quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ANS avaliará operadoras de planos de saúde

Programa terá indicadores que diferenciarão as organizações avaliadas, com o uso de referências mundiais

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quinta-feira a criação do Qualiss, programa que avaliará o desempenho assistencial dos prestadores de serviço na saúde suplementar.

Leia também:

O inferno astral das operadoras dos planos de saúde
ANS juntará plano de saúde com previdência privada

O programa terá indicadores que diferenciarão as organizações avaliadas, com o uso de referências mundiais. Serão analisados quesitos como efetividade, eficiência, equidade, acesso, centralidade no paciente e segurança. De acordo com a ANS, inicialmente o Qualiss focará na avaliação de hospitais, podendo ser estendido a outros prestadores de serviços de saúde.

A resolução que deu origem ao programa ficou em consulta pública durante 30 dias e recebeu cerca de 145 contribuições.

"O objetivo do programa é oferecer ao consumidor maior capacidade de escolha de seu plano de saúde, já que poderá avaliar a qualidade da rede associada a cada produto disponível no mercado, mudando o foco do preço para a qualidade do serviço prestado", disse o diretor de desenvolvimento setorial da ANS, Bruno Sobral, por meio de nota distribuída pela agência.

O Qualiss ainda terá um comitê gestor que analisará o programa e proporá medidas de aperfeiçoamento. O grupo será composto por representantes de operadoras de planos de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios, médicos e consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!