreja não nutre preconceitos contra gays e lésbicas. “Há respeito por uma pessoa que tenha atração por outra de mesmo sexo”. Dom Raymundo ainda disse que a citação bíblica da destruição de Sodoma e Gomorra não é referência a castigo divino aos homossexuais. “Esta passagem é um caso fortuito”.
O presidente da CNBB ainda afirmou que a igreja continua se posicionando contra o uso de camisinha ou pílulas anticoncepcionais, mas admite a dificuldade de fazer valer a sua posição, por causa do risco de contrair doenças como a Aids. “É um processo de educação que exige tempo e paciência, mas a igreja não pode deixar de trabalhar esta questão”.
O Papa e a Juventude
1) Conversar com Deus
“Algum de vós poderia talvez identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: “Tinha perdido consciente e deliberadamente o costume de rezar”. Durante estes dias (de Jornada Mundial da Juventude) podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar”.
2) Contar-lhe as penas e alegrias
“Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o ‘direito de vos falar’ durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.
3) Não desconfiar de Cristo
“Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso ‘sim’ ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.
4) Estar alegres: querer ser santos
“Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um ‘alto grau’ da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (…). A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente”.
5) Deus: tema de conversa com os amigos
“São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros”.
6) No Domingo, ir à Missa
“Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia redescobrireis também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente”.
7) Demonstrar que Deus não é triste
“Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem ele. Mas ao mesmo tempo existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não”.
Conhecer a fé
“Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em consequência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura”.
9) Ajudar: ser útil
“Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes”.
10) Ler a Bíblia
“O segredo para ter um ‘coração que entenda’ é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: ‘O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo’”.
Formação
Quem confia em Deus não se desespera
Nós nos preocupamos mais com o corpo do que com o espírito
Jesus, preocupado conosco, deixou uma Palavra sobre isso para nós em Mateus 24,4-5: “Cuidado para que ninguém vos engane! Pois muitos virão, usando o meu nome e dizendo: 'Eu sou o Cristo!' E enganarão muita gente.
O medo nos engana, fazemos muitas coisas por causa desse sentimento, prejudicamos e agredimos pessoas. Muitas pessoas, por medo de serem enganadas, enganam os outros primeiro.
Não deixe que o medo se estabeleça em seu coração! E não se deixe ser enganado. Para isso, precisamos nos fortalecer espiritualmente.
As pessoas hoje se preocupam mais com a sua saúde, com a aparência. Fazem de tudo para fortalecer o corpo, mas o escândalo é que não fazem nada para fortalecer o espírito. Quantas privações fazem para manter o corpo bem por intermédio de regimes rigorosos. Fazemos de tudo para nos apresentar bem fisicamente, mas nos descuidamos do que nos fará feliz.
Se não quisermos ser enganados, arrancados da nossa fé e das mãos de Jesus, precisaremos aprender a nos fortalecer no Senhor. É ótimo ser do Senhor quando tudo vai bem, quando oramos e somos atendidos. Mas quando somos surpreendidos por uma doença ou um filho é apanhado por uma enfermidade incurável, ou quando nasce um criança especial, o casal se questiona: "Por que, meu Deus!?" Então, muitas vozes aparecem dizendo: "O que você está fazendo na Igreja? Se Deus é tão bom, por que Ele permitiu que isso lhes acontecesse?"
Provas sempre virão, a vida é assim, não é a sua vida que é assim, a de todos é assim. Quando uma pessoa não aprende a se prostrar diante de Deus, para n'Ele obter a força, a vida o coloca prostrado. Quem não se prostra diante de Deus é prostrado diante da vida. E hoje o Senhor quer fortalecê-lo.
"Com toda sorte de preces e súplicas, orai constantemente no Espírito. Prestai vigilante atenção neste ponto, intercedendo por todos os santos" (Efésios 6,18).
É Jesus quem nos socorre, nos levanta, nos atende. Ele quer cuidar de você, Ele quer fortalecê-lo para você conseguir ser fiel ao caminho d'Ele e resistir a essas dúvidas que estão em seu coração.
