sábado, 21 de abril de 2012

Como animar um retiro?

“Esta é uma pergunta bem interessante e que gera certo frio na barriga, porque quando somos chamados para animar um retiro já criamos aquela expectativa. A primeira coisa a ser destacada: é preciso saber qual será o tema do retiro, o cronograma dele e a que tipo de público ele será direcionado e os direcionamentos das palestras desse encontro, ou seja, a moção geral do retiro, os direcionamentos de Deus. Para que nós, como músicos, possamos começar a trabalhar o lado espiritual, para a condução daquele retiro. E a partir de tudo o que a organização nos passar, vamos rezar, ler as passagens bíblicas indicadas, nos preparar e a partir disso vamos pensar em algumas músicas, ver os momentos e as experiências de oração para que possamos rezar por cada momento.

Uma coisa muito importante é que o músico tenha um coração atento e preparado para acolher qualquer tipo de público, porque nem sempre nós pegamos o mesmo tipo de público. O músico precisa estar muito bem preparado para poder saber animar quando o público já é animado ou também para saber animar quando ele não é tão animado assim.

O músico precisa estar com o coração muito voltado a Deus, muito cheio do Espírito Santo para que possa conduzir esse povo e levá-lo para uma grande experiência de louvor, de alegria, de oração. 

O ministro de música precisa aprender ir aos extremos de forma rápida e fácil: extremos de alegria, de pôr todo o mundo a cantar, mas, também, o extremo de fazer as pessoas rezarem. O retiro não pode ser conduzido só com a oração ou somente com o louvor; precisa ser um misto dessas duas coisas; ele pede momentos fortes de oração, momentos fortes de reflexão, e também momentos de muita alegria e de louvor. Então isso tudo é muito importante. 

Essas são as minhas dicas para você animar um retiro se você ou o seu ministério forem convidados para fazê-lo, preparem-se, partilhem e conversem e não se esqueçam: as armas do músico precisam ser o jejum, a oração, a adoração ao Santíssimo, a confissão e a busca pela Eucaristia. 

E junto com tudo isso, deve haver toda a parte técnica dos ensaios da preparação espiritual e até mesmo das músicas que vocês vão escolher. Esse é um resumo que vocês podem fazer para animar um retiro. E vão em frente porque é o Espírito Santo que os guia!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!