quinta-feira, 23 de maio de 2013

Preservação Ambiental: um dever de todos

Preservação ambiental é a prática de preservar o meio ambiente. Essa preservação é feita para beneficiar o homem, a natureza ou ambos. A pressão por recursos naturais muitas vezes faz com que a sociedade degrade o ambiente a sua volta, por isso é essencial as medidas de preservação do meio ambiente.
protecao-ambiental
A preservação ambiental é uma preocupação crescente por parte das pessoas, organizações e governo.  Desde os anos 60, a atividade de organizações de proteção do meio ambiente vem atuando em favor da preservação ambiental, para tentar garantir que tenhamos um planeta ambientalmente mais sustentável. A preservação ambiental é um dever de todas as pessoas.
Desde o início do século XXI, os governos e organizações do mundo inteiro tem tentado colaborar entre si, fechando acordos de preservação ambiental que visam melhorar a nossa utilização do planeta nos anos que virão. Porém, infelizmente, a tentativa de preservar o planeta tem tido pouco sucesso entre governos. Os grandes encontros ambientais, como o Rio+20, tem gerado muito pouco resultado em termos de ações de preservação ambiental.

Algumas dicas de preservação ambiental

Conheça o problema: como você poderá preservar o planeta se não souber qual é o problema da degradação ambiental? Se informe sobre o que polui, o que é prejudicial e o que não é. O portal sustentabilidade do esobre, é uma ótima fonte de conhecimentos sobre o que podemos fazer para preservar nosso planeta.
Transporte: um dos principais impactos que nós, seres humanos, temos no planeta é a maneira como nos movimentamos. O desperdício de energia que acontece em nossos carros e outros meios motorizados é imenso. Procure ir a pé até a padaria, em vez de tirar o carro da garagem. Utilize o transporte público, se este for utilizável (em alguns casos, além da violência, não há qualidade de transporte público). Pressione o seu governo local para a construção de ciclovias, e melhora do transporte público.
Energia elétrica: se for possível, considere a ideia de utilizar painéis solares em sua casa, para o chuveiro. Desligue as luzes em ambientes em que não tem ninguém. Acho impressionante como as pessoas tem o mal hábito de deixar luzes ligadas na casa inteira.
Água: mesmo em regiões onde a água potável ainda é abundante, é importante evitar o desperdício. Água limpa é um bem precioso, que deve ser poupado. Se todo mundo diminuir 2 minutos do tempo de banho, podemos poupar milhões de litros de água diariamente, somente no Brasil.
A preservação ambiental depende de cada um de nós. Se você começar a agir agora mesmo, estará fazendo sua parte para preservar o meio ambiente.

Site vai unificar pagamento do INSS, FGTS e IR das domésticas

O governo federal vai lançar, na primeira semana de junho, um site na internet para unificar o recolhimento do INSS, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e do Imposto de Renda dos trabalhadores domésticos. Segundo a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o sistema é simples e vai facilitar as relações entre empregador e trabalhador.


“O empregador poderá registrar os seus empregados. Isto vai gerar uma folha de pagamento por empregado e possibilitará a unificação do pagamento das contribuições e impostos relativos à relação de trabalho”, explicou Gleisi durante coletiva, após entrega ao Congresso de documento com sugestões do governo sobre a regulamentação do trabalho doméstico. Segundo ela, o portal na internet será mantido pela Receita Federal, em conjunto com os ministérios do Trabalho e da Previdência.

A ministra explicou que, até a votação da Emenda Constitucional 72 pelo Congresso, não será possível o pagamento unificado, mas o portal estará no ar para que as pessoas possam conhecê-lo e aprender a usá-lo. Por meio da internet, o empregador poderá controlar todas as obrigações trabalhistas e fiscais e fazer o cálculo automático dos valores e emissão de guia de recolhimento com código de barras.

A Palavra meditada, hoje, está em Atos dos Apóstolos 16,6-10.


"Deus, em Sua sabedoria, sabe o momento certo para que as graças aconteçam", afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN




Na Palavra que Deus preparou para nós, neste dia, vemos que Ele pode nos impedir de fazer coisas boas para as pessoas. Paulo, Timóteo e Lucas queriam pregar a Boa Nova em duas regiões, porém o Espírito Santo os impediu, pois sabia que ainda não era o momento correto para lançarem as sementes do Evangelho naquele terreno, pois ainda não estavam preparados. Da mesma forma, Deus age em nossa vida, todos os dias, seja abrindo ou fechando portas, dizendo 'sim' ou 'não' para nossos pedidos.

Para sabermos o caminho que o Senhor quer para nossas vidas, precisamos estar atentos aos sinais que Ele nos envia.

Após o Espírito Santo impedir que eles parassem naquelas regiões, Deus, por meio de uma revelação, mostrou a Paulo para onde ele deveria ir. Então, Paulo e seus companheiros tiveram o discernimento de entender o que o Espírito Santo falava ao seus corações.

Da mesma forma, o Paráclito quer agir em nós. Porém, muitas vezes, ficamos chateados com os 'nãos' que recebemos de Deus, por não entender que algo maravilhoso Ele nos reserva.

Por termos fé em Cristo e sabermos que o bem precisa ser feito, queremos, às vezes, abraçar o mundo sozinhos, assumindo muitas responsabilidades dentro da Igreja ou de um relacionamento. Isso esgota as nossas forças e nos torna pessoas amargas, fazendo com que fiquemos cansados de tudo.

Meus irmãos, mesmo para fazer o bem nós precisamos saber se é isso que Deus quer de nós. Ao mesmo tempo, precisamos ter maturidade para entender que, se o Senhor não quer que façamos aquilo ou se Ele concedeu à outra pessoa o que nós pedimos, é porque não é o melhor para nós naquele momento.

Deus Pai, em Sua sabedoria, conhece o momento certo para que as graças aconteçam. Ele prepara as pessoas e o terreno, por meio do Espírito Santo, para receberem os melhores frutos.

Para cada momento o Altíssimo tem algo preparado. Um exemplo é a Sagrada Escritura, pois ela não foi entregue pronta nas mãos do homem. Deus, por meio do Espírito Santo, inspirou, no coração dos escritores sagrados, o que eles deveriam escrever, cada um em seu tempo e cada texto para um momento.

Precisamos, constantemente, pedir que o Espírito Santo de Deus nos ilumine para entendermos que as portas fechadas que aparecem em nossa vida devem-se ao fato de Ele estar preparando algo infinitamente melhor para nós.

Peça a Deus o dom do discernimento. Não fique preso ao que você já tem ou àquilo que não conseguiu alcançar. Siga firme no caminho que Ele preparou para sua vida, com a certeza de que o melhor sempre virá.

Roguemos sempre para que o Espírito Santo nos ilumine e nos faça ver o que o Senhor quer de nós em cada instante das nossas vidas.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova


Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa: