terça-feira, 3 de maio de 2011

É feliz quem a Deus se confia

“Isto diz o Senhor: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar-se na secura do ermo, em região salobra e desabitada.” (Jeremias 17,5-6) Se nossa confiança não estiver no Senhor, seremos um árvore que irá murchar, que irá desistir.

Hoje cantamos no salmo "É feliz quem a Deus se confia!" (Sl 1). Eu não sei qual é a luta que você tem travado, a realidade de decepção, de solidão ou até mesmo se você se sente abandonado por Deus, mas tenha certeza de uma coisa: Deus cuida de você!

Madre Teresa de Calcutá, nas cartas que enviava para seu diretor espiritual, testemunhou que viveu 50 anos sem sentir o consolo de Deus, mas quem olhava para ela via o consolo de Deus. Ela diz que teve alguns momentos de luz e que os aproveitava ao máximo, mas na maior parte do tempo ela não sentia o consolo do Senhor, contudo tinha no coração a certeza de que Deus Pai estava com ela, de que Ele não a havia abandonado. E hoje ela se tornou um grande exemplo para todos nós, sua imagem ainda ecoa, e a única coisa que fazia com que ela mantivesse essa certeza [de que Deus estava com ela] era a decisão que ela havia tomado de confiar no Senhor.

Se tivermos essa decisão, venha o que vier, permaneceremos firmes! "Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar. Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar" (Sl 1).

Confie em Deus, pois essa é a melhor opção que você faz em sua vida! Diante desse Evangelho, percebemos que não foi a pobreza que conduziu Lázaro ao céu, mas a humildade. E que não foi a riqueza que impediu o rico de entrar no céu, mas o seu egoísmo e sua infidelidade. Ele não conseguia enxergar o outro, seus bens se tornaram um mal, pois se nossos bens materiais não servem para gerar o bem, eles nos afastam de Deus. O que o separou de Deus Pai não foi a riqueza, mas o seu egoísmo.

Um exemplo de confiança é Jó, que perdeu tudo e permaneceu confiante no Senhor, mesmo depois de ter perdido bens, família, ele continuou sendo fiel a Deus.

Sua confiança não pode estar nas coisas desta terra, na carne, mas sim no Senhor! O Senhor quer nos libertar do medo e da escravidão que o mundo quer nos impor. A confiança em Deus nos faz felizes, mesmo nas tribulações, pois Ele nos dá a garantia: "Que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós" (Rm 8,18).

Não podemos ter o olhar em nossos problemas; precisamos ter os olhos voltados para as promessas do Senhor. Eu não quero amortecer o seu sofrimento, eu estou dizendo isso porque esta é a nossa esperança. Jesus foi preparar um lugar para mim e para você e todo o sofrimento que vivemos vai passar.

Confie no Senhor, pois esta confiança vai impedi-lo de abandoná-Lo. Existe uma promessa que vai se cumprir em sua vida, abandone-se em seu Senhor. Não deixe que seus bens sejam um mal para você, mas que sejam um instrumento de Deus na vida das pessoas, como canal da providência. Nós podemos partilhar o que temos e ser presença de Deus na vida das pessoas.

Madre Teresa poderia ter não ajudado os pobres, pois ela vivia na escuridão, mas ela quis ser luz. Seja luz para os outros você também! Seja reflexo d'Aquele que é a Luz.

Que Deus cuide de você e de cada detalhe da sua vida. O Senhor não quer perder nenhum daqueles que o Pai confiou a Ele, Jesus não quer perder você, nem sua família e aqueles a quem você ama.

Pe Roger Luiz
Transcrição e Adaptação: Regiane Calixto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelize conosco.
Seu comentário é muito Importante.
Deus o abençõe!