segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Papa Bento XVI vai orar por recuperação do ex-presidente Lula


 
Ex-presidente se mostrou animado em conversa com os médicos nesta segunda-feira. Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula/Divulgação
Ex-presidente se mostrou animado em conversa com os médicos nesta segunda-feira
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula/Divulgação

O papa Bento XVI está preocupado com a saúde do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e vai rezar por sua recuperação do câncer diagnosticado na laringe. A mensagem foi transmitida nesta segunda-feira pelo embaixador brasileiro no Vaticano, Almir Barbuda, de acordo com a assessoria do Instituto Cidadania - que reúne o legado do ex-presidente.

Saiba mais sobre os cânceres de Lula e Dilma
Lula completa 66 anos: lembre 66 frases memoráveis do ex-presidente

Segundo o instituto, Barbuda se encontrou com o papa e com o secretário de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone, para a cerimônia em que um novo embaixador se apresenta a um chefe de Estado. "Ambos manifestaram grande admiração por Vossa Excelência e pediram para lhe transmitir que terão presente em suas orações os melhores votos pelo seu pronto restabelecimento e rápido retorno à vida pública brasileira", afirmou o embaixador em mensagem enviada a Lula.
Hoje, o líder petista passou pela primeira sessão de quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passará a noite. No final da tarde, ele recebeu a visita da presidente Dilma Rousseff, que deixou o encontro otimista sobre o estado de saúde de seu antecessor.

O câncer de Lula
Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Fonte: uol.com

Halloween é contrário à fé católica


A Arquidiocese do México, em um artigo sobre a festa de Halloween no semanário "Desde la Fe", disse que "se procuramos ser fiéis à nossa fé e aos valores do Evangelho, teríamos que concluir que a atual festa do Hallowen não só não tem nada a ver com a celebração que deu origem, mas também é nociva e contrária à fé e a vida cristã". (acidigital.com – 29/10/2007). A Arquidiocese considera que o Halloween "rende honra a uma cultura da morte, que é produto da mescla de costumes pagãos" e o mais grave "é que a festividade foi se identificando com grupos neopagãos e celebrações satânicas e ocultistas".

No texto intitulado "Perguntas frequentes sobre o Halloween", o Arcebispado afirma que essa celebração dista muito do que devem celebrar os cristãos, por isso exortou aos fiéis a não celebrar o Halloween. Afirma ainda que em alguns países como México, Irlanda e Estados Unidos são realizadas, durante esta festa, missas negras, cultos esotéricos e outras reuniões relacionadas com o mal e o ocultismo".

O artigo também questiona o costume, principalmente entre crianças, de disfarçarem-se de bruxas, vampiros, fantasmas e monstros, e convida os pais a, no dia 1º de novembro, disfarçarem seus filhos de personagens bíblicos ou alguma pessoa que "saibam que foi boa e que, portanto, certamente estará no céu".

O Halloween é uma festa muito comum nos EUA e na Europa e é celebrada no dia 31 de Outubro, mas é de origem pagã. A comemoração veio dos antigos Celtas, um povo que habitava a Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia, Irlanda) há mais de 2 mil anos, vindos da Ásia. Os Celtas realizavam a colheita nessa época do ano e, segundo um antigo ritual de sua religião druida, os espíritos das pessoas mortas voltariam à Terra durante a noite, no último dia do ano, que para eles era o dia 31 de outubro. Os mortos queriam, entre outras coisas, alimentar-se e assustar as pessoas. Acreditavam também no aparecimento das bruxas, consideradas mulheres que tinham vida sexual com demônios e que faziam muito mal às pessoas, ao gado etc.

Com isso, os Celtas costumavam se vestir com máscaras assustadoras para afastar os espíritos e as bruxas. Esse episódio era conhecido como o “Samhaim”. Com o passar do tempo, os cristãos chegaram à Grã-Bretanha, converteram os Celtas, especialmente com o trabalho de São Patrício no século IV e São Columbano no século VI. Com isso, a Igreja Católica transformou este ritual pagão em uma festa religiosa. Ela passou a ser celebrada nesta mesma época e, ao invés de honrar espíritos e forças ocultas, o povo recém catequizado deveria honrar os santos. Daí veio o “All Hallows Day”: o dia de Todos os Santos.

A tradição entre estes povos continuou e, além de celebrarem o dia de Todos os Santos, eles celebravam também a noite da véspera do dia de Todos os Santos com as máscaras assustadoras e com a comida. A noite era chamada de “ All Hallows Evening”, abreviando-se, veio o Halloween.

Vemos assim que a tradição de comemorar as bruxas ou outros espíritos não é cristã e deve ser evitada, ainda que tenha apenas uma conotação folclórica. Devemos, sim, celebrar o dia de todos os Santos.

As informações deste artigo foram retiradas da revista de Dom Estevão Bettencourt (PR n.464/2001, pág.47s)

Professor Felipe Aquino
Escritor e Apresentador da Tv Canção Nova
 
Infelizmente muitas pessoas acham que a festa do halloween é uma brincadeirinha onde, principalmente as crianças, saem em busca de doces, de donativos, mas na realidade a tal festa induz ao sacrificio de crianças (principalmente nos EUA) em honra de satanás e outros demônios, realizado por bruxos em rituais demoníacos, no intuito de conseguir dos espíritos imundos sucesso e prosperidade. As seitas satânicas espalhandas por todo mundo inclusive no Brasil agem sem dor nem piedade na celebração da festa do halloween, matam lentamente as crianças e as ofertam aos demônios, bebendo o seu sangue.

domingo, 30 de outubro de 2011

Doenças reumáticas atingem 12 milhões de pessoas no Brasil

O Ministério da Saúde alertou que doenças reumáticas são a segunda maior causa de gastos com auxílio-saúde no Brasil. Cerca de 12 milhões de pessoas sofrem com o problema. Tabagismo, bebidas alcoólicas em excesso, idade avançada, obesidade e ingestão de medicamentos podem contribuir para que a doença surja. Neste domingo é lembrado o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo.

A artrite reumatóide é o caso mais comum. 33.852 pessoas foram internadas em decorrência da doença entre 2010 e setembro deste ano. A maioria das pessoas atingidas são mulheres entre 30 e 40 anos. O problema pode ser percebido pelo próprio paciente, e o Ministério aconselha a procura imediata por um médico especialista. Quanto mais rápido o início do tratamento, menores os riscos de incapacidade física.

Entre os sintomas está a dor nas articulações por mais de seis semanas, vermelhidão, calor, inchaço e dificuldade de movimentar as articulações (principalmente na parte da manhã).

