domingo, 27 de maio de 2012

O Espírito Santo nos transforma

         Padre Roger Luis
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com


Bom dia, estou muito feliz em está aqui com vocês, e desde já os convido a pegar comigo no evangelho de Marcos e lê comigo. 

"Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: “Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, e ele preparará teu caminho. Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele”. Assim veio João, batizando no deserto e pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados. A Judéia inteira e todos os habitantes de Jerusalém saíam ao seu encontro, e eram batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. João se vestia de pêlos de camelo, usava um cinto de couro à cintura e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Ele proclamava: “Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo”. (Mc 1, 1-8)

Esta palavra está relacionada com o ministério de Jesus, o Senhor veio ao mundo para batizar as nações no Espírito Santo, nos Atos dos Apóstolos encontramos também esta certeza. "Então, eu me lembrei do que o Senhor havia dito: João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo". (At 11, 1-16) 

Deus enviou o Espírito Santo para renovar toda a face da terra, ou seja a todos, não somente aos judeus, mas também aos pagãos, por isso, São Paulo, no final de seu ministério se dirigiu a Roma que era a capital do império, significava o coração pagão do mundo, ele queria levar o Espírito Santo a todos os pagãos, a todo mundo. 

A promessa do Espírito Santo é para você, para mim, para todos, não somente para os católicos, carismáticos, membros de novas comunidades, ela é para todos. O Espírito Santo é uma promessa, e assim, batizados no Espírito teremos vida nova, seremos conduzidos a vontade de Deus. 

O batismo no Espírito Santo, trata-se de uma graça do Senhor, o recebemos para nos tornamos testemunhas de Cristo. Este batismo não é sacramental, na teologia de São Lucas, o batismo no Espírito Santo é a experiência de pentecostes.
O batismo no Espírito Santo, repito não é sacramental, mas sim, um renovar a partir da experiência do Pentecostes, por isso, precisamos desejá-lo sempre, e podemos receber está graça sempre! A ação de Deus em nossa vida, a partir do batismo no Espírito Santo é algo simples, confundi inclusive muitos “letrados”. Sobre o batismo no Espírito Santo, Karl Rahner, um grande teólogo católico, afirmou que não se pode contestar que o homem tenha experiências de graça que lhe dão uma sensação de libertação, estas abre a horizontes completamente novos, transformando-o sua atitude cristã mais íntima, e que nada impede de chamar tais experiências de batismo do Espírito. 
Lembro-me da minha primeira experiência, estava no grupo de oração, e algumas pessoas estavam rezando pedindo o batismo no Espírito Santo, eu desejei imensamente recebê-lo, ocorreu que uma pessoa simples, rezou por mim, recebi de uma forma nova o Espírito Santo. 
Há alguns dias novamente fui batizado no Espírito Santo, eu estava no meu quarto, lendo a palavra de Deus, e fui tomado novamente pela graça do Espírito Santo, e fui tomado por um amor imenso ao Senhor, e este renovou meu desejo de santidade. Precisamos desejar todos os dias uma experiência nova com o Espírito Santo. 

Tenho desejado todos os dias o batismo no Espírito Santo, e digo a você, se seu casamento não vai bem, se você está tendo muitas dificuldades, peça o Espírito Santo, renove a sua vida, a partir dele, pois o Senhor faz nova a todas as coisas.

"O Espírito Santo fará de você um profeta!" afirma Padre Roger Luis
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

Meus irmãos, estamos vivendo tempos difíceis, e se torna cada vez mais urgente vivermos uma vida nova, Deus quer começar uma obra nova a partir de nós. Esta é a vontade de Deus para nós, vivermos segundo o Espírito, neste tempo onde cresce o ateísmo, o materialismo, onde reina uma vontade por religião light, sem comprometimento, estamos cada vez mais encurralados, porém, não podemos temer, pois Deus pode nos salvar, e quer nos dar uma vida nova, uma coragem nova, pelo Espírito Santo.

Quando experimentamos o Pentecostes, somos atingidos por uma profecia nova. Podemos ver neste tempo homens que testemunham fielmente o seguimento ao Senhor, um destes que apresento a vocês é o nosso Santo Padre Bento XVI, este homem é cheio do Espírito Santo, por isso mesmo ele tem sido imensamente atacado. Suas palavras, sua vida é cheia do Espírito Santo. Dia 16 passado ele afirmou em sua Catequese que: “O Espírito de Cristo se torna a força da nossa oração "fraca", a luz da nossa oração "apagada", o fogo da nossa oração "árida", doando-nos a verdadeira liberdade interior, ensinando-nos a viver enfrentando as provas da existência, na certeza de não estarmos sós, abrindo-nos aos horizontes da humanidade e da criação " que geme e sofre as dores de parto" (Rom 8,22)”.

Outro exemplo foi a Virgem Maria, ela que cheia do Espírito Santo, apenas cumprimentou sua prima Isabel, e esta foi batizada no Espírito Santo. A Virgem Maria repleta do espírito, aquela que o Senhor realizou tantas maravilhas em sua vida, nos ensina a abrirmos ao Senhor, para comunicar a todos o seu Espírito Santo, e vivermos segundo o poder do alto. 

Se você quer ser um homem, uma mulher cheio (a) do Espírito Santo, diga comigo: O espírito de Jesus é a força da nossa oração fraca, a luz da nossa oração apagada, a força da nossa oração árida, é ele quem nos leva a experimentarmos a verdadeira experiência de filhos de Deus. 

Meus irmãos, tenha certeza que a Igreja precisa de um perene pentecostes, de uma graça continua e transformadora, e esta graça é urgente, e para agora. Experimentar a graça do Espírito Santo, é experimentar o poder o alto em tudo aquilo que realizamos, fazemos e somos. 

Pergunto: Você quer ser cheio do Espírito Santo? Quer fazer a experiência de pentecostes e ser sinal profético para o mundo, renunciando o pecado, a uma vida norma?

Quer viver uma vida nova?

Saiba que a sua vida mudará. Deus fará da sua vida uma profecia, pois receber o Espírito Santo, é receber uma vida profética! 

Se você quer diga ao Senhor, fale com Ele sobre sua vontade de receber o Espírito Santo e ser batizado nele. Abra-se a graça nova que o Senhor quer realizar em você, reze portanto, suplicando ao Senhor a graça de uma vida nova, de um perene pentecostes, para que você seja um grande sinal da presença e da graça do Senhor.

Vem Espírito Santo!

Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=2684&pre=7469&tit=O%20Esp%EDrito%20Santo%20nos%20transforma

Pentecostes: Festa da comunicação


Deus comunica-se com Seu povo

Festa da comunicação, da presença do Comunicador de Deus, presente no Espírito Santo. Com Ele, a Palavra de Deus tem dimensão globalizada. Palavra que atinge o mundo com força transformadora, provocando mudanças de atitudes. É como o caminho virtual da nova comunicação, passando pelas fibras óticas, chegando instantaneamente aos quatro cantos do mundo.

Pentecostes tem dimensão de solidariedade, cultura de paz, aglutinador, reunindo nele todos os povos para vivenciar a Páscoa do Filho de Deus. Aí está a fonte da salvação e da vida plena para todos. É a plenitude da comunicação do divino com o humano, possibilitando vida mais digna, fraterna e feliz.

Em Pentecostes se celebra a vinda do Espírito Santo, fato este narrado pela Bíblia, quase como uma releitura do acontecido no Monte Sinai, quando Moisés recebe de Deus as Tábuas da Lei. Agora é um novo Sinai que acontece, é Deus vindo comunicar-se com Seu povo para confirmá-lo na missão.

