quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Igreja celebra um novo tempo de conversão

Hoje, 13, a comunidade católica inicia o Tempo Quaresmal com a celebração da Quarta-feira de cinzas, momento em que os fiéis buscam a conversão e a oração. As cinzas recebidas pelos fiéis simbolizam o dever para com a conversão e mudança de vida.
Para o sacerdote da Comunidade Canção Nova padre Reinaldo Cazumbá, a Quaresma é um momento marcante para os católicos, pois retrata a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Muitos fiéis reservam os  quatro dias de Carnaval ou alguns dias para realizar um retiro espiritual e viver bem este tempo especial da Igreja.
“ A centralidade da Quaresma está na passagem de Morte e Ressurreição de Cristo, sendo o fundamento da vida cristã, por isso muitos fiéis fazem a opção de não participarem do Carnaval, mas passar este tempo rezando e se preparando para os 40 dias da espera da Ressurreição do Senhor”, disse padre Reinaldo.
O sacerdote reforça aos católicos que o gesto de impor as cinzas sobre a testa não é uma absolvição dos pecados, mas a abertura solene da Quaresma. Ao receber o sinal da cruz sobre a testa, pelas mãos do sacerdote, escutamos a frase: ‘Do pó tu vieste, do pó tu voltarás’ ou ‘convertei-vos e credes no Evangelho’.
“Essas palavras dizem aos cristãos que eles precisam abrir o coração para a conversão e a mudança que é a Quaresma. Perceberem a fragilidade humana e o pecado que levam o homem para  longe de Deus. A cinza simboliza o homem como pó, um homem fraco que depende de Deus”, refletiu o sacerdote.
A Quaresma é marcada por quatro pontos fundamentais: oração, jejum, penitência e caridade. Segundo o padre Reinaldo, o que leva as pessoas a mudarem de vida é a penitência, portanto é preciso que os cristãos façam além dela, também o jejum, principalmente nas sexta-feiras durante estes 40 dias.
“Gestos de caridade são demonstrações de conversão do coração do fiel, ou seja, as pessoas precisam se abrir para ver as necessidades do próximo. Por isso é marcado pela oração, vida de penitência e de caridade”, pontualizou o padre Reinaldo.
Para viver um boa Quaresma é necessário, realmente, desejar a conversão, e para isso é preciso fazer um boa confissão e ter momentos de vida em oração.
Fonte: blog.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!