quinta-feira, 19 de julho de 2012

Amizade: qual é o papel do meu amigo?

 
Para dizermos que a pessoa é nossa amiga é preciso primeiramente que eu tenha tido um encontro pessoal com ela e ela comigo. Antes de chamarmos amizade é preciso de um tempo para que a pessoa vá se mostrando seu amigo, constatamos isso, sobretudo nos desafios da vida. Infelizmente, a palavra amizade tornou-se banalizada e qualquer um chamamos de amigo.
Preciso dizer que amigo é algo sério, tão sério que a Palavra de Deus a compara com um tesouro. Pelas experiências negativas muitos estão feridos nesta área e se fecham as pessoas. Isto acontece quando eu me lanço demais em um relacionamento em que somente eu me dou e não espero o tempo para que seja amadurecida esta relação, que chamamos de amizade.
Olha o que a Palavra nos diz:
“Não abras teu coração a qualquer homem, para não acontecer que recebas uma falsa amizade, e, além disso, ultrajes”. (Eclesiástico 8,22)
Deixe este novo amigo ir mostrando para você que é seu amigo de verdade e vá regando esta nova relação ou antiga relação no clamor do Espírito de Deus. Pois, Ele é seu auxílio! Mas como descobrir que esta pessoa é minha amiga de verdade? Quando eu sei qual é o papel de um amigo.
Um amigo se doa em uma relação sem interesse algum. É livre! A liberdade é um ponto fundamental de uma verdadeira amizade, pois o amigo permite que você tenha outros amigos. O amigo sabe que não vai te perder, porque o sentimento e o afeto está gravado no coração e não há medo de perdas. Há confidência e intimidade na amizade. Se não há isso não há confiança e uma amizade sem confiança não é amizade!
Mas quero chamar a atenção para o ponto essencial para a amizade: o NÃO! O amigo é o primeiro a te dizer não! É o primeiro a falar a verdade para você quando não quer ouvir quando está errado, é o primeiro te corrigir. Não há respeito humano. Portanto, uma amizade que não pequenas tensões no sentido citado acima ainda é superficial e falta muito para se tornar amizade.
O papel do amigo é:
  • te deixar livre;
  • te amar sem interesse;
  • confidência;
  • intimidade
  • não ter respeito humano sabendo te dizer NÃO.
Rui Junio dos Santos
@junioae # tamu junto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!