Assista: "Renovados para testemunhar Jesus", com padre José Augusto 


Falamos aqui sobre o início da ação da Igreja como evangelizadora e instrumento de vida para os que creem. Para isso ela usa a linguagem da comunicação apresentando as propostas do Reino de Deus. A presença do Espírito Santo é a força inspiradora dessa linguagem que atinge os corações.

A paz, o shalom em hebraico, tem o sentido de completar o valor justo, o vazio deixado pelo objeto tirado. Assim entendemos que ela, trazida pelo Espírito Santo, é a eterna harmonia com Deus, com as pessoas e com o universo. Isso deve ser o sonho de todas as pessoas que têm a marca da esperança de um mundo melhor.

Deus, em nossa vida, é a presença da paz e da esperança. Toda comunidade pascal é portadora de paz, sinal da ação do Espírito que faz passar da morte para a vida todo o universo. É uma mensagem que deve combater as forças do mal que fragilizam a dignidade humana. Para isso, o Espírito Santo vem ser a marca unificadora da diversidade na unidade, abrindo portas de vida nova para o mundo.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba - MG

Como receber o Espírito Santo?


O Dia de Pentecostes

O Santo Pentecostes é celebrado no quinquagésimo dia da Páscoa. Para os judeus, era a festa do dom da Lei de Moisés: cinquenta dias após a saída de Israel do Egito, o povo chegou ao pé do Sinai e, aí, recebeu a Lei e, pelo pacto da Aliança, tornou-se para sempre o povo de Deus. É também a festa das primícias: na Terra Santa, o Pentecostes era comemorado no tempo da colheita da cevada. Levavam-se, então, os primeiros frutos da terra para o Templo de Deus.

Foi no dia de hoje, no Pentecostes dos judeus, quando os apóstolos estavam reunidos em Jerusalém, que o Senhor Jesus, que já tinha soprado Seu Espírito sobre os Doze (representando a Igreja toda), agora efundiu de modo portentoso, como no Sinai (vento, fogo, tremor de terra), o Espírito Santo, marcando o início da missão da Igreja de anunciar e testemunhar o Ressuscitado até os confins da Terra.

O Espírito é a própria vida que agora preenche e sustenta Jesus Ressuscitado, de modo que receber o Espírito é receber a própria vida de Jesus, Sua energia e potência de ressurreição. Para compreender numa linguagem de hoje: o Espírito é um "vírus", o "vírus" de Cristo morto e ressuscitado. O que esse "vírus bendito" faz? “Cristifica-nos”, isto é, vai nos impregnando da vida, dos sentimentos e atitudes de Cristo Jesus.

É um processo que chega ao máximo após a morte: esse Espírito virótico nos transfigura totalmente, corpo e alma, segundo o Cristo na Sua morte e ressurreição: a alma logo após a morte; o corpo, no final dos tempos, juntamente com toda a humanidade, toda a criação e toda a história. 

Assista: "Recebereis o Espírito Santo", com padre Paulo Ricardo 


Mas como se recebe este Espírito? Como entrar naquela experiência que os apóstolos tiveram quando Jesus soprou sobre eles e lhes deu o Espírito de paz e perdão dos pecados? A resposta é: pelos sacramentos da Igreja. Eles são os gestos de Cristo Ressuscitado, que até a consumação dos séculos agirá na Sua Comunidade e em cada discípulo Seu. Em cada sacramento, invariavelmente, o Pai derrama o Espírito do Filho para transfigurar o cristão em Cristo, de modo que, inserido no Seu Corpo glorioso, isto é, na Igreja, tenha acesso ao Pai.

Vejamos: no Batismo, o Espírito é dado na água, como vida nova em Cristo ("Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura"); na Crisma, é dado no óleo, como força para edificar a Igreja e testemunhar diante do mundo que Jesus é Senhor ("Não recebestes um espírito de temor, mas o Espírito de força..."); na Eucaristia, Ele impregna o pão e o vinho, até transformá-los no Corpo e no Sangue do Senhor, pleno de Espírito de vida eterna ("Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna. É o Espírito quem dá vida..."); no Matrimônio, é dado como Espírito de amor que une o Cristo e a Igreja como Esposo e Esposa numa nova e eterna Aliança, fazendo com que marido e mulher vivam o amor como sacramento da aliança esponsal entre Cristo e Sua Igreja católica ("Maridos, amai vossas esposas como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela...").

Na Ordem, os Bispos, sacerdotes e diáconos recebem o Espírito pela imposição das mãos, para serem presença do Cristo cabeça, mestre e sacerdote do rebanho ("O Espírito do Senhor repousa sobre mim porque o Senhor me ungiu...); na Penitência, o Espírito é dado pela imposição das mãos para o perdão dos pecados ("Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados"); na Unção dos Enfermos, o Espírito é dado como alívio e cura interior, para que o cristão que padece possa unir-se à cruz do Senhor ("Completo na minha carne o que faltou à paixão de Cristo...)".

Pois bem, durante toda a nossa existência, o Espírito do Senhor vai dando testemunho de Jesus no mais íntimo de nós e nos vai transfigurando no Cristo. Sejamos dóceis à ação d'Ele. Se o Espírito é um "vírus bom", o pecado é uma vacina ruim, que impede o vírus de agir e o deixa incubado em nós, sem produzir seus frutos... Por isso, São Paulo nos convida a viver não segundo a carne (= pecado), mas segundo o Espírito que habita em nós.

Sejamos gratos ao Senhor que nos cumulou com o Seu Espírito e sejamos dóceis à Sua ação em nós.

Dom Henrique Costa - Bispo Auxiliar de Aracaju
www.domhenrique.com.br

terça-feira, 22 de maio de 2012

Bento XVI pede uma nova geração de católicos para renovar à Igreja

Vaticano, 18 de maio de 2012 (ACIDIGITAL) - Ao receber esta manhã a um grupo de Bispos dos Estados Unidos, o Papa Bento XVI alentou a uma nova geração de católicos, sustentados em um forte patrimônio cultural e espiritual, que permita a renovação da Igreja.

Isto indicou o Papa em seu discurso ao último grupo de prelados norte-americanos que realizam sua visita quinquenal ad limina a Roma. Em encontros anteriores, diversos grupos de bispos sublinharam a importância de preservar e fomentar o dom da unidade católica, como condição para o cumprimento da missão da Igreja nos Estados Unidos.

Respondendo a esta preocupação, Bento XVI se referiu em seu discurso à necessidade de incorporar à Igreja nos Estados Unidos o patrimônio de fé e cultura contribuído pelos imigrantes católicos.

O Papa elogiou o trabalho realizado pela Igreja norte-americana para responder ao fenômeno da imigração: "a comunidade católica nos Estados Unidos continua, com grande generosidade, recebendo ondas de novos imigrantes, proporcionar-lhes assistência pastoral e assistência econômica, mas acima de tudo do ponto de vista humano. Assim, isto é de profunda preocupação para a Igreja, uma vez que implica garantir o tratamento justo e a defesa da dignidade humana dos imigrantes.".

A Igreja nos Estados Unidos, disse o Papa, está chamada a "a abraçar, incorporar e cultivar o rico patrimônio de fé e culturas presentes em muitos grupos de imigrantes, incluindo não apenas os de seus próprios ritos, mas também o crescente número de hispânicos, asiáticos e africanos católicos".

"A árdua tarefa de pastoral em promover uma comunhão de culturas dentro de suas igrejas locais deve ser considerada de particular importância no exercício do seu ministério a serviço da unidade".

"Esta diaconia da comunhão implica mais do que simplesmente respeitar a diversidade linguística, promovendo as sadias tradições, e o fornecimento dos necessários programas e serviços sociais. Também exige um compromisso com a pregação contínua, as catequeses e atividades pastorais destinadas a inspirar todos os fiéis num sentido mais profundo da sua comunhão na fé apostólica e sua responsabilidade para com a missão da Igreja nos Estados Unidos", acrescentou Bento XVI.