O demônio oferece o que a pessoa quer, e depois ele tira tudo o que pode e a deixa sem nada. Abra os olhos, nossa luta não é contra homens de carne, mas contra forças espirituais espalhados pelos ares, como nos ensina a Sagrada Escritura.
Deus se vale de meios humanos, você reza e uma pessoa vem lhe trazer a resposta. E do mesmo jeito que acontece por meio do Espírito Santo, acontece com o espírito maligno, ele se utiliza de pessoas que estão a serviço dele. Essa é uma luta verdadeira que se manifesta por meio de maneiras humanas, mas tem raízes espirituais.
Você sabe que uma pessoa acredita em Deus se ela recorre a Ele. Quem não confia no Senhor entra em desespero. Você sabe que uma pessoa confia em Deus quando ela ora e sabe que será atendida, pois é impossível uma oração, feita com fé, que não seja atendida. Quando você ora com fé, Jesus intercede por você ao Pai; e o Pai do Céu não nega algo que Seu Filho lhe peça.
Nós temos que aprender a reabastecer a lamparina da nossa fé, pois chegará o dia em que virão trevas e, nesse dia, não só você será iluminado como todos os que estão à sua volta o serão.
Quem tem sido atacado, creia que, pela sua fé, todos os dardos do inimigo de Deus serão desmontados! Diga às pessoas que você tem fé, que crê em Jesus Cristo. E quando vierem à sua porta tentando abalar sua fé, diga a elas que o Senhor está com você.
Reze por você e também reze pela libertação dos outros. Deus está com você.
Não é facil começar nem terminar um namoro
Um encontro de pessoas naquilo que elas são
O namoro começa com uma amizade, que pode ser um pré-namoro que vai evoluindo. Não mergulhe de cabeça num namoro, só porque você ficou "fisgado" pelo outro. Não vá com muita sede ao pote, porque você pode quebrá-lo. Sinta primeiro, por intermédio de uma pura amizade, quem é a pessoa que está à sua frente. Talvez já nesse primeiro relacionamento amigo você saberá que não é com essa pessoa que você deverá namorar. É o primeiro filtro, cuja grande vantagem é não ter ainda qualquer compromisso com o outro, a não ser de amigos.
Nem sempre será fácil para você começar e terminar um namoro. Especialmente hoje, com a maior abertura do país, logo as famílias são também envolvidas, e isso faz o relacionamento se tornar mais compromissado. Se você não explorar bem o aspecto saudável da amizade, pode ser que o seu namoro venha a terminar rapidamente porque você logo se decepcionou com o outro. Isso poderia ter sido evitado se, antes, vocês tivessem sido bons amigos. Não são poucas as vezes em que o término de um namoro envolve também os pais dos casais, e isso nem sempre é fácil de ser harmonizado.
O namoro é o encontro de duas pessoas, naquilo que elas são e não naquilo que elas possuem. Se você quiser conquistar um rapaz só por causa da sua beleza ou do seu dinheiro, pode ser que amanhã você não se satisfaça mais só com isso. Às vezes uma pessoa simpática, bem-humorada e feliz supera muitos que oferecem mais beleza e perfeição física que ela.
Infelizmente, a nossa sociedade troca a "cultura da alma" pela "cultura do corpo". A prova disso é que nunca as cidades estiveram tão repletas de academias de ginástica, salões de beleza, lojas de cosméticos, clínicas de cirurgias plásticas, entre outros, como hoje. Investe-se ao máximo naquilo que é a dimensão mais inferior do ser humano – embora importante – o corpo. É claro que todas as moças querem namorar um rapaz bonito, e também o mesmo vale para os jovens, mas nunca se esqueça de que o mais importante é "invisível aos olhos".
O que é visível desaparece um dia, inexoravelmente ficará velho com o passar do tempo. Aquilo que você não vê: o caráter da pessoa, a sua simpatia que se mostra sempre atrás de um sorriso fácil e gratuito, o seu bom coração, a sua tolerância com os erros dos outros, as suas boas atitudes, etc., isso tudo não passará e o tempo não poderá destruir. É o que vale.
