segunda-feira, 2 de abril de 2012

Santidade, uma identidade jovem


A juventude é uma idade de muitos conflitos e dúvidas interiores, a cobrança vem de todos os lados, pais, professores, parentes e amigos esperando algo de nós. Mas o que nós realmente queremos ser? Quais são as nossas opções? Entre a diversidade que o mundo nos oferece, temos uma opção que pode ser seguida junto com todas as outras, e que vai nos ajudar a enfrentar os problemas que aparecem no dia-a-dia.
A opção de ser santo, de buscar a santidade sendo um verdadeiro cristão. Entre os muitos motivos que aparecem quando paramos para refletir o sentido de nossa existência, entre tantas respostas, existe uma que nos chama atenção: nós fomos criados para sermos santos, santos jovens e alegres, que são Sal da Terra e Luz do Mundo!
É possível ser santo no nosso dia-dia, sem deixar de ser jovem, de curtir a vida. Fácil, não será, mas também não será impossível. Devemos lembrar que as atitudes de Cristo eram jovens, Cristo é sempre atual, e está próximo a nós. Para ter a sede de ser jovem santo, é preciso em primeiro lugar ter um encontro pessoal com Jesus, conhecê-lo e ama-lo. Quem busca ser santo busca uma proximidade com Cristo, e isso só é possível se conhecermos o que Cristo fez, o que falou, e como isso afeta a nossa vida hoje.

Jesus, como o próprio significado do nome em hebraico nos conta, é “Deus Salva”. Deus, por seu amor infinito, nos enviou o Seu Filho, para que nós, apesar de nossos pecados, encontrássemos o caminho de regresso à eterna comunhão com Deus. [71] Um poeta, chamado Paul Claudel disse certa vez: “Fala de Cristo apenas quando te perguntarem, mas vive de tal maneira que te perguntem por Cristo!”.
Estamos prontos para testemunhar Cristo, mas precisamos de coragem, para defender nossa fé, nosso amor, além das quatro paredes da igreja. É necessário ir ao encontro de quem está fora, buscar as almas mundanas, e transformá-las com nosso testemunho. Desta forma aprenderemos que ser santo é fazer a diferença, onde nos encontramos. Bento XVI diz: “Deus faz a diferença. Mais ainda: Deus nos faz diferentes, nos faz novos.”
A Santidade é feita de sorriso, de estender a mão. Santidade é atitude de quem sabe que recebeu mais do que merecia e só tem como retribuir dando-se. Independente do estilo, da visão do mundo ou da tribo a qual pertence. A santidade é possível para todos. Com gestos verdadeiros, ser santo, é ter atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!