domingo, 6 de janeiro de 2013

Casais, busquem o dom da sabedoria

 
Padre Crystian Shankar
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
“Vejam! Hoje, eu estou colocando diante de vocês a bênção e a maldição. A bênção, se vocês obedecerem aos mandamentos de Javé seu Deus, que eu hoje lhes ordeno. A maldição, se não obedecerem aos mandamentos de Javé seu Deus, desviando-se do caminho que eu hoje lhes ordeno, para seguir outros deuses que vocês não conheceram.” Dt 11,26-28 Deus coloca para nós benção, se formos obedientes e maldição se eu for desobedientes.

Somos imagem e semelhança de Deus. A imagem depende de Deus, mas a semelhança depende de nós. Deus moldou Adão, tornando-o um ser vivo, mas mesmo diante de todos os outros seres viventes que foram criados, ele não encontrou ninguém que o fosse semelhante. Deus concedeu a Adão um sono profundo e ao acordar, viu ao seu lado, Eva, disse: "Esta sim é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque foi tirada do homem!" Deus criou o homem para que ele não ficasse só.

Ao passear pelo jardim, Eva deparou-se com a serpente, que disse que se ela começa da árvore da vida teria o conhecimento do bem e do mal. Eva, aceita a fruta, mesmo tendo Deus dito que não poderia comer. Perceba que Adão não estava junto de Eva quando esta foi tentada pela serpente. Muitas vezes, acontece o mesmo em nosso dias, onde a ausência tanto do esposo, quanto da esposa dentro do lar, faz com que o mal destrua o casamento. Onde um ao se perder, pode levar o outro.

Devemos buscar as coisas do alto. O pecado de Eva foi a desobediência. Estar em suas mãos a decisão. Não podemos usar as pessoas como moeda de troca, pois a traição é insinuada em diversas partes da sociedade. Não podemos permitir que Deus se afaste de nossas famílias.

Pais, corrigem seus filhos, não permita que a desobediência entre em seu lar, pois vocês sabem o que é o melhor para seus filhos. Na hora da correção é dor, mas lá na frente é agradecimento. Sem sabedoria jamais seremos felizes. Sem ela os casamentos não serão restaurados.

“A Sabedoria é resplandecente, não murcha, mostra-se facilmente para aqueles que a amam. Ela se deixa encontrar por aqueles que a buscam. Ela se antecipa, revelando-se espontaneamente aos que a desejam. Ela mesma vai por toda parte, procurando os que são dignos dela: aparece a eles bondosamente pelos caminhos, e lhes vai ao encontro em cada um dos pensamentos deles. O princípio da Sabedoria é o desejo autêntico de instrução, e a preocupação pela instrução é o amor. O amor é a observância das leis da Sabedoria. Por sua vez, a observância das leis é garantia de imortalidade.” Sb 6,12-13.16-18
"O casamento precisa ser alegria aos olhos de Deus."
 
 Aquele que ama deve instruir. Busquemos usar do dom da sabedoria. Falta nos casamentos a sabedoria, ou seja, sem pressa de viver, pois a vida a dois é complexa.

Precisa-se entender que tanto o homem, quanto a mulher, tem sonhos diferentes e é preciso aprender a lidar com as diferenças. Como que duas pessoas que pensam diferentes podem morar juntos e serem felizes? Com o uso da sabedoria.

Leve o casamento a sério, não brinque, pois Deus não brinca com você porque o que Deus uni o homem não pode separar. Pois o casamento é uma via de mão dupla, se uma ganha, são os dois que ganham, se um perde, são os dois que perdem.

As três colunas do casamento:
Indissolubilidade, onde nada poderá separar o que Deus uniu.
Fecundidade, o casamento envolve os filhos, se você não quer ter filho, não case.
Fidelidade, busque ser fiel a você, a Deus e ao seu esposo.

O casamento precisa ser alegria aos olhos de Deus. Edifique se casamento em Deus. Cuide do seu coração, pois ele é morada de Deus.

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!