Se você comprar uma pedra preciosa só por causa do seu brilho, talvez você compre uma "joia" falsa. É preciso que você conheça a sua constituição e o seu peso. O povo diz muito bem que "nem tudo que reluz é ouro". Se você se frustra no plano físico, poderá ainda se realizar nos planos superiores da vida: o sensível, o racional e o espiritual. Mas, se você se frustrar nos níveis superiores, não haverá compensação no nível físico, porque ele é o inferior, o mais baixo.
A sua felicidade não está na cor da pele, no tipo do seu cabelo e na altura do seu corpo, mas na grandeza da sua alma. Você já reparou quantos belos e belas artistas terminam de maneira trágica a vida? Nem a fama mundial, nem o dinheiro em abundância, tampouco os mil "amores", foram suficientes para fazê-los felizes. Faltou cultivar o que é essencial; aquilo que é invisível aos olhos. Tenho visto muitas garotas frustradas porque não têm aquele corpinho de manequim ou aquele cabelo das moças que fazem as propagandas dos "shampoos" ; mas isso não é o mais importante, porque acaba.
A vida é curta – mesmo que você jovem não perceba – por isso, não podemos gastá-la com aquilo que acaba com o tempo. Os homens de todos os tempos sempre quiseram construir obras que vencessem os séculos. Ainda hoje você pode ver as pirâmides de 4 mil anos do Egito, o Coliseu romano de 2 mil anos, e tantas obras fantásticas. Mas a obra mais linda e mais duradoura é aquela que se constrói na alma, porque esta é imortal. Portanto, ao escolher o (a) namorado (a), não se prenda às aparências físicas, mas desça até as profundezas da sua alma. Busque lá os seus valores.
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias".
Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br
11 de Julho - Dia de São Bento
A Medalha e o pequeno Exorcismo de São Bento
Por Padre Luizinho no dia jul 11th, 2011 sobre Devoção aos Santos.*Na horizontal da cruz: N. D. S. M. D. Non Draco Sit Mihi Dux. Que o demônio não seja o meu guia. *Começando pela parte superior, no sentido do relógio: V. R. S. Vade Retro Satana. Afasta-te Satanás – N. S. M. V. Non Suade Mihi Vana. Não me aconselhes coisas vãs – S. M. Q. L. Sunt Mala Quae Libas. É mau o que me ofereces – I. V. B. Ipse Venena Bibas. Bebe tu mesmo teu veneno.
Padre Luizinho, Com Canção Nova.
http://twitter.com/padreluizinho
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Testemunho
CNBB lança tema da Campanha da Fraternidade na ExpoCatólica
Segundo Padre Luiz Carlos Dias, Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade – CNBB, o lançamento dos materiais da CF 2012 na ExpoCatólica é fruto da necessidade de disponibilizar esses subsídios, especialmente o texto-base, o mais cedo possível para as paróquias, escolas e obras católicas, de forma que os materiais sejam conhecidos e trabalhados com antecedência entre os multiplicadores. “Entendemos que a ExpoCatólica tem assumido um papel cada vez mais relevante na Igreja para divulgar fatos e materiais referentes à nossa vida eclesial. Queríamos estar presentes com algo que consideramos importante. E a Campanha da Fraternidade é, não só uma importante campanha social, mas um grande projeto de evangelização da Igreja no Brasil”, afirma ele.
Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, existe desde 1964 e a cada ano, propõe à sociedade um tema sobre o qual a Igreja Católica considera que é necessário refletir e agir. A CF é realizada durante a Quaresma – entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Ramos (o último domingo antes da Páscoa). Nesse período, nas comunidades e paróquias, escolas, obras sociais e diversos outros setores são feitas atividades de reflexão sobre o tema proposto e ações concretas, que vão desde o incentivo a trabalhos voluntários até a coleta de recursos que são destinados a entidades sociais que atuam sobre a questão em âmbito regional e nacional.
Desde os anos 1970, a CF se caracteriza pela escolha de temas sociais. Porém, a CNBB ressalta que a proposta é auxiliar os cristãos a viverem a Quaresma como tempo “de oração, de jejum e da prática da caridade”. Sendo assim a CF é também uma campanha de evangelização, que ajuda os cristãos a, vivenciando o real sentido da Quaresma, tomarem compromissos efetivos para a transformação da sociedade.
CF 2012 – Fraternidade e Saúde Pública
Em 2012, a CF será realizada entre os dias 22 de fevereiro e 1º de abril, com o objetivo de refletir sobre a realidade da saúde no Brasil, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e também no sentido de mobilizar por melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS). Como afirma o Padre Luiz Carlos Dias, o tema da CF brota de um dos anseios mais sentidos pelo povo brasileiro: “A Campanha vai ao encontro das pessoas que, uma vez adoecidas, precisam de uma assistência adequada, o que hoje, em termos de sistema público, se apresenta de forma muito deficiente, sobretudo em algumas regiões do Brasil. A proposta da CNBB é levar a sociedade a refletir sobre essa problemática no sentido de ações que contribuam para a melhoria do sistema público de saúde”.
Outro ponto destacado por Padre Luiz Carlos é o objetivo de levar as pessoas a tomarem consciência de que precisam cuidar da própria saúde. “A saúde é um dom de Deus, mas uma grande parcela da sociedade tem se mostrado negligente no cuidado da saúde. Um exemplo é o crescimento da obesidade em nossa população”, ressalta ele. Por fim, a CF 2012 pretende ser um momento de reflexão sobre a atividade daqueles que se dedicam à assistência aos enfermos, o que é uma tradição da Igreja Católica desde os seus primórdios. “Queremos lembrar também às pessoas que atuam nessa área, sejam profissionais ou membros da Pastoral da Saúde, que eles são chamados ali a serem o próprio Bom Pastor, Jesus, servindo aos enfermos e aos mais necessitados”.
Materiais da Campanha
A Campanha da Fraternidade é sempre subsidiada por uma série de materiais, dos quais um dos mais importantes é o Texto-base. O livro, que como o próprio nome diz, deve servir como base para as reflexões e ações da Igreja durante a CF, é escrito com a metodologia do “Ver, Julgar, Agir”. Na primeira parte do texto, o “Ver”, são mostrados dados e informações sobre a saúde pública no Brasil. Na segunda parte, o “Julgar”, o leitor é convidado a refletir sobre essas informações à luz do Evangelho. No “Agir”, são apresentadas as propostas para que se possa resolver ou ao menos minimizar os problemas relacionados à saúde pública no país.
“O grupo que colaborou este ano para a elaboração do Texto-base é formado por profissionais da área da saúde, sanitaristas, agentes da Pastoral da Saúde e da Pastoral da Criança, entre outros. Depois de redigido o material, ele foi passado para todos os bispos e assessores da CNBB, para que também pudessem contribuir. É um trabalho conjunto e colaborativo entre especialistas da área da saúde e a Igreja”, afirma Padre Valdeir dos Santos Goulart, Diretor-executivo das Edições CNBB.
Além do Texto-base, há vários outros materiais que são produzidos pela CNBB para a Campanha: o cartaz da CF; subsídios específicos destinados às crianças, aos alunos do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, aos jovens, aos grupos de reflexão nas famílias e aos círculos bíblicos ecumênicos; a Via-Sacra, adesivos, camisetas e bonés etc. Padre Valdeir ressalta que nesta Campanha, há um DVD de muito valor em seu conteúdo e produção. “É um material muito rico, com entrevistas e exposições feitas por especialistas. Um vídeo de informação e de formação mesmo, que será, com certeza, um importante instrumento nesta Campanha”. O DVD é disponibilizado gratuitamente como parte do Manual da CF 2012.
Serviço EXPOCATÓLICA
De 07 a 10 de julho/2011
Pavilhão Verde – ExpoCenter Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333
Promotora: Promocat Marketing Integrado
(11) 2099-6688
e-mail: promocat@promocat.com.br
Para a entrada é pedida a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal). O visitante pode conferir a programação oficial das missas e shows e imprimir com antecedência seu convite no site: www.expocatolica.com.br.