terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pe Pedro idealizador da Romaria do Frei Damião de Bozzano


Servir a Deus e ao seu Povo
         Quem conhece o Padre Pedro Antonio Filho se surpreende com ele a primeira vez que o encontra. Simples, comunicativo e descontraído, ele está sempre disponível para atender as pessoas quem entram em sua casa a todo instante. Do mais simples agricultor a políticos da região, ou da esfera nacional, todos recebem o mesmo tratamento e tem acesso ao padre.         Sua casa vive de portas abertas, a mesa sempre posta, e os que lhe procuram sentam á mesa e comem. è assim que ele vive seu dia-a-dia em São Joaquim. Irreverente, brincando com os seus interlocutores, quebra o clima de formalidade e cria um ambiente sem nenhum protocolo, mas sem perder respeito. E foi nesse clima de alegria, que ele falou sobre sua vida, seus anseios, suas realizações e seus projetos.

O PADRE


           
Pe. Pedro Antonio Filho, nasceu em 16 de julho de 1963 em Bonito – PE,
filho de Pedro Antonio da Silva e de Isabel Sabino de Barros, é o filho mais novo entre seis. “Desde criança dentro de mim havia um chamado: vem e segue-me. Escutei esse chamado com carinho e decidir servir ao Senhor’’ Apesar das dificuldades – por ser de família pobre, aluno da escola municipal e ir de encontro ao desejo do pai, que não aceitava que ele viesse a se tornar padre – Pedro iniciou a Faculdade de Filosofia no Seminário Arquidiocesano em Maceió – AL e concluiu teologia no ITER em Recife.


VOCAÇÃO

               Ordenou-se padre em 08 de dezembro de 1989, pelo Bispo Diocesano de Caruaru, Dom Augusto de Carvalho, por quem ele revela sentir muita gratidão.
Sua ordenação realizou-se na Paróquia de Bonito, na igreja Matriz de Nsa. Sra. Da Conceição – Para desempenhar a função de vigário administrador, onde ele permanece até hoje. A Primeira missa celebrada em São Joaquim aconteceu em 27 de dezembro do mesmo ano (1989), na igreja Matriz. De Origem simples, carismático, o jovem padre deu uma nova dimensão a comunidade católica de São Joaquim do Monte. Para
Pe. Pedro foi a meio a diversas dificuldades que iniciou a sua vida sacerdotal:
foi difícil assumir uma paróquia extremamente tradicional e conservadora, em uma cidade pequena e
por ser um jovem padre de visão avançada, aberto e amigo, quando o povo não estava preparado para acolher um padre moderno
” (Relata). 

A Romaria

  “De criança eu viajava com meu pai para Juazeiro do Norte, em Romarias, para visitar o Pe Cícero
Romão Batista. Daí fui crescendo participando desse ritual de fé. Depois de ordenado, continuo com o mesmo desejo de estar no meio do povo mais humilde, que caminha guiado pela fé.
Foi quando surgiu a idéia, no Juazeiro, de convidar Frei Damião, para realizar as santas missões em São Joaquim. No ano de 1993, realizamos a primeira Romaria, juntamente com ele e aí marcamos as Romarias Para o mês de agosto, e assim realizamos até hoje”
          No inicio, a Romaria contava apenas com algumas centenas de fieis, que vinham de Alagoas e Pernambuco.  Hoje, são mais de 70 mil romeiros. O Evento, além de triplicar a população da cidade, gera empregos temporários e renda, e reforça a Fé que transforma a vida do povo. “A Romaria de Frei Damião será o futuro de São Joaquim do Monte”.
Profetiza Pe. Pedro. O evento já consta no calendário turístico religioso da Empetur.

Fonte: www.romariadefreidamiao.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!