segunda-feira, 23 de julho de 2012

Jovens, animai-vos uns aos outros

Dunga
Foto: Fotos CN/Maria Andrea
Esta é a última pregação do PHN e estou pedindo a Deus um milagre, pois, humanamente falando, temos uma tremenda responsabilidade. Com certeza, o PHN é o maior encontro de jovens deste país. Veja: não é o maior evento, mas é o maior encontro. Já viajei muito por outros países, mas, com exceção à Jornada Mundial da Juventude, não encontrei um encontro de jovens, pelo mundo afora, que reunisse tantos jovens como o PHN tem reunido a cada ano.

Por isso, eu preciso da ajuda dos meus irmãos e irmãs da Comunidade Canção Nova neste momento. Eu não posso assumir esta responsabilidade sozinho.

Sei que este PHN terá repercussão nacional pois uma multidão de jovens restaurados estão saindo daqui para ser a “Boa Notícia” a tanta gente necessitada de um testemunho de alegria e de fé.

A Palavra de Deus vem cuidar de nós. Veja o que está escrito em Hebreus 3,12: “Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade; que ninguém se afaste do Deus vivo”.

É preciso que você cuide deste seu irmão, deste amigo que Deus colocou ao seu lado. Há muita gente transviada, que vive numa espécie de “cegueira” e – pior de tudo - gosta de viver nesta escuridão. Hoje, Deus nos chama a cuidar uns dos outros.

Sabe por que você crê em Deus? Porque, somente pela sua própria força, você não conseguirá manter a “pose” [no sentido de posição]. A nossa responsabilidade, diante de vocês, é muito grande. Eu vi o PHN começar há 14 anos, sei como foi o início dele. Muitas pessoas me chamam de “louco”, mas, na verdade, o grande “louco” foi o Wellington Silva Jardim [o Eto] que acreditou, desde o início, e teve a ousadia de levar adiante a construção deste belo Centro de Evangelização.

Está vendo essa pessoa que aí ao seu lado? Ela pode ser o futuro Presidente da República. Sabia disso? Você pode estar ao lado daquela pessoa que descobrirá a cura para o câncer. Deus tem um maravilhoso futuro preparado para você. E sabe por que esta pessoa está aí? Porque, quando ela era desse “tamanhinho”, a mãe dela não a abortou.

A minha mãe não me abortou. Fui criado na pobreza, numa simples casinha de madeira, tendo como geladeira uma lata de banha, o colchão forrado por capim, tomando banho de bacia... Diante daquela nobreza de alma e daquela pobreza, minha mãe disse ao meu pai: “Chico, vamos encarar. O Dunguinha tem de nascer!”. Por isso, meu irmão, aqui vai um brado: “Aborto no Brasil, não!”, porque, senão, você não estaria aqui. As pessoas que aceitam este crime, é porque se tornaram endurecidas de coração. Afastaram-se do Deus vivo.

Gente, eu sou um animador. Quantas vezes eu animei encontros ao lado do fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib! Ele me dizia: “Você faz o seu, que eu faço o meu. Cada um faça o seu papel! Você anima e eu prego”. E, quando eu não animava direito, ele me corrigia: “Filho, o meu trabalho foi prejudicado pelo seu. Você não animou direito”. Pai, mãe, você precisa ser o primeiro animador do seu filho. Mais do que carro, dinheiro e tantas outras coisas, você precisa dar amor e presença ao seu filho, dizendo a ele: “Filho, Deus o abençoe. Eu o amo!”. Retomem essa missão que Deus lhes concedeu. Muitos filhos estão perdidos por aí pela falta de um “eu te amo” da boca de seus pais.

"Jovem, você é um projeto de Deus!" (Dunga)
Foto: Fotos CN/ Maria Andrea


O animador existe para nos levar a Deus. Cuidado! Existem “animadores” que querem nos levar para o mal. Quando alguém vier animá-lo para levá-lo ao pecado, diga: “Nesta, eu não caio mais”.

Nós não conhecemos o futuro, mas o poder da nossa oração, unida ao poder de Deus, pode transformar esta nossa nação. O que o Brasil tem de melhor não é o samba, o futebol nem as mulatas – apesar de tudo isso ser muito bonito. O que o nosso país tem de melhor é a sua juventude.

Ninguém é bom sozinho, gente! O que falta em mim, sobra no outro, e vice-versa.

Queria falar sobre o Homero, meu amigo. Ele foi meu técnico de futebol na várzea. E ele me disse: “Dunga, você até que joga bem, mas precisa aprender a cair”. Ele me ensinou a correr com as mãos para trás. Então, eu saía correndo e ele passava o pé para eu cair. O Homero me ensinou que eu não podia usar as mãos quando caísse, pois tinha de rolar na queda. Eu fui aprendendo a cair. Meus irmãos, para nós cristãos existe um jeito certo de cair. Quando você cair, faça-o de joelhos, diante do sacerdote, e busque o Sacramento da Reconciliação. Quanto tempo faz que você não se confessa?

Jovem, não entre na tristeza. Não “trave”. Saia desta posição de estátua! A depressão entre a juventude é uma triste realidade. Se você é um jovem “travado”, é porque lhe faltou presença e amor de pai e de mãe. Em Nome de Jesus, seja liberto de tudo o que tem travado a sua juventude. Jovem não foi feito para ser triste.

É fácil trabalhar com os jovens, porque eles são dinâmicos, alegres e têm esse desejo de somar. Sabe até quando você será jovem? Até quando for fácil trabalhar com você. No momento em que nos tornamos endurecidos pelo pecado, a nossa alma “envelhece”.

Muitos estão nascendo para Deus neste PHN. O Senhor quer abençoar a sua decisão, mesmo que ela seja de mandar embora, hoje, aquele namorado que só quer tratá-la como uma prostituta particular. Deus o abençoará e levará adiante esta sua decisão pela santidade. Creia nisso!

Certa vez, eu quis fazer um churrasco caprichado para meus amigos. Quis comprar um quilo de filé mignon. Fui ao açougue e pedi um quilo. O açougueiro me disse: “Você não pode levar assim. É preciso levar a peça inteira”. Daí, eu quis ver a carne e procurei por ela no açougue. Aprendi com o açougueiro que o filé mignon não fica exposto na frente do açougue, mas bem guardado dentro do freezer. Eu até quis tocar na carne, mas ele não deixou. Ele disse que bastava apenas olhar. Bom, moral da história: a carne “de segunda” fica exposta, a carne “de primeira” fica bem guardada. Deu pra entender?

Você, jovem PHN, é carne “de primeira”. Viva o pudor. Guarde-se castamente para o momento certo. Será lindo o ato sexual realizado no sagrado do seu lar, no leito conjugal, não nos “chiqueiros” que são os motéis onde acontece tanta impureza e profanação do sagrado que Deus criou.

Você precisa sair deste acampamento PHN aprendendo a ser decidido, resoluto. Você é um projeto de Deus. Não deixe o inimigo destruir o plano do Senhor para a sua vida. A vontade d'Ele é que nos animemos uns aos outros. Tudo isso, que agora está borbulhando dentro do seu coração, precisa ser consolidado pela bênção da Igreja que iremos receber ao final desta pregação.

Dunga
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!