Bento XVI ressaltou logo que "a imensa promessa e as energias vibrantes de uma nova geração de católicos estão esperando para ser aproveitados para a renovação da vida da Igreja e da reconstrução das camadas da sociedade americana".

Sobre a vida religiosa, o Papa expressou sua "profunda gratidão pelo exemplo de fidelidade e abnegação dado pelos muitos consagrados e consagradas em vosso país, e unir-me a eles em oração neste momento de discernimento espiritual que produzirá frutos abundantes para a revitalização e fortalecimento de suas comunidades em fidelidade a Cristo e à Igreja, bem como aos seus carismáticos fundadores".

"A necessidade urgente em nosso tempo de testemunhos credíveis e atraentes para o poder redentor e transformador do Evangelho torna-se essencial, para recapturar um sentido de beleza sublime e de dignidade na vida consagrada, rezar pelas vocações religiosas e promovê-los ativamente, enquanto reforçam-se os canais existentes de comunicação e cooperação, especialmente por meio do trabalho do vigário ou delegado para os religiosos em cada diocese", afirmou.

Quando o Vaticano ordenou uma séria avaliação da vida das religiosas nos Estados Unidos, o Santo Padre reafirmou sua "Em nossas conversas, muitos de vocês falaram de sua preocupação em construir relações cada vez mais fortes de amizade, cooperação e confiança com seus sacerdotes. No presente momento, também, exorto-vos a manterem-se particularmente próximo dos homens e mulheres em suas Igrejas locais que estão empenhados em seguir Cristo sempre com maior perfeição na generosidade abraçando os conselhos evangélicos".

O Papa expressou logo sua esperança de "que o Ano da Fé, que será aberto em 12 de outubro deste ano, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, desperte um desejo por parte de toda a comunidade católica americana de se reapropriar, com alegria e gratidão, do tesouro inestimável da nossa fé".

Para concluir Bento XVI disse que "com o enfraquecimento progressivo dos valores tradicionais cristãos, e a ameaça de uma temporada na qual nossa fidelidade ao Evangelho pode nos custar muito caro, a verdade de Cristo não apenas precisa ser compreendida, articulada e defendida, mas proposta com alegria e confiança, como a chave para a realização humana autêntica e para o bem-estar da sociedade como um todo".

Novo jogo sobre a vida de Jesus no Facebook leva o Evangelho aos usuários das redes sociais

Washington DC, 21 de maio de 2012 (ACI/EWTN Noticias) - A empresa Lightside Games criou o primeiro jogo sobre a vida de Jesus para a rede social Facebook, denominado "The Journey of Jesus: The Calling" (A viagem de Jesus: O Chamado), que permitirá aos usuários "superar obstáculos, cumprir missões e participar de milagres".

Em declarações ao grupo ACI, Brent Dusing, fundador e CEO da Lightside Games, assinalou que "há histórias que precisam ser contadas em jogos, e não há muitos jogos onde se possa fazer realmente coisas boas e positivas desde um ponto de vista cristão".

A empresa teve grande êxito com seu primeiro jogo no Facebook, que abordou a vida de Moisés e contou com mais de 2 milhões de jogadores.

Dusing disse ao grupo ACI que a resposta por parte dos usuários da rede social "foi realmente fenomenal. Acredito que há uma grande quantidade de pessoas que estão realmente famintos por isso, que é o que nossos jogadores nos dizem".

O líder da Lightside Games guarda a esperança de que o novo jogo sobre a vida de Jesus levará o Evangelho a quem, talvez não o conheceria de outra forma.

"Para muitos de nossos jogadores, esta é a única oportunidade que terão para escutar esta mensagem. Sabemos por alguns deles que será a única ocasião que terão para ver esta história".

O jogo segue a vida de Cristo durante seu ministério público, desde o ponto de vista de um personagem cujo nome é obtido a partir do perfil do usuário do Facebook. O jogador compila itens e os troca com seus amigos do Facebook para avançar ao longo da missão de Cristo.

Enquanto que jogo original permitia o usuário jogar como Moisés, "A viagem de Jesus", permite aos jogadores "conectar-se com elementos de emoções humanas reais", ao jogar e interatuar com Jesus com seus próprios nomes.

Apesar de que o jogo esteja destinado a ser entretido, Dusing disse que ele preparou a história a partir da Bíblia, para assegurar de que a mensagem seja correta.

Ao completar uma série de tarefas e desafios, enquanto interatua com os apóstolos e outros jogadores, assim como com Cristo, o usuário pode testemunhar o ministério público de Jesus e participar de sua missão.

"A viagem de Jesus" pode-se jogar gratuitamente, mas há uma opção para comprar materiais para completar o jogo mais rapidamente. Os recursos de alguns itens especialmente desenhados serão doados à Compaixão Internacional (ou Compassion International como é conhecido em inglês), um grupo cristão sem fins lucrativos dedicado a prover ajuda para crianças desfavorecidas em todo mundo.

Cabe esperar que o novo jogo se torne tão popular como o original sobre Moisés, que chegou a todos os continentes, e está disponível em inglês, espanhol, francês, alemão e português.

Para ver o novo jogo visite: https://apps.facebook.com/journeyofjesus/

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vale apena conferir

Mulher objeto não! Mulher templo do Espírito Santo!


 

“Acaso ignorais que vosso corpo é templo do Espírito Santo que mora em vós e que recebestes de Deus? Ignorais que não pertenceis a vós mesmos?” 1Cor 6,19


Este versículo faz parte da passagem bíblica: 1Cor 6,12-20 que fala ao ser humano no geral. Entretanto, hoje falaremos para as mulheres. Se você homem quiser ler, seja bem vindo, afinal o relacionamento é feito pelos dois sexos criados por Deus: masculino e feminino, homem e mulher. Não existe outro sexo.

É triste ver uma sociedade em desordem política, econômica e social. Quando a nação se encontra num caos assim, a impressão que se tem é que este cenário está desprotegido, levando-nos a pensar que não tem mais jeito. Outra realidade é preocupante: a existência de uma “civilização de coisas” e não de pessoas, voltada para o material e para o desejo. A sexualidade humana vem  sendo apresentada de maneira descartável, onde a mídia nos induz a um conceito contrário ao ensinamento de Deus, incentivando através de campanhas “o sexo seguro e relações livres”, nos dizendo: use camisinha e faça sexo com quem quiser, mas proteja-se.

Por isso hoje escrevo diretamente para as mulheres!
É hora das mulheres tomarem posse deste bem que é a sexualidade; protegendo o que é próprio do sexo feminino. Proteger a sexualidade é uma atitude essencial nos dias de hoje. É preciso ter coragem para “nadar contra a correnteza”, utilizando da liberdade que Deus nos concedeu.
Você, mulher, é livre para fazer as suas escolhas diante daquilo que a sociedade apresenta como modismo, evolução. Essa mesma sociedade afirma que conhecer alguém significa ficar, beijar e transar; pois o que vale é curtir o momento e agir assim sem discriminação é normal, “é outra época!”, “uma nova mentalidade!”.

Viver assim é o normal?  Não.

Tudo isso em resumo é um incentivo ao sexo sem compromisso. Estamos vivendo um tempo de caos moral que abala a família, a sexualidade comparada a um produto, do mesmo modo que se troca de celular, o incentivo é trocar de parceiros.

É isso que os pais querem para os filhos? Também não.

Em meio a essa bagunça Deus nos apresenta a castidade!

Como conseguir viver esta castidade?
Primeiro passo: é preciso uma retomada de valores sobre a maneira de se vestir : desde as peças intimas ao traje de gala, passando pelas roupas para trabalho, estudo, esporte, piscina, praia e balada. É a primeira mudança: de dentro para fora, o exterior reflete o interior.
Mulher, você não pode ser vista como objeto sedutor, símbolo sexual. É hora de ser símbolo educador, sinal de ternura, delicadeza, carinhosa, forte e materna. Você não pode ser comparada a um “copinho descartável”: usada, amassada e jogada fora. Ninguém precisa se sentir assim, ninguém quer se sentir assim.

“De fato, fostes comprados, e por preço muito alto! Então, glorificai a Deus no vosso corpo” 1 Cor 6,20
Quando um não quer dois não fazem! Estamos desafiando você mulher a retomar a verdadeira beleza que é a sexualidade.
É urgente que se tome posse deste bem. Decidindo-se viver conforme a orientação de Deus que a Igreja propõe!
Restando ao homem respeitar a mulher sobre a sua decisão de viver a vida sexual somente no sacramento do matrimônio, pois quem ama espera. Aí acontecerá o respeito para com a criação que é o “corpo humano”.

Mulher, você é templo do Espírito Santo!

Tem Jeito!

Carla.

DEPRESSÃO, E AGORA?

Hoje em dia já não é tão difícil falar sobre a depressão afinal ela já foi classificada como “o mal do século”, ainda assim existe muito preconceito quando se fala nela.
Muitas pessoas acham que depressão é doença “de quem não tem o que fazer”, de pessoas fracas, de quem não reza, de quem não luta… mas não é verdade. Ela é uma doença e, com certeza, todos os que sofrem dela não gostariam de estar nesta situação.

depressao
Assumir a depressão chega a ser humilhante, pois além de tudo é preciso consultar um psiquiatra e daí… outro preconceito: psiquiatra é “médico de louco”. Eu costumo dizer que, na verdade, é para não ficar louco!
O maior risco da depressão é camuflá-la… quanto mais tempo demoramos para buscar ajuda mais sofrimento enfrentamos. Partilho aqui, com vocês, a minha experiência…
Há vários anos atrás, partilhando minha vida com Ir. Lucimar em Londrina/Pr, percebi que seu semblante mudou e ela me disse: Carla, eu tenho a impressão de que você está depressiva mas não posso afirmar porque somente um psiquiatra pode dar o diagnóstico correto. Pronto! Meu mundo caiu! Como assim? Logo eu, uma missionária da Comunidade Canção Nova há tantos anos, podia estar com depressão?
Assim que o choque passou comecei analisar… tenho pai e mãe depressivos seria difícil fugir desta realidade. Chegando a Cachoeira Paulista, procurei um psiquiatra que a princípio diagnosticou uma bipolaridade. Iniciei o tratamento com medicação que logo foi interrompido, pois engravidei da Sofia. Mais uma vez, meu mundo caiu! Como conduzir uma gravidez aos 38anos, depressiva e sem medicação?
depressaoAí sim Deus me mostrou a sua grandiosidade. Foi à melhor gravidez que vivi!
Sem nenhum problema e a Sofia nasceu ao final das 40 semanas de gestação e de parto normal. Passado um tempo resolvi retomar o tratamento, mas quis trocar o médico uma vez que não me via bipolar, pois não sentia os picos de euforia. Busquei outro profissional que me diagnosticou com “distimia” (depressão crônica, de intensidade moderada), que não tem cura, mas é controlável.
Hoje é esta a minha realidade. Sei da enfermidade e faço tratamento com medicação e psicoterapia, além de me esforçar para fazer uma atividade física (muito difícil… é preciso um esforço sobrenatural), mas consigo conviver bem no dia a dia e ter mais qualidade de vida pessoal, familiar, comunitária e profissional.
Existem dias que dá aquela tristeza da alma, vontade de não fazer nada, mas sei o quanto isto não me fará bem e dou uma resposta diferente.

Existem dias também que necessitamos fazer algo diferente, algo só nosso, sair sozinha, comer algo que tem vontade, etc. Não é feio ter desejos e necessidades e muito menos pensar em nós, de vez em quando. Pelo contrário, faz bem.
Não posso deixar de relatar aqui a colaboração da família e dos mais próximos. O que mais nos faz bem é sermos acolhidos naquilo que estamos vivendo, sabermos que não somos peso mas que todos, a seu modo, se preocupam e querem nos ajudar.
Por isso, se você hoje descobriu ou foi diagnosticada (o) com depressão, não se desespere! É possível conviver com ela basta buscar ajuda profissional apropriada.

Tem jeito! Do jeito de Deus e não do meu jeito!

Carla Astuti.

Não se prenda ao passado

Imagem de Destaque

                                                                         
A mulher de Ló: uma metáfora sobre o prender-se ao passado
 
Muitas pessoas desejam começar uma vida nova, porém, ficam presas ao passado. O olhar que deveria estar presente nos novos horizontes das possibilidades oferecidas pela vida fica perdido nos erros de um passado que já passou. Olhar em direção às possibilidades da vida é uma bonita maneira de recomeçar a caminhada. Ficar com os olhos presos a um passado mal-sucedido é dar vida a sofrimentos que já deveriam estar sepultados.
No livro de Gênesis, encontramos uma passagem em que anjos aparecem a Ló e pedem que ele e sua família deixem o território onde vivem e partam para as montanhas, pois Sodoma e Gomorra seriam destruídas. Esses seres celestes os alertaram sobre o risco que eles correriam de ser transformados em estátuas de sal se olhassem para trás na fuga. No entanto, a mulher de Ló desobedeceu, olhou para trás e se tornou uma coluna de sal (cf. Gênesis 19,17-29).
Há três tipos de pessoas: 1) as que vivem no passado; 2) as que vivem no futuro; e 3) as que vivem no presente. A mulher de Ló voltou seu olhar para Sodoma e Gomorra. Possivelmente sentiu saudade de tudo aquilo que estava deixando para trás. O gesto de voltar-se e olhar em direção a um passado pode revelar muitas coisas escondidas no coração daquela mulher. 

Muitas pessoas vivem do passado. Alimentam sua vida de coisas que já se foram. Dão vida a sofrimentos que já estão sepultados. Não conseguem estabelecer uma relação saudável com o hoje de sua existência. Procuram no passado certezas que se encontram no presente.
A mulher de Ló ficou presa a um passado que não mais lhe pertencia. Por isso tornou-se uma coluna de sal. Ficou petrificada, com o olhar e o coração presos àquilo que não mais deveria ser o essencial da vida. Quando se perde o essencial da vida presente, fica-se petrificado com o coração no passado. Dar vida a um passado de sofrimentos, incompreensões, desilusões, erros, é alimentar-se de sombras.
Mesmo que desejássemos do mais profundo de nosso coração, não poderíamos fazer, nem sequer um milésimo de segundos, o que passou voltar. O que podemos fazer é nos reconciliarmos com o passado de nossa história. É vivermos o hoje como um presente de Deus. Tudo é graça! E Deus Pai nos presenteia a cada dia com o Seu amor, manifestado no dom da vida em suas múltiplas e infinitas possibilidades.
Olhar para o passado e buscar nele aquilo que não nos torna humanos é olharmos para as sombras de nossa existência e nos alimentarmos dela. Olhar o hoje de nossa história é reconhecermos a graça de Deus manifestada na esperança de um novo tempo a cada um de nós.

 Foto Padre Flávio Sobreiro
Bacharel em Filosofia pela PUCCAMP. Teólogo pela Faculdade Católica de Pouso Alegre - MG.
Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Cambuí-MG). Padre da Arquidiocese de Pouso Alegre - MG.
http://www.flaviosobreiro.com
                                        


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Oração é muito mais que um sentimento é uma ação

Em algum momento da sua vida no serviço à Deus você já teve a sensação de que não tinha nada, ou muito pouco, para dar as pessoas? Será que você já viveu a experiência de começar uma animação sem ânimo? Não raramente passamos por esses momentos de deserto, de tentação. O que fazer? 


Sabemos que oração é muito mais que um sentimento é uma ação. Não oramos somente quando estamos sentindo o desejo de fazê-lo, oramos porque precisamos orar. É uma atitude! Servir a Deus também é uma atitude de amor, de gratidão, que muitas vezes temos que exercer mesmo sem estar animado.

Você com certeza já ouviu um ditado que diz: “O pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada!”, e isso é uma grande verdade que se encaixa perfeitamente no trabalho do Evangelho. É até importante que não nos sintamos preparados para cantar, ministrar, pregar, ou exercer outra ministério,pois quando esses sentimentos de incapacidade nos envolve, nós vivemos uma dependência exclusiva da ação do Senhor. 

É tão belo enxergar que Deus opera através da nossa pequenez, valendo-se de instrumentos inadequados para realizar a Sua obra. Isso demonstra que Ele é Deus.

Quando nos sentimos “capacitados” corremos o risco de pensar que as graças derramadas foram devidas à nossa ação e não a de Deus.
Lembro-me ainda da passagem do evangelho onde a mulher cananéia, vai ao encontro de Jesus e ao suplicar pela sua filha, recebe uma “dura” resposta do Senhor: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos.” Mas a mulher insistiu: ''É verdade Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Esses versículos podem nos dá uma maravilhosa reflexão, mas quero deter-me na palavra “migalhas”. Para quem tem fome as migalhas são importantes, são imprescindíveis.

Haverá dias em que você só terá “migalhas” para dar ao povo, sentindo-se cansado, triste, com problemas, enfermo, e tudo isso é natural, é humano, mas o divino estar em superar esses sentimentos, confiando na ação de Deus, que transforma migalhas em alimento, que multiplica o que pouco oferecemos – desde que seja o nosso tudo – e alimenta uma multidão, podendo até sobrar doze cestos.

Acho que é isso meus irmãos. Dê o seu melhor a Deus, e o seu melhor é o seu tudo. Você pode até achar que não tem nada, mas oferece ao Senhor com confiança e você verá a maravilhosa ação de um Deus Todo-poderoso que utiliza-se de instrumentos inadequados para o serviço ao Seu Reino.

Não desista!

Em Cristo,

Emanuel Stênio
Missionário da comunidade Canção Nova

Fonte: musica.cancaonova.com

Mês de Maria

Maio, mês das Mães, é o mês de Maria. Porque Maria é a Mãe de Deus. Gerou Jesus para o mundo.

 Seu SIM fora muito anterior ao momento em que o Anjo a consultou. Ela já pertencia a Deus; já havia se entregue a Ele. Ela concebeu o Salvador primeiro na FÉ; depois no AMOR; e finalmente na HISTÓRIA.

 O amor nascido da sua intimidade com Deus gerou absoluta confiança. A confiança gerou entrega:  

 - O  SIM de Maria abriu caminho para Deus realizar a Sua obra.

 Conheça agora um pouco da devoção mariana muito difundida no Brasil, da Virgem Peregrina de Fátima.

 Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima foi oferecida pelo Sr. Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Sr. Arcebispo de Évora, a 13 de Maio de 1947. A partir dessa data, a imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.
  
Tudo começou em 1945, pouco depois do final da 2ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e as cidades episcopais da Europa até à fronteira da Rússia. A idéia foi retomada em Abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina e, no ano seguinte, no mesmo dia da sua coroação, teve início a primeira viagem.

 Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais habitualmente, mas só por alguma circunstância extraordinária.
  
Em Maio de 2000 foi colocada na exposição «Fátima Luz e Paz», onde foi venerada por dezenas de milhares de visitantes. Passados três anos, mais precisamente no dia 8 de Dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a Imagem foi entronizada na Basílica do mesmo Santuário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do Altar Mor.
  
A fim de dar resposta aos imensos pedidos, foram, entretanto, feitas várias réplicas da primeira Imagem Peregrina.

 De todos os lados nos chegam relatos extraordinários pela presença da Imagem nas suas terras, das multidões que acorreram à sua passagem, de participações nunca antes verificadas nas várias celebrações, de um grande número de penitentes que se aproximaram do Sacramento da Reconciliação, da presença de pessoas que há muito não iam às igrejas, da afluência de gente de todo o tipo, das crianças, jovens, adultos e idosos, dos trabalhadores mais simples, dos pescadores, operários, artistas, desportistas, doentes, estudantes, presos, militares, políticos, presidentes, dos católicos, protestantes, pagãos, das ruas repletas de gente, dos lindíssimos ramos de flores, dos grandiosos cortejos, de milagres, da paz e do amor, de grandes frutos pastorais e de abundantes graças alcançadas.
  
Todos os anos, quando se aproxima o mês de maio e evidencia-se a figura de Nossa Senhora, os episódios de Fátima tornam-se alvo de comentários de todos os tipos em todas as mídias.
  
Pensando na missão da Igreja em evangelizar os povos, lembramos que Maria foi grávida do próprio Evangelho, ela apresentou nosso Salvador, Luz, Esperança do mundo, seu Filho Jesus.

 A nossa querida Mãe Maria, neste mês mariano, nossa gratidão pelas inúmeras bênçãos que das mãos de Nossa Senhora são derramadas sobre nossa Igreja, nossas comunidades paroquiais, nossos idosos e enfermos, nossos lares e trabalhos, no mundo inteiro.

 Lembro aqui de Nossa Senhora de Fátima, mas nosso Portal Católico, em maio vai apresentar inúmeros textos, artigos, estudos bíblicos, novenas, orações de um grande número de títulos dados a Nossa Senhora.

 Nesse Mês de Maria, nós do Portal Católico, chamamos sua atenção para o Canal Música Católica, que esta com artigos especiais e uma cobertura completa do maior evento da Música Católica do Brasil, o Troféu Louvemos ao Senhor 2012 da TV Século 21, com vídeos exclusivos.

 Apresentemos agora com fé e alegria, nossos pedidos e louvores a Deus, com a intercessão de Nossa Mãe Maria, Senhora de Fátima.
  
Oremos:
  
“Ó Mãe, Senhora de Fátima, que conheces os sofrimentos e as esperanças da Igreja e do mundo, assiste os teus filhos nas provações quotidianas que a vida reserva a cada um e faz com que, graças aos esforços de todos, as trevas não prevaleçam sobre a luz.
  
A Ti, aurora da salvação, confiamos a nossa vida e nossa alma, nossos trabalhos e nossas famílias, nossos enfermos e nossos idosos, para que, sob a tua guia, todos os homens e mulheres, descubram Cristo, Luz do Mundo e Único Salvador, que reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém!”
  
Nossa Senhora de Fátima, Rogai por nós!

 Padre Oswaldo Gerolin Filho

Presidente
Portal Católico

quinta-feira, 17 de maio de 2012

No Laos, cristãos foram proibidos de rezar em casa

Savannakhet (Quarta-feira, 16-05-2012, Gaudium Press) Autoridades do distrito de Phin, na província de Savannakhet, no Laos, incrementaram a repressão aos cristãos de uma forma alarmante.
Informações difundidas pela agencia Fides dão conta que dois cristãos foram detidos por várias horas na última sexta-feira (11) e receberam ordens de cessar a pregação do Evangelho devido ao número de conversões que acontecem no lugar.
Também lhes foi informado os encontros de oração em suas casas não estão autorizados e que deveriam tirar as cruzes que estivessem nas paredes exteriores das casas.
Para se defenderem, os defensa, os cristãos explicaram que os habitantes pedem por vontade própria para conhecer a Nosso Senhor Jesus Cristo e sua doutrina e que, da mesma forma que os praticantes de outras religiões podem mostrar publicamente seus símbolos religiosos, os cristãos têm direito a usar o símbolo que representa a Fé em Cristo.
Depois de várias horas de interrogatório, as autoridades deixaram em liberdade os detidos.
A ONG "Human Rights Watch for Lao Religious Freedom" emitiu uma mensagem de alerta sobre esta situação e exigiu que "o governo do Laos respeite a liberdade dos cristãos laosianos de manifestar sua religião e crença através de atos de culto no distrito de Phin, como garante a Constituição da República Democrática Popular Lao e o Acordo Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, ratificado pelo governo".


domingo, 13 de maio de 2012

Oração pela minha mãe


Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar 
entre nós tua face materna... 
Por isso criaste todas as mães! 

Peço-te por minha mãe, 
sinal concreto e visível de teu amor entre nós. 
Multiplicai os seus dias 
em nosso meio! 

Acompanha-a em todo riso 
e em toda lágrima, 
todo trabalho e toda prece, 
todo dia e toda noite! 

Que tua bênção cubra de luz 
a vida de minha mãe para que, 
inundada de ti, ela seja sempre mais 
Presença do divino em minha vida. Amém!

Nós que fazemos o Grupo de Oração Avivamento do Pentecostes desejamos a todas as mães, muitas felicidades neste dia e que as conquistas hoje alcançadas se repitam como vitórias por todos os dias de suas vidas, as mãe sofredoras, as mães guerreiras, as mães-pais, as mães esquecidas, que Deus no seu infinito amor possa derramar chuvas de graças e fortaleza sobre cada uma. 

Que a Mãe maior, Maria Santíssima, interceda e cubra cada mãe com seu manto de proteção e amor.

FELIZ DIA DAS MÃES!

sábado, 12 de maio de 2012

Arrastão com trio elétrico abre a comemoração dos 25 anos de Grupo de Oração em São Joaquim do Monte - PE


Será no próximo dia 20 de Maio o grande evento em louvor a Deus pelos 25 anos do Grupo de Oração Unidos a Cristo da Paróquia de São Joaquim, Diocese de Caruaru - PE. O evento tem como tema: COM JESUS E MARIA É SÓ ALEGRIA, venha com seu grupo de oração, sua família, sua paróquia, celebrar juntos com o Unidos a Cristo essa grande festa jubilar.

Veja a Programação:

 15h - Arrastão com o Ministério de Música Milicia Celeste da cidade de São Joaquim do Monte - PE
 17h -  Show em praça publica com Ministério Restauração de Caruaru - PE
 19h - Santa Missa com Pe Pedro - Pároco da cidade de São Joaquim do Monte - PE
 21h - Show com Neto Monteiro - Revelação do Bote Fé.

Acesse o blog do GO Unidos a Cristo para mais detalhes: www.rccuc.blogspot.com 

Participe e verás a Glória de Deus!

História da Banda Trinum

A banda Trinum nasceu no ano de 2006 na perseverança de três jovens católicos, Nihil, Rômulo e Thiago (vocalistas) que desde sua infância ouviram o chamado de Deus para o anúncio do evangelho através da música. Nossa primeira missão foi na banda dos coroinhas, ainda tão pequenos, cantávamos nas missas, animávamos os encontros de comunidade, louvores na festa da padroeira e outros eventos. Tivemos um grande apoio de uma pessoa usada por Deus, “Tia Maria”, ensinando a montar repertórios, nos orientando com cursos básicos de liturgia, postura e vida de confissão, comunhão, adoração e sendo com Maria dizendo sempre “sim” ás missões que éramos enviados, renunciando muitas vezes o nosso “Eu” para reinar Deus.


Crescemos juntos em todos os níveis do catecumenato, missões dentro e fora da nossa cidade, Casimiro de Abreu, com as irmãs apóstolos da palavra, cantando e anunciando as boas novas do senhor em áreas de difíceis acessos, crescendo na humildade, caridade e servindo aos sedentos de Deus.

Deus colocou em nossos corações o chamado de alcançar outros jovens na pastoral da juventude de nossa paróquia, no grupo jovem Renascer, firmando mais ainda a vontade de Deus sobre as nossas vidas. Formou-se no grupo jovem o ministério de música “Desejo Divino”, que além de nós três, é formado por mais duas vozes femininas, Jaqueline Batista e Laura Rosa, José Gustavo Dias no violão, Guilherme Cardoso no contrabaixo e Welligton na bateria, que participam do grupo jovem e em outras pastorais. Este grupo atualmente canta nas missas e eventos paróquias.  

O mover do Espírito Santo nos levou ao lugar de reflexão sobre o chamado feito nos primeiros dias do nascimento da banda Trinum. Deus coloca em nosso coração o desejo de avançar para águas mais profundas. Mais uma vez dobramos os joelhos das nossas vontades e projetos para ouvir a voz Deus, o que ele destina para nós. E em todo tempo vemos a manifestação sublime do usar de Deus em nossas vidas, afogando no mar de esquecimento de sua misericórdia, falhas do passado e nos dando uma oportunidade de termos uma vida nova para conquistar outras vidas, com nossas vozes, instrumentos e ministrações nos confins da terra.

A banda é da cidade de Casimiro de Abreu - RJ

Assista a interpretação da Música AMAR-TE MAIS


Entendemos que para Deus o serviço deve ser feito com sincero amor e dedicação para enfrentar as barreiras que se levantam para nos amedrontar, ferir e desistir de tudo o que ele sonhou para este ministério. Ele nos amou primeiro, mandando seu filho ao mundo para pagar por um alto preço as dívidas que tínhamos com o inferno. Jesus não voltou mais como o filho único de Deus, mais como o primogênito de muitos irmãos. De tal forma, nós, por amor a ele, queremos ofertar louvores que fluem na dor e na alegria, por meio de arranjos que brotam do fundo do nosso coração, quantas vezes preciso for, cantaremos como Davi, pois grandes coisas  tem feito o senhor.

Hoje nosso ministério conta com a colaboração de Davison (Macaé-RJ) na guitarra, Renard (Macaé-RJ) na bateria, José Gustavo (Casimiro de Abreu) no violão e Guilherme (Casimiro de Abreu) no contrabaixo.
Agradecemos à fervorosa intercessão dos que zelam por este ministério, ao nosso Pároco, Padre Tonny que em sua humildade nos mostrou a riqueza que é servir, e a todas as pessoas que tem acessado nosso blog, pedimos que rezem por nós neste trabalho, a fim de entronizar no coração dos homens, o único senhor e salvador: Jesus Cristo!

A toda a paz do Senhor e amor de Maria!

Fonte:http://bandatrinum.blogspot.com.br/p/historia-da-banda-trinum.html

Curtam a página da Banda Trinum: https://www.facebook.com/bandatrinum
Acessem o blog da Banda: http://bandatrinum.blogspot.com.br/

Nihil Scarpini - Integrante da Banda Trinum


Desde cedo tenho responsabilidades na igreja, pois nasci e cresci em um lar católico aprendendo desde novo a doar o meu trabalho para Deus, mas meu primeiro contato com a música foi aos 9 anos de idade, quando entrei no coral da minha paróquia, ali pude perceber que Deus havia preparado algo muito especial em minha vida: a música. O Tempo foi passando e a cada dia pude perceber Deus agindo para que eu perseverasse em minha missão! Hoje minha missão está na Banda Trinum, uma Banda composta por Jovens Católicos que anseiam em levar a palavra do Senhor à outros Jovens através da música.

Assista a interpretação da música Estou Aqui de Anjos de Regate.


Assine a página Nihil Scarpini no Facebook: https://www.facebook.com/nihilscarpini

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cristão que é cristão luta pela vida!

As histórias de Padre Cícero e Frei Damião

Buscai as coisas do alto

Irmã Kelly Patrícia canta: "Tentação"

A intimidade do beijo


Vivido corretamente eleva o nível do relacionamento

Na vida conjugal, o envolvimento íntimo é perfeitamente concebível e muito importante de ser cultivado. Entretanto, alguns casais que já convivem há algum tempo podem deixar de lado alguns pequenos hábitos – característicos dos envolvimentos românticos – sem perceber. Quando é comentado sobre o assunto, dizem ter perdido o romantismo, que isso é coisa própria de “namoradinhos” ou de recém-casados… Mas o romantismo na vida conjugal não acontece, exclusivamente, na vivência da intimidade sexual, tampouco está compreendido em um determinado período da vida das pessoas.

Sabemos que algumas intimidades não podem ser vividas com os amigos, pois eles pertencem a outro nível de relacionamento. Abraçamos e beijamos nossos colegas, pais, irmãos; mas aquele tipo de beijo que sonhávamos em dar quando éramos adolescentes, hoje só tem seu devido valor se for dado naquela pessoa que faz nosso coração palpitar e nos faz suspirar quando pensamos nela.

Podemos imaginar o assombro que foi na época em que o primeiro beijo na boca foi apresentado como parte do enredo dos filmes nos cinemas. Entretanto, em alguns casamentos a surpresa está em perceber que há muito tempo os casais deixaram de suspirar por viver tal “assombroso” encanto.

O beijo na boca é um dos carinhos que, dado ao valor de sua intimidade, eleva a qualidade do relacionamento, por isso é necessário como complemento para o envolvimento sexual dentro do casamento. Não me refiro aqui aos “selinhos” que trocamos na pressa do dia a dia ou a outros beijos que damos ao cumprimentar os colegas, mas ao caloroso beijo na boca. Isso faz parte do romantismo dentro da vida conjugal. 

Alguns jovens têm a ideia, equivocada, de que no relacionamento amoroso deve haver obrigatoriamente a intimidade sexual. Para eles, os indicadores de que o namoro está em franco desenvolvimento quase sempre são medidos pela frequência do envolvimento íntimo. Se compararmos alguns casamentos com o modo como alguns namoros acontecem, poderíamos dizer que muitos cônjuges estão vivendo como amigos, quiçá como irmãos. Haverá momentos na vida conjugal em que o casal poderá agir, também, como amigos; assim como haverá outros em que, na intimidade, o cônjuge preferirá, certamente, ter a companhia do(a) esposo(a) mais romântico (a).

Não podemos permitir que os nossos casamentos se esvaziem daqueles carinhos próprios de casais; deixando de viver como pares apaixonados. Se a intimidade do beijo na boca está deixando de acontecer entre os casais, esse é o primeiro sinal da rarefação do romantismo que, um dia, embalou os nossos namoros. Se há casais que, dentro do casamento e gozando de plena saúde, ainda assim, não vivem tal intimidade, infelizmente, não estão vivendo um relacionamento romântico, mas sim a afabilidade fraternal.

Da mesma maneira como aconteceu no começo do namoro, quando passamos da fase do andar de mãos dadas e dos abraços até viver a intimidade do beijo, que possam ser esses os caminhos da retomada.

Um abraço e um beijo fraterno 

Dado Moura
contato@dadomoura.com

Dado Moura é membro aliança da Comunidade Canção Nova e trabalha atualmente na Fundação João Paulo II para o Portal Canção Nova como articulista. Autor do livro Relações sadias, laços duradouros
Outros temas do autor: www.dadomoura.com
twitter: @dadomoura
facebook: www.facebook.com/reflexoes

Sexto Mandamento: Não cometer o adultério


O dom da sexualidade humana

O Sexto Mandamento apresenta as ordens do Senhor para a vivência de um dos mais belos dons que Ele concedeu aos homens: a sexualidade humana. Esta afeta todos os aspectos da pessoa humana, em unidade de corpo e alma, diz respeito à afetividade, à capacidade de amar e de procriar e, de maneira mais geral, à aptidão para criar vínculos de comunhão com os outros.

Embora no texto bíblico se leia «não cometerás adultério» (cf. Ex 20,14), a Tradição da Igreja segue complexivamente todos os ensinamentos morais do Antigo e Novo Testamento, e considera o Sexto Mandamento como englobando todos os pecados contra a castidade. 

Afirma o Catecismo da Igreja Católica que Deus criou o ser humano como homem e mulher, com igual dignidade pessoal, e inscreveu neles a vocação ao amor e à comunhão. Compete a cada um aceitar a sua identidade sexual, reconhecendo a sua importância para a pessoa toda, bem como o valor da especificidade e da complementaridade.

O beato João Paulo II, na Exortação Apostólica Familiaris Consortio (FC), afirmou que: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança: chamando-o à existência por amor, chamou-o ao mesmo tempo ao amor. Deus é amor e vive em si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor. Criando-a à sua imagem e conservando-a continuamente no ser, Deus inscreve na humanidade do homem e da mulher a vocação, e, assim, a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão. O amor é, portanto, a fundamental e originária vocação do ser humano" (FC 11).

Desta maneira, a sexualidade torna-se verdadeiramente humana quando é bem integrada na relação pessoa a pessoa, tendo como via a castidade, que é a integração positiva da sexualidade na pessoa. Esta supõe a aprendizagem do domínio de si, para tal fim, é necessária uma educação integral e permanente em etapas graduais de crescimento.

Os meios para se viver a castidade propostos pela Igreja são numerosos, dentre eles estão à disposição: a graça de Deus, a ajuda dos sacramentos, a oração, o conhecimento de si, a prática de uma ascese adaptada às situações, o exercício das virtudes morais, em particular da virtude da temperança, que procura fazer com que as paixões sejam guiadas pela razão.

Portanto, todos, seguindo Cristo, nosso modelo de castidade, são chamados a levar uma vida casta, segundo o próprio estado de vida: alguns na virgindade ou no celibato consagrado; os outros, se casados, vivendo a castidade conjugal; os solteiros, namorados, ou seja, todos os não casados devem viver a castidade na continência.

O ato conjugal possuiu um duplo significado: unitivo (a mútua doação dos esposos) e procriador (a abertura à transmissão da vida). Ninguém deve quebrar a conexão inquebrável que Deus quis entre os dois significados do ato conjugal, excluindo um deles. Por isso, a relação sexual, quando não contém estes elementos, é considerada um pecado contra a castidade. São consideradas ofensas à dignidade do matrimônio: o adultério, o divórcio, a poligamia, o incesto, a união de fato (convivência, concubinato) e o ato sexual antes ou fora do matrimônio.

O Catecismo da Igreja Católica afirma que os filhos são um dom de Deus, o maior dom do matrimônio. Não existe um direito a ter filhos («o filho exigido, a todo o custo»). Existe, ao contrário, o direito do filho a ser o fruto do ato conjugal dos seus progenitores e o direito a ser respeitado como pessoa desde o momento da sua concepção. Aqueles casais que não possuem filhos, esgotados os recursos médicos legítimos, podem mostrar a sua generosidade, mediante o cuidado ou a adoção, ou então realizando serviços significativos em favor do próximo. Deste modo, realizarão uma preciosa fecundidade espiritual.

Enfim, o Sexto Mandamento é uma ordem de Deus aos homens para conservarem, em sua vocação original e fundamental, o amor. Desta forma, ele nos ensina a viver a castidade, a paternidade e a maternidade responsáveis dos cônjuges, e a evitarmos os danos morais da fertilização e inseminação artificial, por fim, apresenta diretrizes para a vivência do ato conjugal.

Este mandamento é, sobretudo, uma ordem de Deus aos homens, para que estes vivam a santidade por meio da sexualidade ordenada. Portanto, a vivência deste sacramento se torna um instrumento eficaz de testemunho a Deus, por intermédio de uma vida casta e santa, em meio à sociedade cada vez mais distante imoral.  

Redação Portal (Canção Nova)
Fonte: Catecismo da Igreja Católica, 2331 a 2400

Ser mãe é gerar o dom da vida

Neste domingo, 13, comemora-se o Dia das Mães, essas mulheres tão importantes para nossa formação humana, emocional e espiritual, que sempre estão ao nosso lado, mesmo quando não lhes pedimos.

Missionária da Comunidade Canção Nova Carla Ribeiro Astuti Coelho e sua filha Rebeca Astuti Coelho e a mãe da consagrada, Zoé Ribeiro Astuti, que também é membro dessa obra de evangelização.

Carla relata que a relação com a mãe, além de muito boa e bonita, é de grande relevância no dia a dia da família, tendo em vista que ela é uma avó presente na vida dos três netos e também contribui com a educação deles.

“A vantagem que eu vejo no nosso relacionamento, principalmente com a minha mãe (pois vó é mãe com açúcar), ou seja, o lado positivo de ter minha mãe por perto, é que ela educa junto conosco. Ela não é uma avó que ‘estraga’ os netos; ela está ali junto e chama a atenção quando precisa chamar, mas também dá uma adoçada”, diz Carla.

Segundo Zoé, estar próxima dos netos e poder fazer parte do crescimento deles é muito importante pela oportunidade de lhes passar os mesmos ensinamentos passados para suas filhas. E explica que a experiência e os exemplos ajudam na hora de educar um filho. “Sempre procurei dar às minhas filhas tudo aquilo que eu também recebi da minha mãe. Para começar, sempre passei e falei da importância da oração para elas. No dia a dia, eu sempre procuro mostrar a experiência e vivenciar aquilo que eu passei para minhas filhas na educação, na maneira de ser, na preocupação com o relacionamento com outras pessoas. E agora transmito isso para os meus netos”, acrescenta a mãe da missionária.

O relacionamento entre mãe e filha, na maioria das vezes, é de cumplicidade, afeto e companheirismo, e, ao dar à luz e educar os filhos, a mulher geralmente transmite a eles os valores aprendidos com os pais. De acordo com Carla, hoje as crianças são mais questionadoras e perguntam mais quando os pais as repreendem, visto que os tempos mudaram e a educação também passa por um constante processo de transformação.

“Esta geração mais nova é realmente questionadora e, por eu vir de uma geração diferente, às vezes, para mim, isso é complicado, porque eu sempre obedecia, mesmo não concordando. Hoje em dia não é tanto assim. Eu e a Rebeca conversamos muito, e conto com a maturidade e a experiência da minha mãe, que me ajuda ao me aconselhar e também faz o mesmo com minha filha”, ressalta Carla.

Durante a entrevista, Rebeca, filha de Carla, destacou que a presença da mãe e da avó na sua vida é muito significativa, porque mais que mãe e avó ela as considera amigas por ter estabelecido um forte vínculo de amizade com elas.

“Eu sou muito amiga das duas e conto tudo a elas, porque sei que posso confiar nelas e elas em mim”, partilha a adolescente.

Estar em família para comemorar datas especiais ou simplesmente para se reunir em um almoço de domingo, para jogar conversa fora e reforçar os vínculos, já faz parte da rotina familiar delas.

“Realmente é muito importante estarmos em família e eu sempre digo que precisamos escolher um dia da semana, pelo menos, para estar juntos e não quebrar estes laços, porque, para mim, amor de mãe é completo”, frisa Dona Zoé.

Ao fim do bate-papo a missionária Carla deixou um recado para todas as mães:

“Vale a pena ser mãe! Não podemos desanimar e, muitas vezes, achar que, como mães, não somos boas o suficiente. Nós somos boas para os nossos filhos da maneira como nós somos e devemos acreditar que a maternidade vale a pena. Vamos amar os filhos e filhos amarem as mães”, aconselha.

A equipe do Portal Canção Nova parabeniza todas as mães. Cumpra da melhor maneira possível essa missão que o próprio Deus colocou em seu caminho. Ser mãe é, antes de tudo, gerar o dom da vida.

Fonte: Site da Canção Nova

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dia de Corpus Christi em Caruaru - PE


Assumir nossa real identidade

Para ser livres                   

Sem dúvida alguma, a liberdade não é uma utopia. Ela é, intrinsecamente, desafiante, mas não irreal. É fato que a liberdade aqui proposta, no sentido de uma autonomia identitária (posse contínua da própria identidade), é realidade exigente e profundamente "desinstaladora" para toda e qualquer pessoa.
Vivemos em um tempo no qual muitas pessoas “existem” sob os fardos de uma profunda crise identitária e constantemente representam diferentes personagens – em nome de ideologias e modismos – e, infelizmente, o que realmente se é acaba ficando submerso em meio a essa teia de representações. Cada ser humano possui uma história, uma essência, enfim, uma específica identidade. Pena que são raras as pessoas que conseguem, de fato, contemplar – com inteireza – e assumir o que verdadeiramente são. E aqui é uma questão de assumir o ser, o que realmente se é, e não as deformidades e vícios que nossa história foi – silenciosamente – agregando à nossa personalidade.
Temos, muitas vezes, uma grande facilidade de nos assumir no pior de nós. Contudo, não é unicamente o pior o que configura a nossa verdadeira essência, pois não somos – definitivamente – apenas nossos traumas e erros, antes, somos muito mais: seres criados a partir de um grande Amor e com uma enorme capacidade de amar e fazer o bem.
Nossa identidade não mora apenas no que sentimos, muito menos em nossas más tendências. Não é porque nos sentimos continuamente arrastados por desejos maus e impuros, ou até mesmo contrários à nossa real identidade (psíquica, afetiva e sexual), que somos exatamente isso que estamos sentindo. Não. Sentir não é a forma mais exata de existir e, em muitas ocasiões, o que sentimos será apenas uma triste consequência das circunstâncias duras e fragmentadas às quais nossa história foi submetida 
Nós não somos nossas más inclinações, nossa identidade não reside aí. O mal incorporado à nossa personalidade é, inúmeras vezes, a nós agregado pelas deformidades e dores que compuseram nossa existência, e não são o fruto de nossa verdadeira essência e identidade.
É insanidade assumir a mentira como verdade (cf. Is 5,20). Mais ainda o é assumir a deformidade como uma maneira concreta de existir. É preciso reagir às fragilidades e traumas que buscam sufocar nossa real identidade, pois isso se estabelece como um entulho que busca sufocar toda vida que está abaixo de si.
É preciso a tudo isso reagir!
Não somos nossos defeitos e erros e, diante destes, precisaremos perenemente nos posicionar, protagonizando nosso futuro; e entendo que nossas circunstâncias não possuem o poder de eternamente nos definir. Faz-se necessário acreditar que existe uma essência boa em cada um de nós e que o defeito não é o que antropologicamente constitui nossa identidade. A fraqueza está em nós, mas, não nos define. Ela (fraqueza) só o fará se constantemente nós a alimentarmos, afinal, a planta que mais cresce é a que mais regamos…
Existe uma força de superação dentro de cada um de nós e, independentemente de como tenha sido nossa a história pessoal, poderemos reconstruí-la – ainda que a partir de seus escombros – e carregá-la com um novo sentido.
É preciso não se conformar diante do mal, que deseja aprisionar nossa “identidade”, sempre lutando em um esforço de continuamente se reinventar, para assim redirecionar tudo o que já passou em uma mais acertada construção daquilo que virá.
Tal tarefa é possível. É realidade confiada a nós que, aliados à Graça, seremos capazes de, em quaisquer circunstâncias, transcender toda morte para em tudo fabricar vida e ressurreição.
Tenhamos coragem!
Padre Adriano Zandoná