Formação

Imagem de Destaque

Sexo

Na visão cristã, ele não é como hoje muitos querem fazer crer
Há, felizmente, mais de 600 sites católicos na Internet e grande é a oportunidade para se responder às inúmeras questões sobre a religião, filosofia e história.
Por outro lado, percebe-se um profundo desconhecimento da Bíblia Sagrada, pois algumas questões, se o Livro Santo fosse lido, relido, estudado, não seriam colocadas. Uma delas é onde está escrito, na Bíblia, que não se pode usar o sexo fora do casamento. Esquecem-se de que os mandamentos dados pelo próprio Deus a Moisés são a vereda da libertação. Entre eles estão o sexto e o nono mandamentos: 'Não pecar contra a castidade' e 'Não desejar a mulher do próximo' (cf. Ex 20,2-17; Deut 5,6-21).

Jesus, em inúmeras passagens de Sua pregação, urgiu o cumprimento destes preceitos; é só ler com atenção o Evangelho. Isto foi muito bem entendido, tanto que diz São Paulo: 'Nem os impudicos, nem idólatras, nem adúlteros, nem depravados, nem de costumes infames, nem ladrões, nem cobiçosos, como também beberrões, difamadores ou gananciosos terão por herança o Reino de Deus (lCor 6,9; Rom 1l,24-27). O Apóstolo condena a prostituição (1Cor 6,13ss, 10,8; 2Cor 12,21; Col 3,5). É preciso, de fato, sempre evitar os desvarios da carne. O corpo do cristão, criado pelo Ser Supremo e informado por uma alma espiritual, é santificado, consagrado ao Senhor pelos sacramentos, sobretudo, pelo batismo, confirmação e sagrada comunhão.

O batizado é membro do corpo místico de Cristo, pois o corpo é santuário de Deus que habita nele pela graça batismal. Cumpre, então, ao discípulo de Jesus conservar o seu corpo em pureza e santidade. O corpo humano é, realmente, uma das obras mais extraordinárias de Deus. Nele, tudo é bom e valioso. Nele, não existe nada que seja desprezível ou pecaminoso. Além de todas as maravilhas que encantam os cientistas, este corpo é, de fato, o Templo do Espírito Santo (1Cor 3,16s; 2Cor 6,16). Cristo foi claro: 'Se alguém me ama, meu Pai o amará. Viremos a Ele e faremos n'Ele nossa morada' (Jo 14,23).

Ora, guardar castidade significa fazer um reto uso das faculdades sexuais que Deus colocou no nosso corpo. A castidade é uma atitude correta diante do sexo, ou seja, conservar e usar as forças do sexo dentro do plano de Deus. Para isto é mister perceber qual é o sentido profundo e valor exato da sexualidade. Deus preceituou que o homem deixaria o pai e a mãe e se uniria à sua mulher, formando uma só carne (Gên 2,24). Ele havia dito: 'Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliar igual a ele (Gen. 2,18). O Criador abençoou Noé e seus filhos e lhes ordenou: 'Sede fecundos, multiplicai, enchei a terra'(Gên. 9,1).

O sexo está destinado, portanto, à união e ao crescimento no amor, possibilitando a criação de uma nova vida humana. Na visão cristã, o sexo não é como hoje muitos querem fazer crer, algo que se possa usar fora dos planos divinos. Ele foi feito para o matrimônio e o matrimônio foi elevado à sua prístina dignidade por Jesus Cristo, como está claríssimo no Evangelho (Mt 5,32).

Jesus proclamou: 'Bem-aventurados os puros, porque eles verão a Deus'. Muitos, felizmente, são os jovens que, imbuídos do Espírito Santo, se conservam puros até o dia do casamento, apesar de toda esta onda de erotismo que envolve, infelizmente, o mundo de hoje.

Foto
Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

Não abandone a Igreja

Acreditar na autoridade do sacerdote

Padre José Augusto
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com
Eu quero pedir perdão a vocês pelos pecados de nós sacerdotes, pelas vezes que esperaram tanto de nós e não conseguimos corresponder. Nós sacerdotes deveríamos não falhar nunca, em nada assim também como vocês, mas como nós padres estamos em evidência, acabamos sendo muito cobrados.

Nós padres temos a autoridade de interpretarmos a Sagrada Escritura. O Papa junto com os bispos e sacerdotes quando interpretam a Sagrada Escritura é a Palavra de Deus que está sendo proclamada, mesmo que um leigo fale muito bonito é a Igreja em seu magistério que tem a autoridade de proclamar.

“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam.” (Mt 23,2b-3 )

Quando vezes eu falo para vocês perdoarem e eu mesmo não perdoei. Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço. Pois embora estejamos falando, nós padres também estamos lutando pela santidade. Nós não somos anjos, você não vai encontrar um sacerdote que você dê um beliscão e ele ficará sorrindo para você, somos homens de carne e osso.

"Rezem pelos padres, essa é a melhor forma de amar um sacerdote."
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

Jesus diz, “faça o que eles dizem, mas as ações más deles não imitem”, não fique com raiva dos sacerdotes pelos seus erros, se quiser chame-o para conversar, mas não abandone a Igreja por causa disso. Tem muitos que não vão a Eucaristia porque dizem: “mas aquele padre”. Jesus não escolheu São Rafael para consagrar, Ele escolheu homens.

Quando as pessoas se confessam com os padres, eles não contam os pecados para os outros e porque vocês se acham no direito de ficar espalhando o pecado dos padres? Também não temos o direito de pecar, mas é a Deus que prestaremos contas.

É um erro vocês abandonarem a Santa Igreja por causa dos pecados dos padres. Toda a autoridade foi dada a Jesus e no evangelho de Mateus Ele disse “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” Mesmo com os defeitos de Pedro, Jesus deu a ele toda a autoridade.

Vocês não podem confundir a autoridade sacerdotal com os defeitos dos padres. Muita gente abandonou a igreja depois de descobrir os defeitos dos padres, agora eu te falo, seu pai é cheio de defeitos, mude de pai então? As pessoas acham que por causa de um defeito pode mudar de igreja. Não! Jesus disse: “Essa é a minha Igreja”.

Jesus já nos alertou os defeitos que iríamos ter, mas mesmo com os defeitos dos fariseus e mestres da lei, Ele não tirou a autoridades deles “Façam o que eles dizem, mas não imitem suas ações.” O Papa Bento XVI já pediu e agora eu, mísero padre, peço perdão a vocês. Agora o que não pode é os leigos quererem tirar a autoridade do padre.

Deixem de colocar na internet os nossos defeitos, coloquem nossas qualidades, aquilo que nós, padres, fazemos de bom, pois é isso que as pessoas precisam ver.

Continuem acreditando que a Igreja é santa, mas não saiam da Igreja pelo defeitos de um padre. Não se troca um pai e uma mãe pelos seus defeitos. Se ninguém troca de pai e mãe pelos defeitos, também ninguém troque de Igreja.

Rezem pelos padres, essa é a melhor forma de amar um sacerdote. A missa da paróquia é essencial para você. Se a missa na TV e na paróquia forem no mesmo horário, vá para missa na sua paróquia, se puder grave e assista depois, mas a missa na qual você deve participar é a missa da sua paróquia.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

--------------------------------------------------------------

Padre José Augusto
Padre da Comunidade Canção Nova

RCC de Barra Mansa/RJ mais um PARCEIRO na evangelização


A Renovação Carismática Católica de Barra Mansa estado do Rio de Janeiro, tem um carisma de extrema importância para a evangelização e pastoreio do povo de Deus. Vasculhando por imagens descobrimos este maravilhoso site, interativo, dinâmico, informativo onde nos propulsemos a formar parceria pois acreditamos que quanto mais divulgarmos os sites católicos mais chances teremos de fazer com que as pessoas descubram a beleza de servir a Deus. E a RCC de Barra Mansa tem este diferencial espontâneo de evangelizar.

Louvamos e agradecemos ao Deus da vida, pela alegria de tê-los conosco.
Deus os abençoe.

Aproveitando o ensejo, quero agradecer aos nossos amigos e irmãos evangélicos que nos seguem e nos visitam sempre, hoje recebemos um comentários na materia namoro de um irmão evangélico que nos deixou importantíssimas palavras, ficamos muito felizes. Deus o abençoe irmão.

Queremos aqui também firmar parceria com os sites evangelicos que teem um trabalho de evangelização sem denegrir nem discutir religião, pois acreditamos que juntos poderemos levar Jesus a muitos lugares, entrem em contato pelo e-mail valterrccbn@bol.com.br para que possamos conversar e divulgarmos, assim como fazemos com outros sites, o trabalho de todos.

Obrigado Renovação Carismática de Barra Mansa - RJ, estamos orando por vocês.

Valter Nascimento

sábado, 29 de outubro de 2011

Fui presbiteriana por 50 anos, hoje sou católica!


Fonte: Família Missionária

Eu nasci, fui batizada e me criei no evangelho presbiteriano. Há oito anos estou morando no Belenzinho, ao lado da igreja católica São Carlos Borromeu que minha sogra freqüentava. Todos da família dela são católicos, inclusive meu marido.
Quando vim morar neste bairro, já de imediato me associei à oficina Santa Rita desta paróquia. Mesmo antes de me mudar para cá, quando eu morava em São Miguel, a convite da minha sogra eu já ajudava esta oficina com trabalhos que fazia da minha casa mesmo. Agora sou voluntária que trabalha dentro da oficina. Fui muito bem recebida pelas senhoras que lá freqüentam e o mais importante para mim foi que elas sabiam que eu era presbiteriana e me respeitaram como tal.
Nunca se comentava a respeito de denominação e eu me sentia muito bem. Os anos se passaram e já tenho nove anos de trabalhos realizados nesta oficina. Em uma das missas de Santa Rita de Cássia, me convidaram para participar. Foi até interessante, pois nunca havia participado de uma missa, apesar de trabalhar na oficina no fundo da paróquia. Neste dia, foi o Pe. José Florêncio quem celebrou a missa. Gostei muito. Apesar de não entender os ritos. Não estava acostumada. Mesmo assim me senti muito bem.
Havia na igreja um seminarista de nome Tertuliano. Ele ensinava música e, como eu gosto muito, entrei na aula. Foi ótimo! Tivemos um ano de aula, a maestrina que cantava e tocava no coral da igreja veio neste curso e nos convidou a participar do coral. Fiquei tão feliz e lá fui eu… Sendo ainda presbiteriana, cantei no coral sem ninguém me questionar ou olhar feio para mim.
Um dia, o telefone de casa tocou e a secretária da igreja me disse: ”Ednir, hoje à noite você vai estar em casa?” Eu disse: “Sim, por que”? Ela respondeu: “É que o Pe. José quer te visitar para te fazer um convite”. Eu disse: “Pode vir à vontade, estou aguardando“.
O padre José chegou muito amável como sempre. Conversamos um pouco ele disse que queria convidar meu marido e eu para participarmos do Encontro de Casais realizado pela Paróquia, chamado Ovisa (Orientação para vivencia sacramental).
Pensei, pensei… Porque no dia 20 de maio de 2006 seria o casamento de minha sobrinha. Mas, na mesma hora disse ao padre que aceitaria participar do Encontro. Nos dias 20 e 21 de maio de 2006, eu e meu esposo Roberto participamos do 109º Ovisa. Foi muito lindo. Desejo que todos os casais façam este encontro. Voltamos para casa e continuei a minha vida. Mas, me faltava alguma coisa. Eu não estava completa. Como agora eu cantava no coral da igreja, participava também das missas, foi ai que percebi o que me faltava: a eucaristia.
Fui conversar com o Pe. José e o Pe. Eduardo pedindo a eles que me orientassem. Eles me atenderam prontamente. Fiz o curso individualmente, a primeira Eucaristia e fui crismada. Não fui batizada, pois eu já tinha sido batizada na Presbiteriana e este batismo é válido na Igreja católica.
Minha família é presbiteriana, minha mãe não gostou de me ver voltar para o catolicismo. Quando eu ia a casa dela ela me chamava de “catoliquinha”, fazia assim distinção entre uma denominação e outra. Coisa que não encontrei na igreja católica. Mas como Deus tem sempre um propósito, fiquei firme na minha fé e fui adiante. Hoje sou muito bem respeitada na minha família professando o catolicismo.
Professei tão profundamente minha fé na Santíssima Trindade com tanto amor e dedicação, com muito esmero que hoje me sinto muito feliz por ser católica. Estou com 54 anos. Durante 50 anos fui presbiteriana.
Nestes anos entre o Ovisa e a minha conversão, encontrei muitas pessoas amigas e amigos na Paróquia que me ajudaram muito. Quando terminamos o Ovisa formamos um grupo de casais que se reúne periodicamente até hoje graças a Deus e está a todo vapor. Neste grupo os casais são muito bem estruturados. Espiritualmente pude aprender muitas coisas das escrituras sagradas no convívio com eles. Na parte social em que todos participam é muito, muito bom.
Encontrei-me com Deus e com pessoas de muito boa vontade para as obras do Senhor. Participo das atividades do grupo da oficina de costura, do coral da igreja e graças a Deus trabalho durante a semana com meu filho. Deus é tão maravilhoso que dá tempo para tudo.

Ednir

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Faxina geral no coração


Hoje é dia de formatar o nosso coração!
Dia de limpar , jogar fora tudo o que nos impede de ser feliz! Quem mexe com computador sabe o que significa um HD.
É o local onde gravamos todas as informações. O que acontece é que assim como os nossos armários e quartinhos da bagunça, nem sempre colocamos as coisas organizadamente.
Por isso, é necessário passar um desfragmentador de disco, ou seja um acessório de sistema que reorganiza as pastas e arquivos gravados no HD, de modo que o micro fica mais rápido.
Outro problema são arquivos temporários (inúteis), programas que instalamos e nunca utilizamos e, principalmente, alguns vírus que sem percebermos vão se instalando.
O coração da gente é mais ou menos assim como um HD.
Vamos juntando memórias, mágoas, pecados e vícios. São vírus que vão tornando nossa vida lenta e amarga.
Pecado dói, cansa e tem mau cheiro. Dá para perceber pelo monitor dos nossos olhos: ficam tristes e desanimados. Sabe qual é a solução? Passar um desfragmentador, ou seja, procurar um sacerdote, conversar, fazer uma boa confissão.
Em nossa vida espiritual é assim também.
Precisamos formatar o coração por meio de uma boa confissão. Ela apaga os arquivos temporários e inaugura uma vida nova.

RCC consegue 1 milhão de assinaturas contra o aborto

Da Redação, com Assessoria de Imprensa da RCC

Após quase seis anos de trabalho, a Renovação Carismática Católica (RCC) atingiu a marca de um milhão de assinaturas na Campanha de abaixo-assinado contra a descriminalização do aborto no Brasil. A informação foi divulgada no dia do Nascituro, no último sábado, 8.

A mobilização contou com o apoio dos membros da RCC e de outras pastorais, organismos e movimentos da Igreja, em diversos estados do país. A coleta de assinaturas aconteceu nos Grupos de Oração, nas Missas das comunidades e também entre os familiares e amigos.

Para o presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, Marcos Volcan, o final da campanha é reflexo do constante trabalho da Renovação Carismática Católica em prol da vida: "Estamos mobilizados em defesa da vida... A conclusão dessa etapa permite que mais iniciativas como essa possam ser feitas”, afirma.

A data para a entrega do abaixo-assinado na Câmara dos Deputados está sendo articulada pelo Ministério Fé e Política, da RCC.

Atitude

A iniciativa do abaixo-assinado começou em novembro de 2005, com o Ministério Universidades Renovadas, organismo da RCC responsável pela evangelização e pastoreio dos estudantes de ensino superior.

Nesse período, o Projeto de Lei PL 1135/91, que propõe a descriminalização do aborto, estava em votação na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Diante disso, universitários e profissionais da RCC buscaram uma forma de manifestar publicamente o seu repúdio à proposta e iniciaram uma campanha de coleta de assinaturas via internet.

Durante o Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios da RCC em 2006, a campanha do abaixo-assinado foi apresentada para o Conselho Nacional da RCC Brasil, que acolheu a proposta e a estendeu para todo o Movimento. A partir daí, toda a RCC do Brasil, com grande contribuição do Ministério Fé e Política e de Promoção Humana, começou a se articular na luta contra o aborto.

Tema do ano de 2012 para a RCC

Glorificar a Deus com os nossos pensamentos


“Não são carnais as armas com que lutamos. São poderosas em Deus, capazes de arrasar fortificações. Nós aniquilamos todo raciocínio e todo orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus, e cativamos todo pensamento e o reduzimos à obediência à Cristo” (2Cor 10, 4-5).

Muitas vezes falamos de glorificar a Deus com nossas atitudes, dando testemunho de nossa adesão à Cristo através de atos de amor, perdão e misericórdia, e de glorificá-lo com as palavras de nossos lábios, através de palavras de louvor e não de murmuração. Mas temos glorificado a Deus em nossos pensamentos?

Gostaria de atualizar para nós uma profecia em tom de exortação que nos foi dada no ano de 2007: “Vigia os teus pensamentos, mantém-nos dobrados ao meu Senhorio, humildemente submete-os a mim e não permitas que entre neles a divisão, a desconfiança, o julgamento, a intriga, a suspeita. Toda essa divisão não vem de mim. Os meus pensamentos são de paz, tudo aquilo que te roubar a paz, submete-o a mim e Eu agirei nessa situação específica sobre a qual pensastes. Paz, paz dentro de ti e ao teu redor. Não julga, não critica, não te arvores em juiz. Eu sou o Senhor”.

A confirmação nos veio através da Palavra: “Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos” (Fl 4,8-9).
Fica, portanto, a exortação do Senhor para nós, a de vigiar sobre nossos pensamentos, não julgando, não abrigando pensamentos de medo e de derrota, não tendo uma visão ruim das coisas e das pessoas, mas pedindo ao Espírito Santo para vir iluminar nossos pensamentos com o seu amor, com a sua luz, e pedindo a Jesus para lavar nossos pensamentos no seu sangue redentor para que nenhuma sugestão do maligno possa se insinuar dentro de nós. Assim, poderemos glorificar a Deus com nossos pensamentos.

Fica também como moção para nós fazermos o jejum do pensamento que não glorifica a Deus, a abstinência do pensamento mau e do julgamento, a moção de vigiarmos atentamente sobre nossos pensamentos. Não precisamos nos preocupar em julgar aos outros, pois Jesus Cristo, o Justo Juiz, porá tudo às claras. A nossa preocupação deve ser sempre a de agradar a Deus e de fazer sua vontade, a de não fazermos as coisas que criticamos no comportamento dos outros. Se estivermos ocupados lutando por nossa santidade, não teremos tempo nem disposição para nos ocupar com pensamentos ruins.

“Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece” (1Cor 4, 5).

Ainda outro direcionamento que podemos tirar é o de fazermos de 2Cor 10, 4-5 a nossa oração diária para fortalecer-nos na abstinência do pensamento que não glorifica a Deus. Lembremos: as armas com que lutamos não são carnais, são espirituais, por nisso precisamos do auxílio de Deus. Tudo na nossa vida depende da graça de Deus. Que sua graça ilumine nossos pensamentos!

Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Como “Lançar as redes” no círculo de amizades?


Ainda dentro do mês missionário, depois de testemunhar como fazemos para evangelizar na família e no trabalho, é hora de partilhar sobre um outro desafio do nosso cotidiano.

Como fazemos para levar a Palavra de Deus para aqueles que estão são mais próximos de nós? Como é lançar as redes entre os amigos? Muitas vezes, apesar dos laços de afeto e convivência, há grandes diferenças entre as pessoas do nosso círculo de amizade. Não existem laços de sangue que nos unam, podemos ou não ter as mesmas crenças, gostos, atitudes, pensamentos. Como lidamos com isso?
Envie um tweet para @RCCBrasil testemunhando, em 140 caracteres, como você tem lançado as redes da evangelização entre seus amigos. E não esqueça da hashtag #lançandoasredes!

Testemunhe sua fé:
Muitas pessoas estão enviando via Twitter seu pequeno depoimento, mas se você se sente chamado a escrever sobre esta missão, escreva para o redação@rccbrasil.com.br e testemunhe sua vivência. Seu testemunho pode ser publicado no nosso portal.

Fonte: www.rccbrasil.org.br

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cardeal Cañizares: É recomendável comungar na boca e de joelhos


Em entrevista concedida à agência ACI Prensa, o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos  Sacramentos no Vaticano, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, assinalou que é recomendável que os católicos comunguem na boca e de joelhos.

Assim indicou o Cardeal espanhol que serve na Santa Sé como máximo responsável, depois do Papa, pela liturgia e os sacramentos na Igreja Católica, ao responder se considerava recomendável que os fiéis comunguem ou não na mão.

A resposta do Cardeal foi breve e singela: "é recomendável que os fiéis comunguem na boca e de joelhos".

Do mesmo modo, ao responder à pergunta da ACI Prensa sobre o costume promovido pelo  Papa Bento XVI de fazer que os fiéis que recebam dele a Eucaristia o façam na boca e de joelhos, o Cardeal Cañizares disse que isso se deve "ao sentido que deve ter a comunhão, que é de adoração, de reconhecimento de Deus".

"Trata-se simplesmente de saber que estamos diante de Deus mesmo e que Ele veio a nós e que nós não o merecemos", afirmou.

O Cardeal disse também que comungar desta forma "é o sinal de adoração que necessitamos recuperar. Eu acredito que seja necessário para toda a Igreja que a comunhão se faça de joelhos".

"De fato -acrescentou- se se comunga de pé, é preciso fazer genuflexão, ou fazer uma inclinação profunda, coisa que não se faz".

O Prefeito vaticano disse ademais que "se trivializarmos a comunhão, trivializamos tudo, e não podemos perder um momento tão importante como é o de comungar, como é o de reconhecer a presença real de Cristo ali presente, do Deus que é amor dos amores como cantamos em uma canção espanhola".

Ao ser consultado pela ACI Prensa sobre os abusos litúrgicos em que incorrem alguns atualmente, o Cardeal disse que é necessário "corrigi-los, sobre tudo mediante uma boa formação: formação dos seminaristas, formação dos sacerdotes, formação dos catequistas, formação de todos os fiéis cristãos".

Esta formação, explicou, deve fazer que "celebre-se bem, para que se celebre conforme às exigências e dignidade da celebração, conforme às normas da Igreja, que é a única maneira que temos de celebrar autenticamente a Eucaristia".

Finalmente o Cardeal Cañizares disse à agência ACI Prensa que nesta tarefa de formação para celebrar bem a liturgia e corrigir os abusos, "os bispos têm uma responsabilidade muito particular, e não podemos deixar de cumpri-la, porque tudo o que façamos para que a Eucaristia se celebre bem será fazer que na Eucaristia se participe bem".



Redação Central, 27 Jul. 11 (ACI/EWTN Noticias)
Colaboração José Tiago Fernandes Monteiro

Greve dos Médicos tem repercussão nacional por melhorias no atendimento à saúde

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) confirmou na manhã da última terça-feira (25) que os médicos que atendem pelo Sistema  Único de Saúde (SUS) de 20 estados haviam concordado em aderir à paralisação em protesto por melhorias no atendimento e baixa remuneração. Os serviços para os quais não prestariam atendimento eram os eletivos, ou seja, consultas, exames e outros procedimentos. A rede destinada à urgência e emergência continua em atividade. 

A Fenam havia divulgado que os estados participantes da paralisação eram: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe. Porém, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) e o sindicato dos médicos do estado negam terem aderido à paralisação. Na região devem acontecer assembléias, reuniões e uma audiência pública para debater o assunto. 

Ao mesmo tempo, o estado de Santa Catarina vai aderir de maneira diferente, pois concordou em paralisar as atividades de atendimento no SUS somente durante o período da tarde e por uma hora. No Distrito Federal, por exemplo, foi concordado que deveriam organizar manifestações para protestar contra as atuais condições de trabalho.

De acordo com entrevista concedida pelo coordenador da Comissão Pró-SUS do CFM e 2º vice-presidente da entidade, Aloísio Tibiriçá Miranda, “com a mobilização queremos chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais recursos para a saúde, melhor remuneração para os profissionais e melhor assistência à população”.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Atitudes curadoras


O elogio não pode ser confundido com a bajulação

Muitos dos nossos erros são reações ao mal que nos fizeram. A compreensão, corretamente manifestada, é um excelente instrumento de cura e restauração. Sem uma palavra de elogio, ninguém tem forças para mudar um comportamento ou corrigir uma atitude.
Quando um apessoa comete um erro, nada a condena mais do que a sua própria consciência. O mais dificil é se perdoar, aceitar-se e redimensionar sua caminhada. As críticas não ajudarão em nada se não forem precedidas de um elogio sincero, honesto, maduro e equilibrado.
A crítica por si só gera frustração, decepção, desânimo e tristeza. O elogio, quando verdadeiro, injeta o ânimo necessário para que se possa refazer a vida. Isso deveria ser a maior função de uma família e uma comunidade: ressaltar valores. Das críticas e acusações, a sociedade já se encarrega.
Há pessoas especializadas nesse ministério encardido. Mas muitos santos, seguindo a pedagogia de Jesus, especialmente em Seus gestos curadores, aprenderam e praticaram o elogio como arma poderosa de cura e restauração.
A exaltação não pode ser confundida com a bajulação. Elogiar é ressaltar as qualidades individuais e precisa coincidir com aquilo que a pessoa já sabe que tem e que está escondido sob a manta do erro. Não adianta querer inventar uma qualidade para enaltecer alguém. Nesse caso, esse alguém logo se percebe enganado e se fecha ainda mais no erro.
O elogio será uma linda gota de cura interior quando refletir um valor da pessoa e reanimá-la a retomar essa qualidade. O enaltecimento é uma palavra de esperança ativa, concreta, possível e realizável.
Infelizmente, essa é uma prática tão remota em nosso meio que, muitas vezes, temos medo do elogio. Quando alguém nos elogia ou ao nosso trabalho, ficamos com o pé atrás, achando que depois, certamente, virá um pedido de ajuda. Por isso, como atitude curadora, o elogio jamais deverá ser acompanhado de um pedido de favor.

Padre Léo, scj
Padre do Sagrado Coração de Jesus, fundador da Comunidade Bethânia que tem como carisma o trabalho de recuperação de dependentes químicos.

domingo, 23 de outubro de 2011

Dia Mundial das Missões convida ao voluntariado

Matéria publicada no dia 22 de Outubro de 2011 pelo site:
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=87758

Celebração de domingo convida católicos a reforçar solidariedade, partilha da fé e cooperação internacional

OMP
Lisboa, 22 out 2011 (Ecclesia) – A Igreja Católica celebra este domingo o 85.º Dia Mundial das Missões, apelando às suas comunidades para uma maior cooperação e solidariedade junto das populações mais desfavorecidas.

A prioridade foi definida por Bento XVI na sua mensagem para as comemorações deste ano, intitulada ‘Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós’, reforçada através do guião que as Obras Missionárias Pontifícias (OMP) prepararam para outubro, denominado como ‘mês missionário’.
“Promover a participação ativa em ações e campanhas que visem a dignidade de todas as pessoas” e “criar uma consciência viva de solidariedade” estão entre as principais preocupações apresentadas pelas OMP.
O documento propõe também “atitudes e gestos que levem a um maior espírito de abertura, diálogo, colaboração e compreensão entre as pessoas, grupos e comunidades”.

Num texto assinado por Fernanda Freitas, coordenadora desta iniciativa, “jovens, adultos, seniores, em Portugal ou lá fora, em áreas diversas como o ambiente, o desporto e a cultura” são chamados a adotar o voluntariado como missão e a “fazerem a diferença”.

Em entrevista à ECCLESIA, a responsável pela Rede de Voluntariado Missionário da Fundação Fé e Cooperação (FEC) assinala que o sucesso do trabalho voluntário está cada vez mais dependente do tipo de “parcerias” que se estabelecem entre organizações que trabalham em prol do desenvolvimento e instituições que já existem nos locais de missão.

“Hoje em dia não faz sentido o voluntário ir, chegar, dar o rebuçado e vir embora, as coisas têm de ser concertadas com a comunidade local, com as instâncias oficiais, por isso as parcerias são essenciais”, explica Sofia Lopes.


O 85º Dia Mundial das Missões surge também como uma oportunidade de ajuda financeira para o desenvolvimento das tarefas de evangelização nos territórios de missão.
  Nesse sentido, nas celebrações dominicais vai ser realizado um peditório, em todas as dioceses e paróquias, que irá reverter a favor de diversos projetos missionários, em solo nacional e além-fronteiras.

Segundo o Papa, a Igreja e os cristãos não podem ficar tranquilos ao saberem que “após dois mil anos ainda existem povos que não conhecem Deus e não escutaram a sua mensagem de salvação”.

O arcebispo Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos (Santa Sé) apela, neste contexto, a um compromisso para chegar aos “cinco mil milhões de pessoas que não conhecem o Evangelho”.

O presidente da Comissão Episcopal das Missões portuguesa defende que o nascimento de uma Igreja “toda missionária” só será possível quando cada cristão se assumir como “rosto” de Cristo, “apaixonado pela humanidade”.

“É necessário converter a nossa vida, expondo-a permanentemente àquela rajada de verbos do Senhor Jesus: ‘vai, vende, vem e segue-me’, e transformarmo-nos em testemunhas credíveis do Ressuscitado no nosso ambiente e em toda a parte”, afirma D. António Couto, na sua mensagem para este dia.

Já o novo diretor nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) diz que um dos principais desafios da missão católica de hoje é “animar” todos aqueles que se afastaram da Igreja, sobretudo na Europa.

“Que o cristão um pouco mais atento e animado pelo Evangelho diga a esses que a Igreja precisa deles, isto é fundamental”, sublinha o padre António Lopes, em declarações ao Programa da Igreja Católica deste domingo, na Antena 1, dedicado ao Dia Mundial das Missões.

PRE/JCP/OC

Europa impõe novos limites nas pesquisas com células-tronco

A lei europeia proíbe o patenteamento de qualquer processo que envolva a retirada de células-tronco e posterior destruição de um embrião humano, disse o principal tribunal da União Europeia nesta terça-feira, numa sentença com profundas implicações para as pesquisas médicas. A decisão é relativa a um método inventado por Oliver Bruestle, da Universidade de Bonn, para converter células-tronco embrionárias humanas em células nervosas. 

Células-tronco são uma espécie de "manual de instruções" do organismo, capaz de dar origem a qualquer órgão e tecido. Os cientistas esperam que o trabalho com elas possa levar à cura de inúmeras doenças e lesões, do mal de Parkinson à cegueira e à paralisia. "(O veredicto) significa que pesquisas fundamentais podem acontecer na Europa, mas que seus desdobramentos não podem ser implementados na Europa", disse Bruestle. "Significa que pesquisadores europeus podem preparar essas coisas, mas outros colherão frutos nos EUA ou Ásia. Isso é muito lamentável."

O julgamento tratou especificamente de células-tronco no estágio de blastocisto, pouco antes da implantação no útero, quando o embrião consiste de 80 a 100 células. A Corte Europeia de Justiça (ECJ) disse que "um processo que envolva a retirada de uma célula tronco de um embrião humano no estágio de blastocisto, levando à destruição desse embrião, não pode ser patenteado".

A corte afirmou que a decisão reflete a lei europeia, que protege embriões humanos, e cita o risco de que uma eventual patente afete "o respeito pela dignidade humana". Os embriões usados nas pesquisas são sobras dos tratamentos de fertilização, doados aos cientistas para as pesquisas. A sentença de terça-feira decorre de um processo movido na Alemanha pelo Greenpeace, contestando uma patente registrada por Bruestle em 1997.

Um tribunal alemão considerou a patente inválida. Bruestle recorreu, e a Corte Federal de Justiça alemã decidiu consultar a CEJ. Em março, o advogado-geral Yves Bot entregou um parecer, que a CEJ acatou na terça-feira. "Queríamos uma decisão fundamental sobre como a proteção de embriões humanos deve ser estendida sob a lei de patentes da UE", disse Christoph Then, funcionário do Greenpeace, em Luxemburgo. "A corte (...) disse que a ética tem prioridade sobre os interesses comerciais".

Fonte: terra.com

Informativo: Câncer de mama

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Estimativa de novos casos: 49.240 (2010)

Número de mortes: 11.860, sendo 11.735 mulheres e 125 homens (2008)

Sintomas

Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. 

Detecção Precoce

Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença.

Esse grupo deve ser acompanhado por médico a partir dos 35 anos. É o profissional de saúde quem vai decidir quais exames a paciente deverá fazer. Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.

Mulheres que se encaixem nesses perfis também devem buscar orientação médica. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.

Exame Clínico das Mamas (ECM)Quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. Deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres entre 40 e 49 anos.

Mamografia
A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica.

É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável.

Lei 11.664, de 2008

Ao estabelecer que todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, a Lei 11.664/2008 que entrou em vigor em 29 de abril de 2009 reafirma o que já é estabelecido pelos princípios do Sistema Único de Saúde. Embora tenha suscitado interpretações divergentes, o texto não altera as recomendações de faixa etária para rastreamento de mulheres saudáveis: dos 50 aos 69 anos.

Prevenção

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.
A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia.

Autoexame das Mamas
O INCA não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.

Evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para a detecção precoce e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Além disso, traz consequências negativas, como aumento do número de biópsias de lesões benignas, falsa sensação de segurança nos exames falsamente negativos e impacto psicológico negativo nos exames falsamente positivos.
Portanto, o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado  para essa atividade.

Atenção: As informações neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.
 
Fonte: www.inca.gov.br

Uso de celular não aumenta risco de câncer, diz estudo feito por 18 anos

Pesquisa acompanhou mais de 350 mil pessoas na Dinamarca.
Casos de câncer entre eles ficaram na média geral.

 O uso a longo prazo de telefones celulares não aumenta o risco de câncer no cérebro, afirma um vasto estudo realizado durante 18 anos na Dinamarca, cujos resultados saem nesta sexta-feira (21) no site do British Medical Journal.

No final de maio passado, o Centro Internacional de Investigação do Câncer (CIRC), uma agência da Organização Mundial de Saúde, afirmou que o uso de celulares "talvez fosse cancerígeno para o homem", após analisar todos os estudos sobre o tema, incluindo alguns que apontavam maior risco de câncer cerebral.
Mas o estudo dinamarquês, realizado com 358.403 clientes de uma operadora de telefonia móvel, descarta qualquer relação entre câncer e o uso de celular.
A equipe dirigida por Patrizia Frei, da Sociedade Dinamarquesa do Câncer, prorrogou até 2007 uma investigação que seria concluída em 2002 e que não apontava qualquer aumento no risco de câncer para usuários de celular.
Entre as 358.403 pessoas analisadas, ocorreram 10.729 casos de tumores no sistema nervoso central (5.111 homens e 5.618 mulheres), o que equivale à média geral.
O estudo não incluiu os usuários que utilizam o celular de forma profissional, e também não estabeleceu média de tempo de uso do celular.
Assim, os cientistas não descartam um aumento do risco entre os usuários mais assíduos em um período superior a 15 anos, algo que poderá ser objeto de estudos posteriores.
Em 2010, havia mais de 5 bilhões de usuários de celulares no mundo e as autoridades de saúde já recomendam o uso de fones de ouvido para reduzir a exposição.

 Fonte: g1.globo.com

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Igreja aposta no jovem missionário



Difundir a religião cristã em pleno século 21, em países e locais distantes do país e da cidade em que vivem, é o ideal de vida de muitos jovens missionários que tornaram a frase proferida por Jesus – “Ide e levai o Evangelho a todas as criaturas” – um ideal de vida. Neste dia 23 de outubro, os missionários católicos comemoram o seu dia. Será a 85ª vez que a Igreja Católica comemora o Dia Mundial das Missões, uma forma de homenagear os missionários, muitos deles santos e mártires da história cristã.

A novidade está no fato de muitos jovens ainda quererem dedicar a vida a Cristo em uma época em que ter poder de consumo é o sonho de quase todos eles. É o caso de muitos jovens da comunidade Canção Nova, que tem por objetivo evangelizar através dos meios de comunicação social, como TV, rádio, internet e mídias sociais. O que faz um jovem de 20 anos trocar o desejo de prosperar em uma carreira, ir morar longe da família e amigos para se dedicar a uma causa?

A Canção Nova tem cerca de 1.200 missionários em países como Estados Unidos, França, Itália, Terra Santa, Paraguai e, claro, Brasil, onde a comunidade teve origem há 33 anos e com sede na pequena cidade de Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba paulista. Um deles é Shahir Castelo Rahemane, de 25 anos, que há três anos decidiu consagrar sua vida a Deus. Sahir é missionário da Canção Nova na cidade de Fátima, em Portugal. Trabalha como programador da TV Canção Nova, que transmite as atividades do Santuário de Fátima, um dos mais procurados do mundo.

 Mas, para chegar lá, teve que enfrentar muitas dificuldades. Filho de pai muçulmano e mãe católica, Shahir se converteu ao catolicismo apenas aos 15 anos, contra a vontade paterna. Antes de se tornar missionário, Shahir tinha uma banda de rap, praticava natação, jogava futebol, estudava e trabalhava, uma vida totalmente rotineira para um jovem da sua idade. “Quando o Senhor me chamou eu não deixei de ter amigos e família, apenas renunciei estar com eles o tempo todo para estar exclusivamente com Deus”, relata. Sahir conta que uma das coisas que o encoraja em continuar seu trabalho como missionário é ver outros jovens transformados pela Palavra de Deus.

 A missionária Maria do Rosário Patrício, 24 anos, tem uma história parecida com a de Sahir. Ela também faz parte da Canção Nova, só que na França. Rosário se formou em Letras e deixou tudo para trás para trabalhar na administração da TV Canção Nova francesa. Ela conta que mesmo vindo de uma família católica, seus parentes e amigos não aceitaram sua escolha no início. “Meus pais não receberam muito bem a notícia, tiveram medo que tivesse que me mudar para longe”, explica. Mas ela diz que não tinha dúvidas de que esse era o seu caminho. “Na Canção Nova encontrei aquilo que buscava. Deus me criou para isso, não tenho dúvidas.”

Em um mundo onde o protagonismo juvenil parece ter morrido, a Igreja aposta no idealismo missionário da nova geração para crescer e conquistar.  (Da assessoria) 

Por que se ausentam das celebrações?


É fato conhecido que a frequência aos atos litúrgicos dominicais se apresenta de maneira muito diferenciada de um lugar para outro. Há aquelas regiões onde as igrejas estão sempre cheias, aos domingos. Por isso tem mais facilidade para manter os trabalhos pastorais; ter boa catequese; erigir belas igrejas; despertar muitas vocações sacerdotais. "Uma só coisa peço ao Senhor: habitar em sua casa por toda a minha vida" (Sl 27, 4). Já em outras regiões, há muitas atividades civis no Dia do Senhor, mas nas igrejas só aparecem uns gatos pingados. Nestas há muitas dificuldades em cumprir qualquer plano de pastoral; os templos são desleixados; não há catequese; e no seu horizonte não desponta nenhuma vocação sacerdotal, nem líder religioso. Sempre fui curioso para descobrir por que algumas pessoas - apesar de serem convictamente católicas - raramente freqüentam a igreja. "Vou propor-vos um enigma" ( Jz 14, 12).

As 4 razões poderiam ser estas, acrescidas de melhores explicações, por parte de quem enxerga mais longe.

1 - As ausências à igreja poderiam provir de motivos circunstanciais, como estado de saúde precária, grave cansaço, distância, perigos de vida...

2 - Os serviçais da Liturgia são dirigidos por pessoas muito difíceis de lidar; o Padre é muito temperamental; não existe esforço por parte de ninguém, para melhorar o canto; não há criatividade; só se percebe mesmice sem entusiasmo.

3 - Percebe-se uma solerte influência inibidora de religiões, que não buscam a oração comum. Sua tradição está distante de vida comunitária. Os espiritualistas promovem atos de caridade - o que é louvável - mas não estimulam a seus membros a se reunir e prestar culto a Deus. Eles não ensinam isso aos católicos, mas essa mentalidade passa, por osmose, onde sua presença é muito forte.

4 - O último motivo chega até a ser polêmico, mas muito real. Algumas pessoas não tem vida ilibada: podem ser mentirosos, injustos, devassos, infiéis no casamento, promotores de discórdia ou falhos na sua fé. Tudo isso numa graduação diversificada. Tais pessoas não se sentem à vontade entre cristãos que querem praticar justamente o contrário. Ficar longe de tal comunidade é a tendência mais normal. "Os injustos não permanecem de pé junto da assembléia dos justos" (Sl 1, 5). Você concorda? Ou podem existir mais razões?



Dom Aloísio Roque Oppermann scj
Arcebispo Metrop. de Uberaba - MG

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Jesus no twitter, vale a pena assitir.

Encontro de Novos evangelizadores: A Canção Nova se Destava no Vaticano.


Religiosos e leigos de mais de 120 realidades eclesiais novas e antigas se reuniram neste final de semana, no Vaticano, para o primeiro encontro internacional dos novos evangelizadores promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização com o tema: “Novos evangelizadores para a Nova Evangelização – A Palavra de Deus cresce e se difunde”.
As atividades iniciaram no sábado pela manhã com um momento de oração seguido de uma colocação do presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella que ressaltou que são necessárias formas diversas para evangelizar necessidades diversas. Sublinhou, ainda, a necessidade de dar respostas adequadas ao mundo que esta em crise de identidade, de fé e fez uma convocação: “Não podemos permanecer fechados, mas anunciar o Jesus que testemunhamos”.

Em entrevista a Canção Nova, Dom Fisichella considerou que deseja que este encontro seja um grande sinal, um sinal de unidade antes de qualquer coisa. “Devo dizer que todos os que estamos aqui para verificar o grande tema e desafio da nova evangelização. Há uma grande expectativa e grande entusiasmo naquilo que já se realiza, na verdade, há tantos anos. Agora queremos encontrar um caminho comum para seguirmos juntos”, acrescentou.
O primeiro dia do evento foi histórico e marcado por momentos de oração, reflexões, testemunhos e cultura e culminou com a presença do próprio Papa Bento XVI, que em suas palavras falou da Palavra de Deus, que está sempre viva em cada momento da história.
Bento XVI afirmou que muitas vezes as pessoas estão confusas e que não encontram sentido para a vida. O Papa convidou a acreditar na força humilde da Palavra de Deus e a deixar Deus agir no coração humano, que acolhe essa semente. “O mundo de hoje precisa de pessoas que falem com Deus, para poderem falar de Deus. Ser evangelizador não é um privilégio, mas um compromisso que vem da fé. Sejam sinais de esperança, capazes de olhar para o futuro com a certeza que vem de Cristo Jesus”. – concluiu Bento XVI.
Um concerto com o tenor Andrea Bocelli precedeu a participação do Santo Padre e emocionou o publico que lotou a Sala Paulo VI.
O encontro foi concluído hoje com uma Missa presidida pelo próprio Papa Bento XVI na Basílica de São Pedro e sublinhou: “Estou feliz por esta reunião se realizar no contexto do mês de outubro, uma semana antes do Dia Mundial das Missões. Isto reforça a verdadeira dimensão universal da nova evangelização, em harmonia com a missão ad gentes”. E continuou: “Vocês foram escolhidos por ele, cada missionário do Evangelho deve considerar sempre esta verdade: é o Senhor que toca os corações com sua Palavra e seu Espírito, chamando a pessoa à fé e à comunhão na Igreja”.
Participação da Canção Nova
A Canção Nova se fez presente de diversas formas neste evento. O fundador da comunidade, Monsenhor Jonas Abib, a cofundadora, Luzia Santiago e outros missionários participaram de cada momento. Luzia, teve a oportunidade de, durante a manhã, testemunhar sobre o carisma Canção Nova.
Monsenhor Jonas afirmou que este encontro foi um envio do próprio Papa Bento XVI. “É a Igreja nos mandando: ‘Ide, ide em frente’. Assim como em 1998 o Papa João Paulo II na Praça de São Pedro gritou: ‘Vem Espirito Santo’, o Papa Bento XVI está nos mandando: ‘Ide, evangelizai’. Essa é a sensação que tenho e esta é a graça que Deus nos dá. É o tempo oportuno para fazermos isso. O encontro que tivemos neste final de semana foi belíssimo. Nós vemos, não ha portas fechadas para o Evangelho. Se não há portas fechadas para o Evangelho, temos que ir em frente. A Canção Nova nasceu para evangelizar. Deus abençoe todos vocês que verdadeiramente sejamos apóstolos que levem o Evangelho até os confins da terra”.
Falando sobre a participação da Canção Nova nesta iniciativa do Vaticano, Luzia expressou a alegria de ver que a Canção Nova, “no seu carisma e na sua vivência está envolvida e totalmente comprometida com esta nova evangelização, com este apelo da Igreja que foi dado como um grito pelo beato João Paulo II e agora pelo Papa Bento XVI”. “É como dizendo para nós ‘Ide e evangelizai com coragem’. Aqui estão todas as forças da Igreja se unindo para que esta nova evangelização aconteça”, prosseguiu.
Na parte da tarde do sábado, o cantor e missionário Dunga, participou de um momento musical cantando duas musicas: “O meu lugar é o Céu” e “Como não falar do seu amor?”
Dunga considerou uma honra “ter sido lembrado e escolhido por Deus” participar deste momento: “É a oportunidade de mostrar um pouco daquilo que estamos fazendo no Brasil, dessa força, dessa energia, dessa alegria de evangelizar de um jeito brasileiro, com musica, grandes encontros… mostrar isso aqui na Europa para que eles voltem a ter esperança. É a oportunidade de retribuir o que ele nos deram: uma língua, uma religião e de mostrar a alegria de ser jovem da Igreja”.
Este encontro é um dos primeiros passos do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, criado no ultimo ano, e antecede o Sínodo dos Bispos de 201 que abordará justamente este tema.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

É importante não esquecer de assuntos importantes


 Dengue - Pode esquecer não - Vamos todos lutar!!!!!!

A dengue, é um tipo de assunto que todos devem saber do que se trata. Por mais que você não tenha nenhuma referência próxima de sua casa, algum fato que já tenha ocorrido, este tipo de epidemia pode aparecer e causar um grande mal a saúde, podendo atingir você e sua família se não souber ao certo como se prevenir, e evitar que isso ocorra.

Introdução
A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
Tipos da doença e sintomas   

A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
 
Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.
 
Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.  
No verão essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra ótimas condições de reprodução. Nesta estação do ano, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumentam e melhoram o habitat ideal para a reprodução do Aedes Aegypti: a água parada. Lata, pneus, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados para fêmea do inseto depositar seus ovos. Outro fator que faz das grandes cidades locais preferidos deste tipo de mosquito é a grande quantidade de seu principal alimento: o sangue humano.  
Prevenção e Combate à dengue
Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz.
 Algumas dicas de ações:
 - Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
 - Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas
 - Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos.
 - Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
 - Manter as calhas limpas e desentupidas
 - Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença. 
Tratamento:   
Para o caso da dengue clássica, não existe um tratamento específico. Os sintomas são tratados e recomenda-se repouso e alimentação com muitas frutas, legumes e ingestão de líquidos. Os doentes não podem tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o aparecimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo.
Já no caso mais grave da doença, a hemorrágica, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.

Curiosidades:
- Você sabia que um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.
- A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo através de alimentos ou uso de objetos. 
 Acesse: www.dengue.org.br